Drops – Teeling Single Malt Irish Whiskey

Recentemente apresentei por aqui o Corsair Triple Smoke. Um single malt whisky produzido bem longe do frio escocês. No estado do Kentucky, nos Estados Unidos.

Agora é a vez de outro single malt concebido em terras estrangeiras. Mais especificamente, a Irlanda. País de James Joyce, Oscar Wilde, Samuel Beckett e – porque não Colin Farrel e Liam Neeson. E, assim como este último, capaz de destruir combatentes de peso. Prova disso é sua nomeação como melhor single malt irlandês, na recente World Whisky Awards de 2017.

O Teeling Single Malt é um animal recessivo em seu país de origem. Elaborado exclusivamente de cevada maltada, destilado somente em alambiques de cobre e engarrafado sem filtragem a frio, a 46% – uma graduação relativamente alta para um irish whiskey.

Até mesmo na maturação o Teeling Single Malt é pouco convencional. Seu amadurecimento ocorre em barricas antes usadas por bourbon whiskey. Porém, antes de ser engarrafado, o whiskey é finalizado em uma incrível variedade de barris. Fazem parte de seu processo de finalização barricas usadas anteriormente por vinhos do Porto, Madeira, Borgonhês e cabernet sauvignon.

barricas da Teeling

Longe de ser o resultado de uma aposta, ou uma marca pouco reconhecida buscando destaque por meio de inovações malucas, a Teeling é uma destilaria com tradição. Ela foi fundada por Stephen e Jack Teeling, filhos de John Teeling, antigo proprietário e idealizador da destilaria Cooley, responsável por renomados produtos como Kilbeggan, Tyrconnell e o delicioso – e defumado – Connemara Single Malt.

O Teeling Single Malt é uma das três expressões perenes do portfólio da destilaria. As outras duas são o Teeling Small Batch, que já fez uma pequena participação por aqui, e o Teeling Single Grain Whiskey, que recentemente acompanhou seu irmão de cevada ao pódio, e foi eleito como melhor grain whisky de seu país pela World Whisky Awards.

Tipo: Irish Single Malt Whiskey

Marca: Teeling

Região: N/A

ABV: 46%

Notas de prova:

Aroma: frutado (cítrico), com especiarias e açúcar.

Sabor: Frutado, adocicado. Especiarias, mel, baunilha. Final médio, com canela e pimenta do reino.

Disponibilidade: apenas lojas internacionais.

2 thoughts on “Drops – Teeling Single Malt Irish Whiskey

  1. Como vai mestre?
    Cara, a ideia de algo fora do convencional me agrada muito. Gostaria muito de conhecer mais sobre Irish Whiskey.
    Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *