Elijah Craig Small Batch – Drops

A História está eivada de mitos. De imprecisões, versões, suposições. E a história do bourbon whiskey não foge à regra. Frequentemente relacionada àquela era do oeste selvagem e dos heróicos cowboys que enfrentavam animais selvagens e indígenas hostis, o whiskey americano evoca tradição, personalidade e destemor.

No entanto, a história real está bem longe do mito. E nem mesmo um homem de Deus – reverenciado por ser alegadamente o criador do bourbon whiskey – é exceção. Diz-se que Elijah Craig, um pastor batista, educador e exímio capitalista, fora o primeiro a destilar mosto de milho e armazená-lo em barris tostados, na Virgínia, numa região que mais tarde se tornaria o Kentucky.

Reverendo

Muitos historiadores americanos, porém, discordam. Elijah teria primeiro produzido um embrião de bourbon em 1789. Mas haveria registros de destilação naquela região desde meados do século XVIII. A lenda de Elijah, porém, se tornou mais conhecida e prevaleceu, na cultura popular, sobre qualquer verdade. Provavelmente por conta da notoriedade do reverendo Craig.

Mas, também, em grande parte, isto se deu por conta de um bourbon whiskey produzido pela destilaria Heaven Hill, do Kentucky. O Elijah Craig 12 Years Bourbon, e sua expressão mais jovem, o Elijah Craig Small Batch – que este Cão teve a oportunidade de provar em um evento com Fabio Lobosco no Cateto Pinheiros. E que, como sugere o título, é o tema deste drops.

Da de acordo com a Heaven Hill – produtora do Elijah Craig Small Batch – a história do bourbon foi um acidente. O pastor Elijah produzia moonshine na sua fazenda e armazenava em barris estanques, sem qualquer tratamento. Até que, certo dia, aconteceu um incêndio, e parte de seus barris foram convenientemente tostados.

Mas, para a surpresa geral até das leis da física, continuaram capazes de guardar o precioso líquido destilado e – graças à torra – transferir sabor para a bebida. Como a coisa toda não explodiu em uma enorme bola de fogo, não me pergunte. A história tem seus mistérios.

Aliens!

Ainda segundo a Heaven Hill, o Elijah Craig Small Batch é feito em lotes de 200 barricas ou menos. Ele é uma espécie de demonstração de força da destilaria. Mesmo conhecida por fazer whiskeys menos sofisticados, a Heaven Hill provou ao mercado que conseguiria, também, criar um produto premium.

A mashbill do Elijah Craig Small Batch é de 75% milho, 13% centeio e 12% cevada maltada. Sensorialmente, o whiskey traz nozes, frutas e um adocicado de laranja com baunilha, bem interessante. O álcool é bem integrado e o final longo e adocicado.

Infelizmente, não há importação do Elijah Craig para o Brasil. Porém, há outros produtos da destilaria em nosso país, como o famoso Evan Williams. E talvez, com um pouquinho de sorte, um pouquinho de fé e algumas preces – algo também utilizado pelo reverando Elijah – este incrível bourbon desça em nossas terras.

ELIJAH CRAIG SMALL BATCH BOURBON

Tipo: Bourbon whiskey

Destilaria: Heaven Hill

Região: N/A

ABV: 47%

Notas de prova:

Aroma: caramelo, açúcar mascavo, pimenta, baunilha. Um pouco de couro, talvez?

Sabor: baunilha, açúcar mascavo. Calda de açúcar queimada. Final longo, com especiarias e baunilha

Disponibilidade: Lojas internacionais

3 thoughts on “Elijah Craig Small Batch – Drops

  1. Valeu “Dog”!
    E bem que os barris não explodiram! Uashuashuashahahs
    Aha…a foto ta maneira! .. Belo robusto. ..embora eu….só fume cachimbo!
    Abraços e boa dose!
    Prost!
    Saúde!

  2. Não sou exatamente um Bourbon Drinker, mestre, mas é impressionante a presença do Elijah Craig nas redes sociais. Ele é um dos que sempre aparece no meu feed hahaha.
    Um dia que for variar do WT, provavelmente vou partir para este.
    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *