O Cão Farejador – Caol Ila 12 Anos

caol-ila-12-2-o-cao-engarrafado

Este é mais um post do Cão Farejador. O Cão Farejador é um serviço de utilidade pública, cuja ideia é trazer ao leitor notícias sobre garrafas incomuns, raras ou indisponíveis em nosso país, mas que, por sorte ou destino, este Cão esbarrou durante uma visita a algum bar ou restaurante. A ideia é que você, meu caro, possa experimentar por conta própria whiskies que jamais imaginaria encontrar em nossa terra. Ou melhor, em São Paulo, quartel general deste blog.

E a garrafa desta edição é o Caol Ila 12 anos. Se você gosta do Double Black, o Caol Ila é para você. Ele é um dos ingredientes principais do blended whisky da Johnnie Walker, e lhe empresta o sabor defumado, característico daquela expressão.

A destilaria Caol Ila é a maior de Islay. Ela foi fundada em Port Askaig em 1846, e hoje pertence à Diageo, a gigante que também detém a marca Johnnie Walker. Sua produção anual é de aproximadamente quatro milhões de litros de whisky, sendo que a maioria é usada para compor blended whiskies. Apenas uma pequena parte – aproximadamente cinco por cento – é engarrafada como single malt, como essa garrafa da foto.

O Caol Ila 12 anos é a expressão mais famosa e comum da destilaria. E ainda que sua maturação não seja divulgada, pode-se presumir que ocorra principalmente em barricas de carvalho americano que antes continham Bourbon whiskey.

Este belo exemplar esfumaçado foi encontrado por este Cão no Twelve Bistro & Burger, restaurante na Vila Madalena capitaneado por Greigor Caisley. Como o nome já indica, a vocação da casa são os hambúrgueres. Há para todos os gostos. Desde o clássico X-Salada até um elegante hambúrguer que leva foie gras. E todos são excelentes.

Nham
Nham

Além de hambúrgueres, há uma carta com mais de quarenta rótulos de cerveja, escolhidos por Greigor e seu sócio Daniel Santiago. E, como se não bastasse, há também boas opções de coquetéis e destilados. Ah, e as entradas – como a coxinha de rabada – também são ótimas.

Interessou? Bem, então corra. Há apenas uma garrafa, e ela já está quase no final. Mas também não precisa se desesperar. Greigor é apaixonado por whiskies defumados, e sempre tenta manter ao menos uma garrafa de algo incomum nas prateleiras de seu restaurante. O endereço do Twelve Burger & Bistrô é o seguinte:

Rua Simão Alvares, 1018 – Pinheiros – SP

Fone: (11) 3562•7550

3 thoughts on “O Cão Farejador – Caol Ila 12 Anos

  1. Cara, te digo que gosto e muito do Double Black haha. Ah a boa e velha fumaça… como não se encantar?
    Caol Ila 12 anos é um single malt que eu gostaria muito de provar.

    Grande abraço!

  2. Prezado Maurício,

    Da destilaria Caol Ila, só conheço o 12 ys. Tenho esse Islay na mais alta conta e não entendo por quê não é mais comentado. Há, inclusive, fatos estranhos. No ‘Complete Guide to Single Malt Scotch’ de Michael Jackson na sua 4ª edição recebeu pontuação 77, no ‘Guia do Malt Whisky, 6ª edição (publicado por admiradores de MJ após seu falecimento) recebeu pontuação 83. Não faço remota idéia do significado desses números, mas ao comparar os singles que conheço e receberam notas abaixo de 80 e os que receberam acima, o Caol Ila seria acima de 80.

    A única explicação que encontrei até agora é a dificuldade em pronunciar Caol Ila em gaélico. Seria algo como ‘kowel-EEL-ah’. Escrito também não é atraente. Tudo é compensado pelo equilíbrio e atonalidade que adquire na garrafa âmbar.

    Não é Coca-Cola, mas é isso aí.

    Abraços

    1. Hahaha, não é coca-cola mas é isso aí! hahaha!

      Bem, na verdade, minha teoria é que o volume da Caol Ila seja grande, e, por isso, haja uma desvalorização – tanto pela raridade quanto pelo look de “feito em massa” – dos produtos da destilaria. Afinal, a Caol Ila é a maior destilaria de Islay em volume de produção, e sua vocação (na verdade, a vocação que a Diageo deu a ela) é fornecer whiskies esfumaçados para blends.

      Acho a Caol Ila um belo underdog. É um whisky muito bom, que, aos poucos, tem recebido o devido reconhecimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *