Suntory Hibiki 21 – Drops

Drops são nossos posts menores, de análise ou curiosidades do mundo do whisky, e que contam com rótulos indisponíveis no Brasil – mas com alguma particularidade interessante. Para ler outros drops, clique aqui


For Relaxing Times, make it a Suntory Time. Quando assisti Encontros e Desencontros da Sofia Coppolla pela primeira vez, nem conhecia whisky direito, mas achei a referência engraçada. O filme explorava justamente a sensação de estranhamento, alienação e isolamento entre as pessoas. Relações, aliás, realçadas pela sensação de distanciamento cultural do Japão.

E nada melhor para potencializar este estranhamento do que whisky. Em 2003, o whisky japonês estava longe da febre que é atualmente – e eu tinha apenas dezoito anos. E um ficcional ator decadente americano estrelando um comercial para um produto que parecia tão desconectado daquele país quanto ele próprio era uma analogia genial. O que eu não sabia, no entanto, é que o whisky japonês era excepcional.

Um dos exemplos mais claros é o premiadíssimo Suntory Hibiki 21 anos – aliás, o irmão mais velho do whisky que aparece no filme. O Hibiki 21 anos é um blended whisky cujo coração é o single malt Yamazaki, e que leva whiskies das destilarias Hakushu – single malt – e Chita – grain whisky. Whiskies, estes, maturados em barricas de carvalho americano, europeu e japonês – o famoso Mizunara.

bomdimais.

O Suntory Hibiki 21 recebeu diversos premios internacionais, como Melhor Blended Whisky do Mundo em 2019, 2017, 2016, 2013, 2011 e 2010 pela World Whisky Awards, e medalha de ouro na International Spirits Challenge de 2012. Aliás, foi ele um dos causadores da febre de whiskies japoneses e a consequente escassez de estoques mais maturados.

Sensorialmente, o Hibiki 21 traz notas frutadas, gengibre, pimenta do reino e chocolate. Há algo como uma ameixa seca, ou em calda, no fundo, que amarra as proverbiais pontas do blend, e o torna um produto conciso. O final traz creme brulee e mais ameixa em calda – quase um umeshu . É um blend incrivelmente bem equilibrado e complexo, capaz de superar facilmente single malts de renome – uma pena, aliás, que além da garrafa da foto, tinha apenas uma generosa dose fracionada em outra garrafinha.

O Suntory Hibiki 21 anos é um blend histórico. Ele foi um dos principais responsáveis – ao lado de seu primo Yamazaki Sherry Cask – por provar que whiskies produzidos com técnicas escocesas mas fora da Escócia podiam ser tão bons quanto aqueles. Mas isso não importa. O que importa é que ele é um whisky absolutamente incrível até nos dias de hoje. Sem alienação ou estranhamento – apenas um blend magistralmente bem feito.

SUNTORY HIBIKI 21 ANOS

Tipo: Blended Whisky com idade definida – 21 anos

Marca: Suntory

Região: N/A

ABV: 43%

Notas de prova:

Aroma: frutado e floral, com baunilha e ameixa.

Sabor: Mel, ameixa em calda, gengibre, pimenta do reino, chocolate. Final longo, adocicado, com baunilha, caramelo e ameixa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *