Aberlour A’Bunadh – Drops 2019

John Wick pode te estrangular usando um telefone sem fio. Uma vez, John Wick foi para Marte – é por isso que lá não há vida. Tudo bem, essas frases na verdade são de Chuck Norris. Mas elas poderiam, muito bem, ser adaptadas para o personagem mais hiperbolicamente mortal do cinema de ação. Ainda bem que ele gosta de cães, senão, eu mesmo ficaria preocupado.

Ao longo dos três filmes, o matador de aluguel despachou duzentas e noventa e nove pessoas. É bastante – quase uma por minuto de filme. Em comparação, o coitado do Rambo matou apenas duzentas e vinte pessoas. E, para isso, ele precisou de um filme a mais. O que talvez torne a franquia John Wick a mais sanguinolenta e mortalmente intensa da história do cinema.

Magoado

Mas o mais incrível é que, apesar dessa chacina, o filme parece até se desenrolar naturalmente. Quer dizer, não tem nada de normal em matar alguém usando um cavalo, um lápis, ou um livro. Mas, no universo vil de John Wick, essas mortes apresentam uma naturalidade quase harmoniosa. Afinal, é o John Wick, o que você espera que ele vá fazer com um livro numa biblioteca? Ler?

Se fosse um whisky, Wick seria, certamente, o Aberlour A’Bunadh. Exagerado em quase tudo mas, ao mesmo tempo, de uma naturalidade assustadora. Aliás, é justamente isso que seu nome indica. A’Bunadh, em gaélico, quer dizer “original” – uma homenagem de sua destilaria, a Aberlour, aos processos tradicionais de produção de single malts, do começo do século XX.

O Aberlour A’Bunadh é um single malt sem idade declarada, produzido em edições limitadas anuais, cuja graduação alcoólica frequentemente supera os 60%. Sua maturação ocorre exclusivamente em barricas de carvalho europeu que antes contiveram vinho jerez. Essa combinação – jerez e alta octanagem – é até frequente no mundo do whisky. Porém, o equilíbrio alcançado pelo A’Bunadh é bastante raro.

Parte dessa característica se dá por conta de seus alambiques. a destilaria utiliza alambiques, que têm formato de pêra e são relativamente baixos. Seus lyne arms são voltados para baixo, para maximizar a condensação e reduzir o refluxo. Para reduzir a pungência de seu new-make, a Aberlour possui um processo bastante vagaroso de destilação. Tudo isso contribui para um destilado bastante oleoso, mas menos agressivo do que aparentaria.

Os alambiques da Aberlour (fonte: Whisky.com)

Se você gosta de whiskies extremamente intensos e vínicos, o Aberlour A’Bunadh será seu preferido por muito tempo. E espero que não seja morto por dizer isso, mas tenho certeza que John Wick só bebe bourbon em seus filmes porque ele nunca provou o Aberlour A’Bunadh.

ABERLOUR A’BUNADH (BATCH 63)

Tipo: Single Malt com sem idade declarada (NAS)

Destilaria: Aberlour

Região: Speyside

ABV: 61,0% (variável de acordo com o lote)

Notas de prova:

Aroma: frutado e adocicado, com especiarias.

Sabor: frutado, frutas vermelhas e passas (mas de um jeito bom). Final longo, vínico e picante.

Com água: o sabor fica mais adocicado e menos picante.

Disponibilidade: Lojas internacionais

2 thoughts on “Aberlour A’Bunadh – Drops 2019

  1. Sabe que sou bem afim de provar esta versão do Aberlour, mestre? Uma certa queda pelos ex-sherry. Muito superior ao casg annamh?
    Aproveito para uma dúvida: ele é CS ou só são considerados CS os whiskys que possuem esta informação no rótulo?
    Abraço!

    1. Mestre, gosto mais do Abunadh do que do Cask Annamh. Mas gostei bastante do segundo também. O primeiro é mais vinico, o segundo, mais adocicado.

      Ele é Cask Strength. Não são apenas considerados cask strength se tiver escrito no rótulo. Mas, se for um cask strength, por que não escrever, certo? É uma qualidade que muitos procuram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *