Drops – Longrow 14 anos

Longrow 14 - O Cão Engarrafado
Você já ouviu falar de Springbank? E Campbeltown? Esta última é uma cidade escocesa, que já foi conhecida como a capital mundial do whisky. O vilarejo já chegou a abrigar trinta distilarias distintas. Entretanto, por conta da recessão da década de 30 e a lei seca norte-americana – um dos maiores mercados consumidores na época – apenas três destilarias sobreviveram. Glen Scotia, Glengyle e, claro, a famosíssima Springbank.
 
A Springbank produz três linhas distintas de whisky. A primeira, homônima – Springbank – é muito levemente turfada. Já a segunda, Hazelburn, não possui qualquer defumação, e é triplamente destilada, dando origem a um whisky adocicado e extremamente leve. Já a terceira – batizada de Longrow – é o oposto da segunda. É um whisky bastante defumado e relativamente oleoso.
 
A Springbank é uma das únicas da Escócia que ainda faz sua própria malteação – em malting floors na própria destilaria – e engarrafa seus próprios whiskies. Aliás, cem por cento do processo é feito completamente “in-house”. Da malteação ao engarrafamento, tudo ocorre sob o teto da lendária Springbank.
 
Os primeiros Longrow foram destilados na Springbank em 1973, como uma experiência do então presidente da destilaria, que queria provar que single malts turfados (clássico estilo de Islay, como Laphroaig e Ardbeg) poderiam muito bem ser destilados na parte “continental” da Escócia.
 
As duas garrafas da foto – dez e quatorze anos – já foram descontinuadas. Atualmente, a Longrow possui três expressões, sendo que duas delas não possuem idade declarada no rótulo: Peated, Red e 18 anos. Ainda que o processo de maturação das expressões varie, todas elas guardam o DNA turfado dos primeiros Longrow produzidos.
 
Springbanks não podem ser encontrados no Brasil. Entretanto, com sorte, podem ser adquiridos em países próximos, como Chile e Argentina, bem como em Duty Frees europeus.

LONGROW SINGLE MALT PEATED 14 ANOS

Tipo: Single Malt com idade definida – 14 anos

Destilaria: Glen Scotia

Região: Campbeltown

ABV: 46%

Notas de prova:

Aroma: medicinal, carvão, levemente cítrico.

Sabor: floral, bastante iodado, medicinal. Final defumado, apimentado e amargo. O álcool fica em evidência, mas não desequilibra o whisky.

Disponibilidade: apenas lojas internacionais.

2 thoughts on “Drops – Longrow 14 anos

  1. Coincidência ou não, minha próxima pergunta para o mestre seria a respeito de Campbeltown haha.
    Nada desta região por aqui, certo?
    Gostei bastante das expressões e da variedade (algo que valorizo muito, vc sabe).
    Inclusive, gostaria de provar algo mais oleoso. Pensei em Glenfarclas, talvez?

    Grande abraço!

    1. Glenfarclas é fantástico. Mas minha sugestão é que vá para o Glenfarclas 10 ou 12. O Heritage é bacana, é um ótimo whisky, mas é bem diferente do caráter clássico da destilaria (bem sherried). O mestre da oleosidade é Macallan. E apesar de relativamente caro, o Amber é um single malt bem bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *