Lamas Robustus – Slogan

Tem mil e uma utilidades. A primeira impressão é a que fica. Uma boa idéia. Vale por um bifinho. Quem pede um, pede bis. Seria até redundante dizer, mas, vou fazê-lo mesmo assim. Estes são os slogans de algumas marcas conhecidíssimas de produtos. Bombril, Axe, 51, Danoninho e Bis. Mais do que frases que colam ao seu cérebro mais do que super bonder – cujo slogan devia ser “cola tudo, até mesmo a tampa do tubo” – são frases que definem, com precisão, a essência de suas marcas.

Bombril, por exemplo, é perfeito. Há usos bem tradicionais, como limpar fogão, talheres e pratos. Há usos mais criativos, mas, ainda assim, lícitos, como usar de booster para a antena do televisor de tubo, ou esculpir uma lagartixa de ferro e dar pra alguma criança. E há todos aqueles que desafiam a lógica e a lei. Como, por exemplo, extensor para gato na rede elétrica (cuidado, vocês não ouviram isso aqui).

Ah pronto, olha lá eu ensinando coisa errada.

Outros, no entanto, são como bombril. Servem pra quase tudo – por exemplo “uma boa ideia”. Qualquer coisa pode ser uma boa ideia. Até mesmo ideias cujo resultado é bem ruim, quando concebidas, parecem ser boas ideias. Tipo beber uma garrafa inteira da proprietária do slogan. Outro deles é “potência não é nada sem controle”. Um slogan que funciona perfeitamente também na industria do whisky – especialmente, se falarmos do novo Lamas Robustus – nova adição à linha permanente da destilaria Lamas, de Minas Gerais.

O Lamas Robustus é, essencialmente, uma versão mais robusta – perdão pela obviedade – do Lamas Nimbus. A maior diferença está na graduação alcoolica, de 54%. É a mais alta permitida pela lei brasileira. Este é um fato curioso para vocês, queridos entusiastas. Por conta de nossa legislação, dificilmente haverá um whisky cask strength oficialmente à venda em nosso mercado. Boa parte destes ultrapassa o máximo de graduação alcoolica permitida para que uma bebida possa ser considerada whisky por aqui. O que não impede, claro, que tentem chegar perto do máximo – como é o caso da Lamas.

Para aqueles que não conhecem, o Nimbus – e o Robustus – são defumados num curioso processo desenvolvido pela Lamas. A destilaria utiliza madeira de reflorestamento. Para isso, umedece novamente os grãos secos, para, em seguida, os secar num defumador projetado especialmente para esse trabalho. A madeira, quando queimada, libera compostos com aldeídos e fenóis, tornando o malte enfumaçado – um enfumaçado bem diferente daquele da turfa. Mais picante e amadeirado, e menos medicinal. A temperatura de secagem é importante aqui, e é este cuidado especial que traz o resultado desejado pela Lamas.

Alambiques da Lamas

O Lamas Robustus nasceu de uma visita de Alexandre Tito e Felipe Vidal – os criadores da WhiskyRio – à Lamas. De acordo com a dupla “Incentivamos a Lamas a engarrafar esse produto com graduação alcoólica mais alta, pois percebemos que isso traria mais características aromáticas e nuances da defumação, devido à concentração de alguns congêneres que, até então, estavam atenuados pela maior diluição. Assim, essa expressão apresenta aromas e sabores mais nobres e complexos”.

A maturação do Robustus acontece em barris de carvalho americano que antes contiveram bourbon whiskey. A Lamas toma especial cuidado com este processo – ela tem controle de proveniência de todos os barris em seus armazéns. Na opinião deste Cão, no caso do Lamas Robustus, a maturação alivia um pouco a graduação alcoolica, mas acentua a impressão de defumação, e traz mais complexidade ao whisky.

O Lamas Robustus está a venda no website da Lamas e, em breve, no Caledonia. Por tempo limitado, este Cão tem, inclusive, um cupom de desconto: ao fazer o pedido no e-commerce da destilaria, coloque o cupom OCAOENGARRAFADO. Viu, essa sim é uma boa idéia. E lembre-se: Quem pede um, pede bis.

LAMAS ROBUSTUS

Tipo: Single Malt

Destilaria: Lamas

País: Brasil

ABV: 54%

Notas de prova:

Aroma: baunilha, caramelo, cedro.

Sabor: adocicado, com especiarias e fumaça de sândalo. O final é longo e progressivamente defumado e apimentado.

*a degustação do whisky tema desta prova foi fornecida por terceiros envolvidos em sua produção. Este Cão, porém, manteve total liberdade editorial sobre o conteúdo do post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.