The Glenlivet 12 anos – Revisto em 2025

“Como chegar em casa num dia gelado, virar só a torneira fria do chuveiro e entrar de roupa e tênis”. Foi assim que descrevi a experiência de visitar, às seis horas da madrugada, as Cataratas do Iguaçú, na noite mais fria de 2025 até então. Fazia saudável 1ºC. É que fui convidado pela The Glenlivet para viajar até o luxuoso hotel Belmond das Cataratas, para testemunhar, em primeira mão, o lançamento de dois rótulos recém-chegados ao Brasil. O The Glenlivet 21 Anos e o 12 anos – que voltou, depois de um hiato de cinco anos.

O dia anterior – tão gelado quanto aquele – tinha sido cheio. Um almoço com coquetéis de The Glenlivet Caribbean, um jantar na área externa, com traje tradicional escocês; e uma das experiências mais inusitadas que já vivi numa degustação. A The Glenlivet Sonic Tasting – desenvolvida por Dave Broom, em parceria com o Art of Disappearing. A experiência apresenta uma combinação única de três expressões da The Glenlivet. Cada participante recebe um bloco de anotações, uma caneta e uma “roda de sabores”, que traz algumas sugestões de notas aromáticas. Também são fornecidos um livreto de degustação, uma máscara azul para os olhos e um fone de ouvido.

Sonic Tasting

Antes da degustação propriamente dita, é feita uma breve demonstração mostrando como o som pode influenciar o paladar. A experiência imersiva começa com uma narração em áudio, ouvida pelos fones, contando a história e as origens de The Glenlivet. Após essa introdução, a voz apresenta o primeiro whisky, que é degustado em silêncio. Para os whiskies seguintes, os participantes colocam os fones de ouvido e a máscara azul, degustando cada whisky duas vezes — cada uma com uma trilha sonora diferente. A primeira música ressalta as notas mais leves e doces; a segunda provoca um efeito contrastante.

No dia seguinte, depois de uma (nem tão longa) noite de sono e uma visita matinal às cataratas, pudemos provar, finalmente, o The Glenlivet 12 anos. Aquele, que fora substituído pelo The Glenlivet Founder’s Reserve no Brasil, para focar em mercados-chave. Agora, ele volta posicionado acima do Caribbean Cask, e logo abaixo do maravilhoso The Glenlivet 15 anos. O retorno do 12 anos ajuda a The Glenlivet a compor um portfólio robusto e estratégico, equilibrando tradição, inovação e faixa de preço — e posicionando a marca como uma das mais completas entre os single malts no país

De acordo com a The Glenlivet “Representando o estilo exclusivo do The Glenlivet, o single malt The Glenlivet 12 anos é primeiro maturado em carvalho tradicional, antes de passar um tempo em barricas de carvalho americano que transmitem notas de baunilha e dão ao uísque sua suavidade característica.” O descritivo, um pouco confuso no começo, é esclarecido pela própria embalagem do produto, que diz “Matured in European Oak & american Oak Casks (…)” – “Maturado em barricas de carvalho europeu e americano

A primeira prova do The Glenlivet 12 anos neste site foi feita há mais de uma década – em 27 de junho de 2015 – o que me faz questionar seriamente se era mesmo necessário passar uma década teclando sobre álcool, ou se eu só precisava de um hobby mais barato. mas, perdão pela digressão, e de volta ao tema. De acordo com a Pernod Ricard, o líquido dentro da garrafa permanece o mesmo, assim como o processo de maturação. O que muda é apenas a embalagem, que traz informações um pouco mais detalhadas sobre o processo de maturação.

De lá para cá, porém, a destilaria mudou um pouco. Em 2018 ela praticamente dobrou de capacidade, com a construção de uma destilaria completa atrás dos armazéns – o que, pelas contas, parece a razão do retorno do The Glenlivet 12. Atualmente, a The Glenlivet produz vinte e um milhões de litros por ano – colocando-a entre as maiores da Escócia. Ela também é uma das campeãs de venda. Desde 2020, vende mais de dezoito milhões de garrafas anualmente. Seu maior mercado é o norte-americano.

Sensorialmente, o The Glenlivet 12 anos traz notas frutadas, de pera, com leve aroma de baunilha e especiarias. O sabor é adocicado e um pouco apimentado, com final frutado e floral. É mais intenso que o Caribbean, e menos adocicado que o Founder’s Reserve. Uma degustação às cegas, dos três, porém, parece uma atividade interessante para captar as nuances de cada um.

Alguns whiskies a gente não esquece. Outros esquecem a gente por um tempo — e voltam. O The Glenlivet 12 passou cinco anos fora do Brasil, mas agora retorna, mais articulado, bem vestido, e ainda com aquele sotaque frutado que a gente conhece. Entre uma catarata e outra, descobri que nem toda viagem no tempo precisa de máquina. Às vezes, só de um copo.

GLENLIVET 12 ANOS

Tipo: Single Malt com idade definida – 12 anos

Destilaria: Glenlivet

Região: Speyside

ABV: 40%

Notas de prova:

Aroma: frutado, pera, baunilha

Sabor: pera, baunilha, pimenta do reino. Final médio, frutado e floral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *