Recentemente apresentei por aqui o Corsair Triple Smoke. Um single malt whisky produzido bem longe do frio escocês. No estado do Kentucky, nos Estados Unidos.
Agora é a vez de outro single malt concebido em terras estrangeiras. Mais especificamente, a Irlanda. País de James Joyce, Oscar Wilde, Samuel Beckett e – porque não Colin Farrel e Liam Neeson. E, assim como este último, capaz de destruir combatentes de peso. Prova disso é sua nomeação como melhor single malt irlandês, na recente World Whisky Awards de 2017.
O Teeling Single Malt é um animal recessivo em seu país de origem. Elaborado exclusivamente de cevada maltada, destilado somente em alambiques de cobre e engarrafado sem filtragem a frio, a 46% – uma graduação relativamente alta para um irish whiskey.
Até mesmo na maturação o Teeling Single Malt é pouco convencional. Seu amadurecimento ocorre em barricas antes usadas por bourbon whiskey. Porém, antes de ser engarrafado, o whiskey é finalizado em uma incrível variedade de barris. Fazem parte de seu processo de finalização barricas usadas anteriormente por vinhos do Porto, Madeira, Borgonhês e cabernet sauvignon.
Longe de ser o resultado de uma aposta, ou uma marca pouco reconhecida buscando destaque por meio de inovações malucas, a Teeling é uma destilaria com tradição. Ela foi fundada por Stephen e Jack Teeling, filhos de John Teeling, antigo proprietário e idealizador da destilaria Cooley, responsável por renomados produtos como Kilbeggan, Tyrconnell e o delicioso – e defumado – Connemara Single Malt.
O Teeling Single Malt é uma das três expressões perenes do portfólio da destilaria. As outras duas são o Teeling Small Batch, que já fez uma pequena participação por aqui, e o Teeling Single Grain Whiskey, que recentemente acompanhou seu irmão de cevada ao pódio, e foi eleito como melhor grain whisky de seu país pela World Whisky Awards.
Tipo: Irish Single Malt Whiskey
Marca: Teeling
Região: N/A
ABV: 46%
Notas de prova:
Aroma: frutado (cítrico), com especiarias e açúcar.
Sabor: Frutado, adocicado. Especiarias, mel, baunilha. Final médio, com canela e pimenta do reino.
Disponibilidade: apenas lojas internacionais.
Como vai mestre?
Cara, a ideia de algo fora do convencional me agrada muito. Gostaria muito de conhecer mais sobre Irish Whiskey.
Grande abraço!
É uma pena que não tenham mais marcas por aqui. Mas em breve soltarei um texto sobre mais um!
Ganhei da minha esposa em viagem recentemente. Surpreendente, acima da expectativa. Um belo single grain. Tragam mais informações, obrigado