Churchill Cocktail – Aquela Friday

Acabei de sobreviver a mais uma Black Friday incólume. Não comprei (quase) nada. Apesar da tentação de adquirir mais um whisky pela metade do dobro do preço, permaneci resiliente. Acontece que as coisas que eu mais preciso não entram na Black friday. Black Friday Condomínio, pague hoje com 70% de desconto. Ninguém faz isso. Almejo o dia que receberei um e-mail da escola dos cãozinhos, declarando que tenho 70% de desconto na mensalidade por conta da Black Friday.

Para falar a verdade, não fui totalmente sincero. Comprei sim, duas garrafas. Não de whisky, mas triple sec – mais especificamente, Cointreau Noir. Eu nem precisava, porque tinha acabado de comprar outra, seis dias antes, por ter olvidado da oportunidade dada pela sexta-feira seguinte. Mas estava com desconto – não o suficiente para justificar minha decisão impulsiva – e, na hora, me pareceu uma boa ideia. Mesmo porque me sentia muito mal de não ter aproveitado qualquer outra oferta.

Quase comprei um desse com desconto, mas o frete estava caro…

Um pouco arrependido por ter cedido ao impulso e comprado três garrafas de um negócio que dura meia vida em casa, resolvi procurar drinks que usassem triple sec. E me deparei com uma excelente matéria no Liquor.com sobre o Churchill, um coquetel clássico que, obviamente, faz referência ao mais famoso primeiro-ministro britânico da história.

Não é para menos. Sir Winston sempre foi um apaixonado por whisky. Durante seu mandato, bebia inclusive na aurora do dia, logo ao acordar. E ainda que a atitude possa denotar falta de critérios, Churchill era bastante inflexível quanto a seus gostos. Diz-se que durante uma viagem de trem, o presidente Harry Truman lhe ofereceu bourbon whiskey. O primeiro-ministro, porém, recusou-se a beber, e ordenou a parada do trem até que um subordinado comprasse uma garrafa de scotch.

Não demoraria muito para que um bebedor tão célebre quanto Churchill recebesse uma homenagem por sua bravura etílica. E foi isso que o bartender Joe Gilmore, do American Bar do hotel Savoy, fez em 1939. O autor da receita inclusive, conhecia pessoalmente Churchill – que possuía uma entrada particular no Savoy, e mantinha uma garrafa de scotch própria no bar. Curiosamente, não há qualquer registro que indique que o estadista tenha provado a homenagem. Muito provavelmente Churchill, um homem de rituais, preferisse seu whisky sem interferências.

O Churchill – o coquetel, não o homem – é uma combinação de scotch whisky, cointreau, vermute tinto e limão siciliano. Por conta do derradeiro, o drink deve ser batido, e não mexido. O que o torna sensivelmente distinto de um rat-pack manhattan, caso você esteja aí cogitando. E eu sei que está, porque foi a primeira coisa que pensei, antes de começar a escrever esta matéria, e ao ler somente os ingredientes. É um drink bem mais leve do que aquele, e mais refrescante. Vamos a ele.

CHURCHILL

INGREDIENTES

  • 45ml Scotch Whisky
  • 15ml Cointreau (ou Cointreau Noir caso você tenha arregaçado na Black Friday)
  • 15ml vermute doce (este Cão usou Dolin)
  • 15ml suco de limão siciliano
  • parafernália para bater
  • taça coupe

PREPARO

  • Adicione todos os ingredientes em uma coqueteleira com bastante gelo e bata vigorosamente
  • Com a ajuda de um strainer, desça o líquido, sem gelo, para a taça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *