Work & Trust Terceira Edição

Deixe-me começar transcrevendo um trecho de uma publicação importante. O livro de geografia do primário de minha filha. “O Estado do Espírito Santo é um dos 27 estados brasileiros e se localiza na Região Sudeste do país. (…) A maritimidade exerce grande influência no seu clima, que é predominantemente tropical úmido. O estado é também um grande produtor de café“.

Me arrisco a completar as informações com algumas que descobri ao longo dos anos. O Estado do Espírito Santo também é o maior produtor de gengibre do Brasil. E é lá que fica o terceiro ponto mais alto do país. Além disso, eles chamam lagartixa de taruíra, sentem gastura e têm uma rivalidade inexplicável sobre a moqueca com a Bahia. E, por fim – mais importante que tudo isso – eles agora engarrafam whisky.

É que foi fundada, no ano passado, no Espírito Santo, a Work & Trust, engarrafadora independente de Afonso Takemoto, empresário e gestor operacional do Alambique Princesa Isabel. Já é a segunda engarrafadora independente brasileira. A ideia é escolher, de forma criteriosa, barricas de destilarias nacionais, finalizar seu líquido (ou não) e engarrafá-los sob o selo da marca.

Como um apaixonado por single malts, Takemoto foi bastante criterioso ao elaborar o ethos de sua engarrafadora. “Nossa graduação alcoólica é sempre igual ou superior a 46%, não recorremos a filtragem fria e nunca abriremos mão da cor natural de nossos whiskies“. A ideia é justamente apelar para o entusiasta, trazendo, também, o máximo de transparência sobre a produção dos whiskies – o que fica claro nos rótulos, muito bem elaborados.

Princesa Isabel

Ano passado foram lançados dois whiskies, com mais de dez anos, finalizados em barricas de vinho. Ambos produzidos pela Union. Agora, chegou a hora da terceira edição, também curada da destilaria gaúcha. É um single malt maturado por 6 anos em barricas de carvalho americano de segundo uso, e finalizado, por 12 meses, em barris de primeiro uso de ex-bourbon.

Entre uma coisa e outra, porém, há um detalhe importante. A finalização não ocorreu na Union, mas sim no Alambique Princesa Isabel, no Espírito Santo. O whisky foi levado até lá, para que fosse finalizado, envasado e cortado. O clima do estado capixaba, por ser mais quente, acelerou a maturação, trazendo um apimentado doce bastante pronunciado.

De acordo com Takemoto, a Work & Trust tem duas missões. A primeira, é quebrar o paradigma de muitos consimidores que ainda pensam que o whisky nacional é um produto de qualidade inferior. A outra – invariavelmente conectada à primeira – é de ajudar a inserir o Brasil no grupo de países internacionalmente reconhecidos pela qualidade do destilado que produzem. Indagado se há planos para exportar, Afonso é resoluto “se surgir a oportunidade, estaremos prontos“.

Sensorialmente, a terceira edição do Work & Trust traz notas de grãos, mel, baunilha, pimenta do reino e um herbal seco, de especiarias. É um whisky jovem, e que não esconde a idade, mas, ainda assim, equilibrado. A graduação alcoólica de 46% ajuda, e traz um pouco mais complexidade para o destilado. Na opinião deste Cão, é o melhor engarrafamento da marca, e o que mais reflete seus valores.

Além da edição tradicional, limitada a 275 garrafas, a Work & Trust lançou também uma versão ainda mais limitada do mesmo whisky, com graduação alcoólica turbinada para 54% – o máximo permitido pela legislação brasileira. É o “Committee Release”. Foram apenas 30 garrafas, individualmente numeradas. Esta edição, porém, rapidamente se esgotou. A versão tradicional, porém, pode ainda ser comprada no website da empresa.

Committee

Há, neste momento, dois pontos interessantes. O primeiro, é o engarrafamento em si. Mas, mais do que ele, o momento que ele ajuda a revelar. Temos a maior destilaria de single malts da América Latina, e duas engarrafadoras independentes, com propostas um pouco diferentes, mas preocupadas com qualidade e coerência. Isso mostra que nosso país, começa, aos poucos, a sair da posição de espectador para assumir um lugar no univrso do whisky. É um movimento que vale a pena ser observado, debatido e, mais do que tudo, incentivado.

WORK & TRUST TERCEIRA EDIÇÃO 1.3.25

Tipo: Single Malt

Destilaria: Union – engarrafado pela Work & Trust

País: Brasil

ABV: 46%

Notas de prova:

Aroma: caramelo, mel, cereais.

Sabor: Mel, especiarias, cereais. O começo é adocicado e levemente floral, que se desenvolve para um sabor mais seco e apimentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *