Drops – Corsair Triple Smoke American Single Malt – Single Malts do Mundo

corsair-triple-smoke-1

Você sabia que os Estados Unidos também produz single malt? E há destilarias espalhadas por quase todo o território americano. Exemplos são a Swift (Texas), Westland (Washington), Colkegan (Santa Fé – Novo México) e a Corsair (Kentucky), que produz esta curiosa garrafa da foto. O Corsair Triple Smoke.

A destilaria Corsair, aliás, tem uma história bem interessante. É que ela foi quase uma obra do acaso. Seus fundadores, Andrew Webber e Darek Bell começaram produzindo cerveja artesanal. Depois, resolveram desbravar novos territórios, e tentaram criar um novo processo para produzir biodiesel. Porém, por mais que tentassem, os experimentos davam sempre errado.

Andrew então, cansado, disse a Darek que produzir biodiesel era muito difícil, e que whiskey seria bem mais fácil. E alguns anos e uma academia de destilação da Bruichladdich depois, a Corsair possui sete produtos diferentes em seu portfólio permanente, e mais de dezenove edições experimentais, limitadas ou anuais. Há destilados para todos os gostos – whiskeys, gins, genevers e coisas meio difíceis de definir, como o Grainiac, um whisky destilado de milho, cevada, centeio, trigo, quinoa, triticale, trigo sarraceno, aveia e um grão que este Cão nunca nem tinha ouvido falar – Espelta.

A Corsair tornou-se famosa por desafiar conceitos e utilizar matérias primas improváveis, como quinoa e triticale. Além disso, para acelerar a maturação, a destilaria faz uso de barricas menores do que as usuais. A maioria de seus produtos matura em barris que variam de 20 a 60 litros.

Barris da Corsair
Barris da Corsair

Apesar de todas as invenções, o Corsair Triple Smoke é um dos produtos mais populares da destilaria. Não é por menos. Ele é o sonho de qualquer maluco por whiskies defumados. É que além da tradicional secagem da cevada utilizando turfa, o Triple Smoke – daí o nome – utiliza mais duas fontes esfumaçadas. Conforme a destilaria “nós pegamos três frações de cevada maltada, cada uma defumada por um combustível diferente – madeira de cerejeira, turfa e faia (beechwood) – para produzir este whisky complexo. Destilado em alambiques e depois tranferido para o barricas de carvalho virgem altamente tostadas, o Triple Smoke possui o dulçor do barril de um whiskey americano, combinado com a fumaça rica de um single malt, potencializada por notas de cereja e faia” Tudo isso dentro de uma garrafa que parece ter saído de um filme de Quentin Tarantino.

O Triple Smoke foi lançado em 2009 – apenas um ano depois da abertura da destilaria – graças a uma ideia de Bell. Segundo ele “em competições, o whisk(e)y é julgado pelo aroma, sabor e finalização (…). Mas um curto-circuito interessante é que eles tendem a ser muito melhor avaliados proporcionalmente às suas idades se forem intensamente defumados“. E a ideia de Bell Funcionou. O Triple smoke recebeu o prêmio de “whisky artesanal do ano” pela Whisky Advocate em 2013.

Por ser um produto artesanal, os lotes são pequenos, e conseguir uma garrafa não é lá muito fácil, nem mesmo nos Estados Unidos. Assim, como você já deve ter presumido, o Triple Smoke não está a venda em nosso país. No entanto, ele – e a Corsair – são provas de que a indústria do whisky não precisa ficar engessada por regras anacrônicas. Produtos muito bons podem ser criados, basta conhecimento, trabalho duro e um incomum brilhantismo.

CORSAIR TRIPLE SMOKE

Tipo: Single Malt Americano

Destilaria: Corsair

Região: N/A

ABV: 40%

Notas de prova:

Aroma: caramelo, borracha queimada, fogueira.

Sabor: Defumado, caramelo queimado, couro, um pouco amargo. Final adocicado e esfumaçado.

Disponibilidade: apenas lojas internacionais.

2 thoughts on “Drops – Corsair Triple Smoke American Single Malt – Single Malts do Mundo

  1. Como vai, mestre?
    Talvez o senhor tenha percebido que gosto de whiskys defumados haha. Tb gosto de whiskys diferentes. Fora do padrão. Achei o Triple Smoke interessantíssimo.
    Grande abraço!
    PS: Meu Ardbeg acaba de chegar. Em breve lhe escreverei a respeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.