Black & White – Lenda Canina

Lacoste, Puma, Linux, Ferrari, Dodge, Nestlé, Jaguar, Lamborghini, Red Bull, MGM e Bacardi. Poderia continuar esta lista por mais cinquenta nomes sem muito esforço. São as marcas que utilizam animais em seus logos, ou em seus materiais publicitários.

Mesmo no mundo do whisky, isso é bem comum. White Horse, Glenfiddich, Famous Grouse, Wild Turkey e Murray McDavid são exemplos. Mas poucas dessas empresas possuem embaixadores peludos, empenados ou escamados tão famosos quanto uma certa Black & White, e seus dois terriers.

A história por trás do uso dos cãezinhos é interessante. Diz-se que James Buchanan, fundador da Black & White, teria visitado uma exposição de cães e lá tivera a ideia de utilizar um West Highland Terrier e um Scottish Terrier como seus mascotes. As duas raças, obviamente, originárias da Escócia.

Se fosse brasileiro, seria metade tremedeira, metade ódio.

O nome Black & White, porém, nada tem a ver com os cachorros, e pre-data a época em que eram usados na linguagem visual da marca. O Black & White nasceu na verdade como Buchanan’s Blend, um whisky que caiu no gosto da House of Commons do parlamento inglês.

James, então, aproveitando o marketing gratuito, o rebatizou de House of Commons Finest Old Highland whisky, e mudou sua embalagem – agora, uma prestigiosa garrafa escura com rótulo branco. Os comensais então começaram se referir ao whisky como “o whisky branco e preto” – “black and white whisky”, o que, mais tarde, culminou em seu rebatismo, em 1902.

No coração do Black & White está o single malt Dalwhinnie. Sua destilaria, cujo whisky faz parte dos Classic Malts da Diageo, está localizado nas Highlands escocesas, próximo à vila homônima à destilaria. O papel central de Dalwhinnie no Black & White, aliás, não é nenhum segredo – A Dalwhinnie, inclusive, lhe serve como lar espiritual.

Apesar da inspiração canina, os fofos terriers somente passaram a figurar no rótulo do Black & White em 2013, ainda que sua carreira como garotos – digo, cães – propaganda da marca seja bastante anterior. Foi na década de vinte que se tornaram parte do marketing do whisky, aparecendo em posteres e propagandas da época.

Cães desengarrafados
(note que não há a imagem dos terriers no rótulo)

O Black & White é talvez um dos whiskies mais referenciados na cultura popular. Apareceu nas mãos de Jessica Jones, na série da Netflix e em Tender is the Night, livro de F. Scot Fitzgerald. Era o scotch de preferência do lendário Walt Disney, e foi apreciado pelo agente secreto mais famoso do mundo, Bond, no filme Moonraker. Nem metade das celebridades do mundo têm tantas e tão ecléticas aparições.

Atualmente, o Black & White faz parte do portfólio da gigante Diageo, a mesma por trás de marcas como Johnnie Walker, Buchanan’s e Old Parr, e aproximadamente trinta destilarias escocesas. Historicamente desenvolvido para o paladar britânico, curiosamente, o Black & White passou a ter como seus maiores consumidores os mercados estrangeiros, como a América Latina e a Ásia.

Sensorialmente, o Black & White é bastante doce e nada enfumaçado. Não é um blend muito multifacetado, mas, também, o que lhe falta em complexidade é compensado em suavidade. O Black & White é dócil e despretensioso. Tão dócil como dois bons cãezinhos.

BLACK & WHITE BLENDED SCOTCH WHISKY

Tipo: Blended Whisky sem idade definida

Marca: Black & White

Região: N/A

ABV: 40%

Notas de prova:

Aroma: mel, amendoas, baunilha.

Sabor: mel, malte, amêndoas, caramelo. Tudo doce. Final médio, doce e com cereais.

Com água: A água torna o whisky menos doce, mas lhe rouba um pouco o sabor.

59 thoughts on “Black & White – Lenda Canina

  1. Caro Cão, não sou um expert em Whiskies mas sinto um enorme aroma de borracha queimada neste whisky. Sei que é injusto, mas fica mais evidente após um single malt, mas sinto essa borracha queimada de forma proeminente. Estatia, eu, dizendo devaneios?

    1. Marcus, não está dizendo devaneios não. O “burnt rubber” é um sensorial especialmente comum em whiskies turfados. Eu não pego esse sabor nele não – mas ele está bem presente no Teacher’s, por exemplo, e no Johnnie Walker Double Black.

  2. No quesito Animais e Whisky, também poderíamos citar o Scallywag. Inclusive achei o 13y um possível alvo.
    Dalwhinnie também é o coração do Buchanan’s, correto, mestre?
    Black & White foi um dos primeiros whiskys que eu tive contato, mas está bem longe de minhas prioridades hahaha.

    Abraço!

    1. Caramba mestre, está pesquisando bastante! É isso aí. Dalwhinnie está em uma série de whiskies da Diageo. É uma das destilarias mais utilizadas por eles para blends.

  3. Essa História de Trufados ou defumados … ? Trufa era usada para aquecer os alambiques e servir de combustível para a destilação ? O Combustível dos alambiques ? Ou é usada para defumar os toneis por dentro para dar o sabor de defumado do Duble Black ?

    1. Marcelo, acho que você está confundindo turfa com trufa (note a posição do R na palavra..rs).

      Trufa é aquele vegetal que os porquinhos gostam.
      Turfa é uma espécie de material vegetal em decomposição, um pré-carvão, que é inflamável e deixa tudo com esse delicioso aroma defumado (aka trufado).

      A turfa é usada para secar a cevada maltada, interrompendo o processo de malteação. É muito antes dos barris ou dos alambiques. Dá uma lida aqui: https://ocaoengarrafado.com.br/como-whisky-feito-1/ – essa é a primeira parte de um especial que fiz sobre produção de whisky. No post há link para as outras duas partes subsequentes.

    2. Na verdade é “Turfado” turfa é nome de um tipo de argila. Eles fazem blocos com essa terra, põe para secar e depois de seca põe fogo. A fumaça da turfa entra em conta com a cevada durante o processo de “maltagem” e esse processo é o que dá o sabor característico que é chamado de turfado.
      O double Black não tem nada de turfado. Eles apensas queimam o interior do barril antes de armazenar o mesmo blend que produz o black label.

  4. Cão, parabéns pelos ótimos textos, deveria transcrevê-los em um livro. Meu era e sou um apreciador desta exceleste bebida. Black & White era um dos preferidos do meu velho, agora sei bem porque.

  5. Caro Cão. Algo curioso aconteceu por aqui. Há cerca de um mês atrás, quando terminei uma garrafa de Black & White, senti o “burnt rubber” que o Marcus comentou ali em cima. Essa garrafa durou uns dois meses por aqui porque realmente não lembro de ter sentido isso no começo. Acabei de comprar outra hoje e, depois de duas doses, ainda estou procurando o delicioso gostinho de borracha. Por enquanto só o doce mesmo. Então vêm a pergunta: é possível ocorrer essa evolução na garrafa, a ponto de mudar o sabor assim (já que a primeira ficou aberta por um tempo)?

    1. Fernando, tudo bem? Total possível que tenha mudado por conta do tempo de abertura da garrafa. O que é esquisito é que normalmente o “burnt rubber”, que vem de um fenol, tende a se atenuar com o tempo, mas não se elevar. Porém, talvez, algum outro elemento tenha também se atenuado e dado espaço para esse sabor. É possível!

      1. Excelente descrição cão, é um belo whisk saboroso leve de aroma bem intrigante!!!
        Ótimo para se tomar depois de um dia tenso e cansativo!!!!

  6. Cão … Quando a Ypióca envasa o Black And White no Brasil … Ela tem licença do fabricante … Para acrescentar água ? … Tipo para fazer render o produto original importado ? … Me ajuda aí … Abc

    1. Nivaldo, sim. Não é fazer render. É que ele vem com ABV bem alto para cá, e é cortado (em outras palavras, adiciona-se agua pra atingir a graduaçao alcoolica tradicional) aqui no Brasil. É justamente isto!

  7. Caro amigo canino, estou lendo seus divertidíssimos artigos há poucos meses e me deliciando com a atividade tanto quanto quando bebo meus blends. Rs

    Parabéns pelo trabalho!

    Congratulações (merecidas) à parte, tenho uma dúvida: Gostei muito dos blends doces, como o Famous Grouse e o Grand Old Parr. Entre estes dois, o Black & White e o William Lawsons, qual teria o nelhor custo x benefício, na sua opinião?

    Desde já um abraço deste cinófilo. Rs

    1. Mestre Robson, como vai?

      Ficaria com o Black & White. Mas isso é uma opinião absolutamente pessoal.

  8. Ao amigo cinófilo: Comprei uma garrafa do Black & White nesta semana e me surpreendi muito com o produto.

    Ele realmente é um whisky doce e suave. O mais interessante (para mim, ao menos) foi constatar que ele não fica aguado, ao colocarmos uma pedra de gelo. Todos os prós outros me passam essa sensação, mas este fica cremoso e permanece adocicado (Como você observou).

    Além da redução significativa da sensação do álcool.

    Por R$45,00, ele se torna um excelente custo x benefício. Já se tornou a opção para o dia a dia, junto ao Teacher’s.

    Forte abraço.

    1. Robson, gosto dele. É bem maltado e intenso, especialmente considerando a faixa de preço!

  9. Meu whisky barato e fácil de achar favorito, não sei como o brasileiro gosta tanto dos Johnie Walkers com opções como o Black & White no mercado, prefiro até que a linha Black.

  10. Tenho uma garrafa de serial blend of BUCHANAN’S CHOICE OLD SCOTCH WHISKY 1,75 Litres
    Queria saber quantos anos tem esse whisky e se tem alguma informação sobre ele, a garrafa encontra-se lacrada

  11. Ao cão engarrafado.. sou iniciante no quesito whisky. Comecei pelo teacher e esse final de semana comprei uma garrafa de Black & white. Senti uma diferença enorme, o sabor do teachers me pareceu bem mais presente do que o Black & white. Não sei se existe msm essa diferença toda ou se meu paladar esteja mais aguçado, pois a garrafa de teachers já acabei cm ela kkkk… Um abraço

    1. Caíque, tudo bem? Eles sao bem diferentes mesmo, voce tem paladar bom!! O Teacher’s é levemente defumado. Nesse tema, vai no classico Johnnie Walker Black label ou no Black Grouse

  12. Caros,
    Nunca tinha experimentado um Black & White… Porém, ao acaso surgiu uma garrafa de Black & White Orange aqui… Julgamentos de sabor à parte, achei a qualidade da bebida muito boa, minha próxima aquisição certamente será um Black & White tradicional!

  13. Cão engarrafado, muito bom o texto, só me surgiu uma dúvida aqui. Recentemente assisti ao filme La Dolce Vita (1960) e em determinada cena aparece uma garrafa do whisky em questão. No rótulo do mesmo aparecem os dois famosos cãezinhos, o que aparentemente contradiz a informação dada no texto.

    1. Opa! Bem, quem sou eu pra discutir com Fellini!? Vamos checar, valeu mesmo pela observação (e por me deixar com vontade de rever La Dolce Vitta!)

      1. Caríssimo Cão, estava eu chegando ao fim da caixa de comentários, decidido a ficar calado porque “se ninguém falou nada deve ser viagem da minha cabeça”, mas o Diego aí de cima me encorajou a dizer que entre 1986 e 1990, minha família morava perto da fronteira com o Uruguai (Jaguarão / Rio Branco). Naquela época já existiam os free-shops, embora não na quantidade e tamanho de hoje em dia. Mesmo assim, como o meu velho era um GRANDE ADMIRADOR DE GORÓ, lembro muito bem das garrafas de Black&White estampadas com a efígie dos seus primos terriers.
        Até mesmo por ser criança na época, era uma das garrafas que mais me chamava a atenção, juntamente com a do Famous Grouse e seu GARNIZÉ EMPOLADO, outro texto delicioso aqui do blog que eu volto de tempos em tempos para lembrar daquela época e do cara que acabou me tornando apreciador de whisky.
        Saúde!

  14. Realmente, quando adiciona gelo,não modifica!
    Amei, minha primeira vez, foi com uma pedra de gelo feito com água de cocô

  15. Querido cão,

    Bom, pra mim que terminei uma garrafa de Chivas 12 e abri uma Black & White que ganhei de presente, uma finalização trufada se tornou evidente, mesmo que bem mais sutil do que no teachers 12.

    Acredito que após um pouco dos single malts da Talisker ou da laphroaig, eu dificilmente vá sentir alguma coisa nesse sentido. Mas por enquanto, tem um pouco sim.

    Mas de qualquer forma, achei ele bem superior aos Blendeds de entrada como Red Label, Teachers, Bells ou Ballantines Finest. Recomendo como rótulo de entrada pra iniciantes

  16. Cara amiga Anne Karoline,só gosto de Wisky com pedras de gelo de água de côco,gosto mt do Gran Old Paar,esta combinação me cairam mt bem.Esse Black&White c/pedras de gelo de água de côco continua saboroso???ou fica doce demais por se tratar de um Whisky que já é doce???Pois estou qrendo experimentar este,por saber que é adocicado e pelo custo benefício tb,tendo em vistas que o Old Paar sai na faixa dos 150$ aqui em minha cidade,Rj

    Grd abraço!!

  17. Boa noite! O black & white eh mto bom, a versão dele 12 anos seria o Buchanan’s ?
    Black & white na minha cidade custa 39 reais

    1. Olá Apreciador, tudo bem?

      Não, são whiskies diferentes. Aliás, bem diferentes. Black & White é adocicado e caramelado. Buchanan’s é mais seco, herbal e levemente enfumaçado.

  18. Olá, eu sou um apreciador e mixologista, gostaria de parabenizar pelas excelentes explicações sobre o whisky Black & White, e a historia por trás dela, de James Buchannan, o sabor dela meio adocicado eh um diferencial dentre os whisky.

  19. Parabéns pela matéria, muito show. Acabei de abrir um Black e White, pela primeira vez, e gostei. Suave, e com um gelinho fica leve. O preço é ótimo e vale cada centavo. Tinha acabado com uma garrafa de Grant’s, que aprecio bastante (ótimo custo beneficio), e antes dela foi um Ballantines Finest 1L (agora tem essas garrafas de 750ml, que me incomodam. Parece latinha de cerveja de 269ml). Um grande abraço, sou seu fã.

  20. Boa tarde, o que o pessoal achou da versão orange?

    Errado eu ter gostado?

    Parabéns pelo trabalho.

    1. Nada errado, gosto é pessoal, e se te condenarem, estão errados!

      O Orange ainda nao saiu por aqui. Em breve, maybe!

  21. Black & White é whisky para homem. Alguns rapazes de paladar tão delicado quanto suas existências não gostam de whisky forte, preferem beber um 18 anos com… guaraná! Por 40 reais a garrafa de 1 litro, Black & White continua sendo o whisky que eu sirvo para os amigos e que também aprecio. Para a minha agradável sogra, tenho uma garrafa de Old Eight reservada.

  22. Eu sempre tenho uma garrafa dele aqui em casa, pelo custo x beneficio, mas também pelo paladar. Suave, funciona pra drinks também. Além disso adoro a garrafa.

  23. E quanto a essa nova versão “Orange”? Comprei uma garrafa no embalo hoje, quando fui fazer umas compras pro almoço. Ainda não abri.
    Já temos algum parecer?

  24. Pessoal eu ganhei esse wisky com o toulo antigo e com um numerp 2332,

    alguem sabe deizer o que significa esse numero

    O rotulo e da 2 geração alguem pode me ajudar ??

    Deixei um site como referencia de rotulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *