Sobre o Inovador e o Trivial

Fiquei curioso ao saber da novidade, mas imaginei que levaria mais tempo para vê-la ao vivo. Essas coisas são assim. Você ouve a notícia, mas acha que elas jamais chegarão a você. Tanto é que, quando vi, demorei alguns segundos para registrar. Era sábado, no meio do shopping. Um cara magrinho, com uma máscara que lhe dava ares de cosplay do frango da Sadia. Braços na altura do peito, como se regesse uma orquestra. Era o Apple Vision Pro.

Mais surpreendente do que o rapaz, porém, era seu entorno. Algumas pessoas paravam e ficavam olhando, como se estivessem testemunhando uma manifestação do capiroto. Outras, andavam apressadas, olhando pro lado. Provavelmente também imaginando que aquilo fosse uma encarnação do tinhoso. O ser humano mais indiferente, em toda situação, era o próprio usuário. Que agora parecia tocar air guitar.

Maurício de Sousa – VISIONário

Fiquei pensando se essa não teria sido a reação das pessoas ao ver um carro pela primeira vez – lá, em mil, oitocentos e muitos. Ou uma tela de projeção de cinema. Há um mito, inclusive, que durante uma das primeiras exibições de L’arrivée d’un train en gare de La Ciotat, dos Lumiére, a audiência se abaixou, imaginando que o trem projetado fosse atingí-la. Seja como for, inovações quase sempre trazem sentimentos mistos.

O mundo dos whiskies é um micro-universo disso. Entusiastas, como nós, buscam experimentar sabores novos. É a curiosidade que nos move. Não fosse assim, permaneceríamos em nossa zona de conforto bebendo sempre aquele mesmo whisky que primeiro arrebatou nosso coração etílico. O conceito macroeconômico da escassez define bem este ímpeto: os recursos são limitados, enquanto o desejo, ilimitado. Não é possível – nem financeiramente, nem hepaticamente, experimentar tudo.

E como o que nos move é a curiosidade, naturalmente, a menção de alguma inovação é sedutora. Um Glenfiddich finalizado em barris de sidra de Sommerset. Ou talvez um Lagavulin que passa por barricas de tequila. Um Dewar’s finalizado em barricas de mezcal, também. Nossa mente já começa a divagar sobre a união daqueles sabores.

E, obviamente, a industria sabe disso. Divulgar algo que soa inédito traz muito mais retorno – midiático e financeiro – do que focar sempre no mesmo produto. O exemplo mais claro, ainda que pouco conhecido no Brasil, são os Diageo Special Releases. São edições anuais limitadas dos mais famosos single malts da Diageo. A cada ano, a linha muda. E, muitas vezes, trazem inovações – uma forma inteligente, inclusive, de medir a receptividade de algo no mercado sem se comprometer com um produto perene. Há whiskies espetaculares lá no meio. E outros, nem tanto.

Pokemon Go versão whisky geek

Mas o sabor da bebida, neste caso, é menos importante. Porque ele já terá sido comprado antes de ter seu lacre cuidadosamente removido, ou violentamente arrancado, a depender do ímpeto do bebedor. É, mais ou menos, como o ingresso para um filme. Depois da bilheteria, tudo é por conta e risco do cinéfilo. O que vende é o trailer – ou melhor, o rótulo – não o filme.

Certa vez, há muito tempo, o embaixador de uma marca me confidenciou que um whiskey finalizado em IPA foi escolhido em detrimento de outro, em Stout, porque todo mundo bebe IPA. Ainda que a maioria das IPAs do mundo passe longe de barris. E que ele não concordava, porque o último era bem melhor que o primeiro. Mas que o apelo do marketing foi mais alto. Relembrar essa história, inclusive, torna inevitável fazer o paralelo com a própria indústria cervejeira – onde quase tudo hoje é Hazy, NEIPA ou Pastry, com textura pastosa e ABV capaz de embebedar um pequeno rinoceronte. Não é culpa das cervejarias – é o que o mercado consome.

A estratégia é inteligente, mas esbarra no conceito macroeconômico de alguns parágrafos acima. Os recursos são limitados, o desejo, não. Assim, em alguns casos, produz-se whiskies medíocres ou, no máximo, curiosos, em detrimento daqueles que realmente seriam de beber de joelhos. Mas, infelizmente, menos inovadores e sedutores. É mais fácil ficar curioso sobre o sabor de um Mortlach maturado em porto do que o ducentésimo segundo Glenfarclas maturado em jerez. Por falta de uma palavra melhor e menos chocante, há uma vulgarização do que é produzido, em prol da decisão imediatista do consumidor.

Tentação

Em uma outra oportunidade, um brand manager de uma grande importadora me disse uma frase que me impactou. “Mau, se não dá pra explicar em duas frases, não vai vender“. Fiquei intrigado, mas concordei, e comecei a traçar paralelos. Se um reels no Instagram não te impacta de cara, a tela é rolada pra baixo. Se os quatro primeiros compassos de uma música do Spotify não agradam, a próxima está a um clique. A abundância de oferta traz essa urgência. Não faria nem sentido ser diferente no mundo do whisky.

E é uma pena, mas, é também bacana. Não há nada de errado em ter abundância de oferta. O problema é que esta abundância leva a um comportamento superficial. A decisão de comprar uma garrafa é tomada nas primeiras frases. “Aged in Apple Cider Brandy Casks” é o suficiente para trazer curiosidade ao consumidor a ponto de adquirir a bebida.

Devo, aqui, porém, deixar claro que não sou, de forma alguma, contrário a inovação. É a inovação que mantém a indústria viva. É por meio dela que novos consumidores são recrutados. Divulgar a inovação é a espinha dorsal de meu trabalho, inclusive – o Cão não existira, não fosse ela. E com ela, coisas maravilhosas surgem, também. Como um certo Port Charlotte MRC:01, um Chivas 18 Mizunara ou um Lagavulin finalizado em mezcal.

É importante, portanto, encontrar um equilíbrio entre a busca por inovação e a valorização da tradição. Devemos celebrar a criatividade e as novas experiências, mas não podemos esquecer que o mais importante em um bom whisky é que ele seja bom. Sensorialmente bom. No nariz e na língua. Não no plano das ideias.

Assim como as primeiras pessoas que presenciaram o cinema ou o automóvel, a indústria do whisky está em constante evolução, e cabe a nós, consumidores conscientes, navegar por esse universo com discernimento, apreciando as inovações genuínas e reconhecendo o valor daquilo que já é consagrado. No final, o que importa é a experiência individual de cada um com a bebida. Que cada um explore, experimente e encontre os whiskies que lhe tragam mais prazer, sejam eles inovadores ou clássicos, raros ou acessíveis.

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