Glenfiddich & Caledonia – Empreendedorismo

Há cento e trinta anos, um senhor tinha um sonho. Mas, naquela época, no final do século dezenove, não havia muitos recursos como hoje. Nada de smartphones, para pesquisar frases motivacionais. Nem coaches para dizer a ele que enquanto ele culpar a idade pelo insucesso, continuará seguindo mais velho e mais fracassado e que o importante é manter o mindset empreendedor. Tampouco escolas de empreendedorismo, repetindo histórias de sucesso como aquele self-made man que era herdeiro de uma mina de diamantes e conseguiu com trabalho duro e talento criar uma fábrica de carros elétrica e outra de foguetes. Não – no século dezenove, não tinha nada disso.

Este homem era William Grant. E seu sonho era construir a melhor destilaria da Escócia. E apesar da falta de recursos financeiros e informações, aquele homem tinha algo preciosíssimo. Filhos. Aliás. Muitos. Sete homens e duas mulheres. Ele, então, fez o que todo grande empreendedor faria. Usou o que tinha para suprir o que precisava ser feito. Criou nove vagas de emprego no ramo da construção civil e colocou seus filhos para trabalhar – os rebentos construíram, a mão, tijolo sobre tijolo, o que hoje se tornou uma das maiores e mais admiradas destilarias da Escócia. A The Glenfiddich.

Atualmente, a Glenfiddich continua sendo uma empresa essencialmente familiar. Ela é controlada pela mesma família que a fundou – os Grant’s. No entanto, possui um corpo de funcionários bem mais numeroso e menos, diremos, consanguíneo. Quase mil funcionários, se considerarmos aqueles que trabalham na própria destilaria e ao redor do mundo inteiro. É um número impressionante. Quase tão impressionante quanto o extenso portfólio de whiskies lançado pela destilaria nos últimos anos.

Há expressões para todos os gostos. Há uma linha que celebra a maturação em distintas madeiras, especial para duty-free – a Cask Collection. E também uma experimental, que conta com alguns dos maiores sucessos da Glenfiddich, como o IPA Experiment (maturado em barris de cerveja India Pale Ale) e o Winter Storm (maturado em barricas de ice wine). Mas nada é tão conhecido e mundialmente bebido como seu core range – a linha tradicional – que conta com quatro whiskies de idades distintas. 12, 15, 18 e 21.

Novo visual.

Cada um destes whiskies possui uma característica sensorial distinta, bem como produção. O Glenfiddich 12 anos, expressão de entrada, é um whisky frutado e adocicado. Sua maturação acontece predominantemente em barris de ex-bourbon. A nota que define a expressão é frutada – pera, mais especificamente. Já o Glenfiddich 15 anos é mais complexo, vínico e vibrante. É minha expressão favorita da linha, e conta com um complexo processo de envelhecimento em barris de carvalho americano e europeu, além de uma passagem na conhecida Solera Vat. O Glenfiddich 18, por outro lado, é um whisky mais sério e equilibrado, com notas de frutas secas, amêndoas e pimenta do reino. É um clássico absoluto. O 21, por fim – o único que não está à venda em nosso país – é finalizado em barris de rum, e traz notas de coco, baunilha e mel.

Escolher entre um ou outro da linha é, dificilmente, escolher por idade. O 15 anos não é, de forma alguma, o 12 anos com três anos a mais. É bem mais vínico e intenso. E o 18 está longe do 15, também, em seu perfil sensorial – é mais sisudo e clássico. Cada um dos whiskies da Glenfiddich possui características distintas. Mas, todos eles, são ligados por um fio condutor – um sabor frutado, que representa o DNA da destilaria. Experimentá-los lado a lado mostra a enorme capacidade da Glenfiddich, e é também a prova de que as técnicas de maturação são enormemente responsáveis pela riqueza sensorial dos whiskies.

Para celebrar o espírito empreendedor da Glenfiddich – agora, num mundo com smartphones, coaches, brindes, pós-capitalismo e todo aquele papo – fizemos uma parceria (outra palavra bem em voga ultimamente) com a marca. Quer dizer, nós, não. O Caledonia Whisky & Co., nosso bar e loja de São Paulo.

GLENFIDDICH & CALEDONIA

Conseguimos alguns produtos importados, oficiais da Glenfiddich, para todos aqueles apaixonados pela destilaria. Uma mochila para notebook toda revestida com o logo da destilaria, e perfeita também para transportar suas garrafas. Um mexedor de coquetéis acobreado. E – claro – um copo retrátil. Porque mesmo empreendedores gostam de ter contato com a natureza de vez em quando. E talvez você esteja lá, no meio do mato, com suas garrafas da Glenfiddich na sua mochila da Glenfiddich, mas nada disso serve sem um copo apropriado.

Os kits fazem parte de – pasmem – um kit de Glenfiddichs. Comprando as três garrafas do core range à venda em nosso país – 12, 15 e 18 – uma de cada, o cliente leva o kit completo, para fazer uma degustação no conforto de qualquer lugar que ele desejar. Do sofá de casa à mais remota e bucólica paisagem selvagem.

O combo pode ser comprado pelo WhatsApp oficial do Caledonia Whisky & Co. (clique no link). Mas cuidado. Coach e empreendedor paga em dobro. Ou não.

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