Union Virgin Oak Finish – Truco

Sábado, dezoito de dezembro, oito horas da manhã. Sentado à mesa, observo a querida Cã verter um balde de coado numa xícara que mais parece um ofurô. A gente precisa comprar os presentes de natal das crianças, dos seus pais e dos meus, e tem que ser hoje, diz ela. Finjo ouvir apenas de forma contemplativa, por estar absorvido por alguma futilidade no celular. Como se ela fosse desistir. Achei que ela já tivesse comprado, e a perspectiva de gastar horas de meu sábado em algum shopping lotado não me agrada em nada. Dois segundos de silêncio. Faço um esforço descomunal para continuar com os olhos na tela e não olhar para ela e denunciar meu blefe.

A gente precisa comprar os presentes de natal das crianças. E dos nossos pais. De novo, ai meu deus. Ao menos ela não perguntou nada, então eu não preciso responder. Ah, e eu preciso comprar seu presente, o que você quer ganhar? Por um segundo me sinto apunhalado pela indagação. Admitindo derrota, respondo – ah, um whisky tá bom – e dou um sorrisinho. Ah, que bom, sabia que você ia pedir whisky, então vamos hoje no shopping, a gente já compra seu whisky naquela adega e resolve o presente das crias, vou tomar banho – diz ela, que termina a piscina de café numa golada só e levanta, animada. Meu semblante derrete para o pânico, preciso pensar rápido. O whisky que eu quero não tem no Shopping! grito.

Pausa, ela vira a cabeça meio de lado e aperta os olhinhos, como se suspeitasse de algo. Ah, e qual whisky é esse e onde compra? / Ah, é difícil, mal começou a vender, melhor a gnete deixar tudo pra outro dia. É o novo Union Virgin Oak Finish. É um lançamento bem legal da Union, finalizado em barris de carvalho americano virgem. / Entendi. Então me passa o link quando der que eu compro. Mas vamos pro Shopping agora. Vou. tomar. banho. Essas ultimas palavras, indicadas pela pontuação propositalmente inserida para dramatização, proferidas vagarosamente, como uma sentença prestes a ser executada pelo carrasco. Aceno com a cabeça. Tá, vamos.

Tá, vamos.

Fast foward para o carro. Escuta, eu lembro que você já comprou esse whisky há um par de anos, não comprou não? Você estava só tentando me enganar pra não ir no Shopping? Eu, então, sem titubear, respondo É que você deve estar confundindo com o Autograph. O Union Virgin Oak Finish não é exatamente o mesmo que o Union Virgin Oak da Autograph Series. A maior diferença entre eles está na maturação, e no fato de que um é precursor do outro. Enquanto o Virgin Oak da série Autograph é um whisky maturado por cinco anos em barris virgens, o Virgin Oak novo matura por cinco anos em barricas de carvalho americano de ex-bourbon, e depois é finalizado por dois anos em barris virgens. E completo – já meio azul de não respirar – “não tô te enganando não, você sabe que eu gosto de novidade”.

Ué, mas o que esse whisky tem de especial pra você querer tanto? Não dá pra gente comprar algo parecido lá na adega? Acenei de lado com a cabeça, porque, agora, afinal, tenho que manter a coerência. Não tem nada parecido lá não. respondi, mas, notando que ela não estava satisfeita, justifiquei. É que as barricas do Union Virgin Oak Finish foram encomendadas da World Cooperage – uma tanoaria especializada em produzir barris por encomenda – pela Union. Assim como o Union Virgin Oak Autograph, os barris virgens utilizados na finalização do Virgin Oak Finish foram carbonizados na origem, e tem níveis 1, 3 e 4 de carbonização. Cada um deles traz um perfil sensorial distinto. Nível um traz floral e frutado, nível 3, caramelo e mel. Já o nível 4, notas de café e chocolate. E como base está a maturação em carvalho americano de ex-bourbon, com o tradicional trio de caramelo, mel e baunilha. É um perfil de sabor bem único, sabe?

Entendi. Você parece saber bastante desse whisky, acho que você realmente pesquisou e quer mesmo. Me conta mais. Estranhei, não é muito do feitio da Cã se interessar tanto pelos meus whiskies, mas, segui com o geeking. Tem uma coisa bem legal. O new-make spirit utilizado no Union Virgin Oak Finish é ainda proveniente da destilaria de Veranópolis, porque a nova unidade, de Bento Gonçalves, começou a produção somente em 2015, e a cor dele é totalmente natural, e não é filtrado a frio. / Ah, e é daquele jeito defumado? / Não, não é não. Não tem nada de turfa.

As barricas do Union Autograph Virgin Oak originais

Observo o Waze, que indica que estamos já bem próximos do destino. Utilize as duas faixas da esquerda para virar à esquerda, e depois, vire a direita. Pronto. sentença em vias de ser executada. Você acha que eu ia gostar desse whisky aí também? / Ah, sei lá, você gosta dos turfados, mas é bem diferente, eu acho que é capaz sim. É aquele tipo de whisky que não tem muito como desagradar, o perfil de sabor é adocicado e floral. Tem complexidade e personalidade. Ela acena com a cabeça, enquanto se aproxima vagarosamente da cancela do shopping. Tá bom, vou comprar um pra você porque eu sei que você quer muito, mas então temos que escolher com cuidado e sem pressa o presente de todo mundo.

Puxo o ticket como se desligasse os aparelhos que mantém viva minha felicidade. Ela sorri, vitoriosa no blefe. Dou uma risadinha. Pelo menos vou ganhar um whisky bom. Nem tudo está perdido.

UNION VIRGIN OAK FINISH

Tipo: Single Malt

Destilaria: Union Malt

País: Brasil

ABV: 46%

Notas de prova:

Aroma: caramelo, baunilha, chocolate, mel. Levemente floral.

Sabor: Adocicado, com baunilha, caramelo e mel. O final é longo e levemente apimentado, com mais mel.

*a degustação do whisky tema desta prova foi fornecida por terceiros envolvidos em sua produção. Este Cão, porém, manteve total liberdade editorial sobre o conteúdo do post.

8 thoughts on “Union Virgin Oak Finish – Truco

  1. Onde compro? Sou apreciador do malt de barrilete de Veranópolis, de muitos anos atrás, e.godtaria muito de provar esse, mas mesmo sendo gaúcho ê muito difícil conseguir…por favor me indique onde possa adquirir…

    1. Opa. Fala Cesar. Tem no Caledonia. Manda um Whatsapp pra eles: 11 93022-2291. Mandam pro brasil todo!

  2. Onde posso encontrar esse whisky? Qual sua faixa de preço? É forte candidato a entrar para minha lista, mas acabei por encontrar um ‘wine cask finish’ com nome parecido e creio não tratar-se do mesmo produto. Obrigado.

    1. Opa, fala MArco! Ele está 260 reais no Caledonia Whisky & Co. Manda um Whatsapp pra eles: 11 93022-2291 . Entrega no Brasil todo.

  3. Boa tarde, tudo bem?

    Primeiramente queria dizer que sou leitor assíduo, seus reviews me ajudaram bastante a experimentar alguns whysks realmente bons.

    Queria te pedir uma indicação..
    Sou muitO fã do johnnie walker gold label, e como não tenho muito costume de beber whysk, acho ele agradável ao meu paladar (leve e adocicado) . Você poderia indicar outros whysks qur sigam a mesma linha dele para quem sabe eu comece a diversificar?

    1. Opa, fala mestre. Tudo bom? Vá na linha de:

      Aberfeldy
      Glenmorangie
      Ballantines 17
      Dewar’s (especialmente o 12)
      Glenlivet (Founder’s)
      Auchentoshan

  4. Boa noite amigo Cão, aproveito para desejar a você e todos os seus um Ano 2022 de Paz e Saúde… e bons goles também. Preciso de uma opinião sua. Adorei o Union Virgin Oak Autograph Extraturfado e minha outra e única referência em relação a whisky “Virgin Oak” é o Deanston Virgin Oak que acho delicioso. Estou querendo provar outro desta linha dos Virgin Oak, mas para variar que não seja turfado. Na sua opinião, qual é o melhor, o Union Virgin Oak Autograph “normal” (Não turfado) ou este novo Union Virgin Oak Finish ? Agradeço o seu sempre sábio e objetivo conselho. Grande abraço deste gafanhoto antecipadamente agradecido.

    1. Fala meu caro Patrick. Mil perdões pela demora quase semestral na resposta.

      O Deanston virgin oak é bem legal. O antigo autograph Virgin Oak era baseado nele. O novo, Virgin Oak “de linha”, é mais delicado na barrica. Eu na verdade, talvez, goste mais do “novo”!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.