Tento acessar o painel de controle do Cão Engarrafado, mas não me lembro a senha. Chuto uma, qualquer. Não foi. Tento outra, também sem sucesso. Na terceira, o navegador leva mais tempo para me dar uma negativa, e enche meu coração de esperança. Precisamos confirmar que você é humano – escolha todas as fotos que têm escadas. Entro em pânico. Sei lá se é um negócio de atenção, ou de pura tensão. Mas o desafio já me deixa desconcertado. Calma. Isso aí na foto é um navio. Tem escada dentro do navio não?
Mesma coisa com aqueles semáforos com cronômetro. Prefiro a ignorância ao conhecimento. Saber quanto tempo eu tenho para cruzar a próxima rua me faz acelerar, não ser mais prudente. É por isso que os seres humanos não podem saber quando exatamente irão morrer – seriam divididos entre os que aceleram e os que permanecem inertes. Pensando aqui, semáforos inteligentes são uma ótima parábola existencialista.
E tem o pior de todos, o token do banco. Quarenta e cinco segundos para escrever quatro dígitos não é o suficiente. Não sob a flagrante ameaça de ter o acesso à minha conta bloqueado. Sem pressão, faço cinquenta cliques em um minuto. Sem nem olhar para o teclado. Com essa violência passiva, não chego a quatro em duas horas.
As coisas precisam de tempo para acontecer direito. Quando rolar, vão rolar. O lançamento do The Macallan Night on Earth no Brasil é uma prova disso. O whisky foi desenvolvido para celebrar o ano novo, mas chegou aqui em meados de abril. Depois disso, ainda levei mais de um mês para ensaiar uma matéria sobre ele. Mas, ainda que intempestiva, aqui está.
O The Macallan Night on Earth é um single malt que faz uma estranha promessa. “Um unboxing espetacular“. As ilustrações dos estojos – sim, no plural, já explico – foram feitas pela artista chinesa Nini Sum. Isso levanta a hipótese do whisky ter sido criado com foco no ano novo chinês, que aconteceu no dia 10 de fevereiro. O que me torna um mês e pouco menos atrasado.
Quanto à embalagem, não posso evitar fazer o paralelo com matrioskas. Uma bonequinha dentro da outra. As caixas dele são assim. Ambas de cartolina. Voce abre uma na horizontal, só para encontrar outra, azul, que parece um prédio de Dubai com arquitetura duvidosa, dentro. Essa abre na vertical, finalmente revelando a bela e musculosa garrafa do The Macallan Night on Earth. Foi uma atividade legal nas duas ou três primeiras vezes. Depois, fiquei com preguiça, encostei a caixa e deixei a garrafa sozinha na prateleira.
Na composição, o The Macallan Night on Earth leva barricas de carvalho americano de ex-jerez, europeu de ex-jerez e americano de ex-bourbon, algo que acontecia na finada linha Triple Cask. É um whisky sem idade declarada, assim como seu irmão Classic Cut, já revisto por aqui. Sensorialmente, traz notas de frutas e um certo caramelo queimado, ou bala toffee, que é bem agradável, e o destaca dos atuais The Macallan à venda no Brasil. É um malte que sempre convida ao próximo gole.
Na verdade, o nome completo do whisky é The Macallan Night On Earth – The Journey. Ele é a segunda expressão de uma série de “Nights on Earth”, concebidas para celebrar a passagem do ano. Seu irmão é o The Macallan Night on Earth – In Scotland. As expressões tem um perfil sensorial um pouco distinto, mas todos prezam pela drinkability.
Uma garrafa do The Macallan Night On Earth – The Journey custa, no Brasil, algo como R$ 1.200 (mil e duzentos reais). O que faz com que recomendá-lo seja um exercício relativo. Se você procura um single malt de luxo, com ótima drinkability e uma embalagem capaz de te entreter por horas, ele é perfeito. Porém, se deseja um whisky com perfil sensorial mais complexo e maior intensidade, talvez você deva focar em outra expressão da The Macallan à venda por aqui: o Classic Cut.
Ou, talvez, você deva comprar uma garrafa e aguardar até o ano que vem. Assim, você não estará mais atrasado como eu, mas, perfeitamente em sincronia com as celebrações do ano vindouro. É como diz o clichê, os atrasados também serão exaltados.
THE MACALLAN NIGHT ON EARTH – THE JOURNEY
Tipo: Single Malt
Destilaria: Macallan
Região: Speyside
ABV: 40%
Notas de prova:
Aroma: caramelo, açúcar mascavo, toffee, frutas vermelhas.
Sabor: Caramelo, baunilha, bala toffee. Final pouco apimentado, adocicado e puxado para o caramelo.