Novidade do Cão – Lançamentos – Dewar’s e Aberfeldy

O que você faria se fosse convidado para beber com um de seus ídolos? Nunca havia pensado na resposta para esta pergunta. Mesmo porque, até semana passada, era uma questão totalmente hipotética e etérea. Afinal, a grande maioria dos famosos que admiro já morreu, ou habita um local altíssimo, de atmosfera rarefeita e muito pouco acessível para um Cão. Assim, este era problema que imaginava que jamais fosse ter. E que, portanto, não era um problema. Ocorre, no entanto, que graças a um magnífico convite da Bacardi, me vi obrigado a sair da zona de conforto e enfrentar este excelente – porém um pouco temeroso – problema.

É que nos dias 04 e 05 deste mês de setembro, Fraser Campbell, bartender e embaixador mundial do whisky Dewar’s esteve de passagem pelo Brasil. Sua missão foi a de divulgar duas linhas de whisky pertencentes à empresa, que em breve estarão em nosso mercado. E este Cão, orgulhosamente, foi convidado a encontrá-lo, para provar, em primeira mão, estas novidades. São duas expressões dos já conhecidos blended whiskies da Dewar’s – sendo um inédito – e mais um single malt, o Aberfeldy 12 anos.  Como diria um amigo deste Cão, em um momento espirituoso – a indústria de parafusos certamente não concede oportunidades como esta.

Mas antes, vamos a Campbell. O bartender, nascido na Escócia, possui mais de treze anos de experiência em bares e hospitalidade. Recentemente foi chamado pela Barcardi para assumir a face revelada da marca de blended whiskies mais vendida nos Estados Unidos, e uma das quatro no mundo. A Dewar’s. Fraser – além de um bartender genial – é um exímio entendedor de whiskies, e conhece detalhes do processo de produção de cada um dos single malts pertencentes à Bacardi.

I’m also here for the scotch.

Segundo Fraser “O mercado consumidor de whisky no Brasil é muito relevante, principalmente o de marcas premiuns, nicho que Dewar’s é um dos principais players globais. Nos diferenciamos muito de nossos concorrentes, pois, somos uma marca mais descolada e jovem, que busca entender o que o nosso cliente quer através de suas experiências de vida, por isso, precisamos utilizar o nosso conhecimento adquirido aqui e em outros países para aumentar ainda mais a nossa presença no cotidiano do brasileiro”. Em sua masterclass, que aconteceu na terça-feira no excelente The Juniper 44º, Campbell nos apresentou três whiskies distintos. Os Dewar’s, nas expressões 12 e 18 anos, e o Aberfeldy 12 anos. Estes últimos desembarcam pela primeira vez em nosso mercado.

Campbell explicou que o coração das expressões da Dewar’s é, justamente, o Aberfeldy. A composição dos blends, porém, leva outros sigle malts e whiskies de grão, especialmente aqueles pertencentes à Bacardi. Os principais são Royal Brackla, Aultmore, Craigellachie e Macduff (Deveron). Aliás, historicamente, estes single malts raramente apareciam isolados. Porém, em 2014, com a criação dos Last Great Malts of Scotland – que reúne os maltes sob o comando da Bacardi – o acesso a estes whiskies tornou-se mais fácil.

Aliás, é curioso que em uma indústria cuja clara tendência seja não declarar a idade, todas as expressões de single malts sob o guarda-chuva da Bacardi possuem número estampado no rótulo. Nas palavras – mal traduzidas por este Cão – de Fraser, ainda que esta seja uma tendência natural devido à demanda de um mercado que está em franca ascensão, a idade é o mais claro indicador aos consumidores de qualidade. Por isso, com exceção do White Label, a Dewar’s continuará a declarar a idade de seus whiskies. E para selar qualquer polêmica, Fraser citou Tommy Dewar, um dos fundadores da companhia: “nós respeitamos muito a idade avançada quando ela é engarrafada”

Ao final, foram servidos ainda três coquetéis elaborados com Dewar’s 12 anos. Dentre eles, merece destaque o excelente Dramble, praticamente uma marca registrada de Fraser Campbell. O coquetel é uma releitura do famoso Bramble, feito com lico de amora, limão, calda de açúcar e gim. Mas, nesta versão, troca-se o gim pelo whisky.

AS NOVIDADES

Mas vamos às novidades. O Aberfeldy 12 e o Dewar’s 18 anos. O primeiro é um single malt bastante floral. Há um certo aroma vegetal muito agradável, e um sabor bastante claro de mel. Já o Dewar’s 18 é um blend  seco, com notas florais e de pão de mel (é isso mesmo!) e frutas cristalizadas. Quase um panetone líquido. Aliás, a leveza e este aroma floral – fruto do Aberfeldy – está presente em toda linha Dewar’s.

Novidades a vista.

Se você ficou ansioso para provar as novidades, saiba que as novas expressões estarão brevemente disponíveis em lojas especializadas. Além disso, este Cão visitará cada uma delas em provas isoladas, com certa periodicidade. Serão três provas ao todo – incluindo o Dewar’s 12 anos – com informações mais aprofundadas sobre cada rótulo.

Realmente, meu amigo tinha toda a razão. A indústria de parafusos não concede oportunidades como esta. Mesmo.

 

2 thoughts on “Novidade do Cão – Lançamentos – Dewar’s e Aberfeldy

  1. Beber com um de meus ídolos? Bom, eu gostaria muito de beber um trago contigo, mestre.
    Gostei muito do que vc informou do Dewar’s 18 anos. Eu gosto dos whiskys mais secos. Vou ficar no aguardo.

    Grande abraço!

    1. Mestre felipe, este Cão não é ídolo de ninguém. Apenas e no máximo um companheiro virtual de copos neste incrível mundo dos maltes! Quando estiver aqui pelo QG do Cão, dê um toque. Até lá, brindamos online! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *