Trabalho Duro – Glenfarclas 15 Anos

Glenfarclas 15

No último sábado, dia 25, ocorreram dois eventos imperdíveis em São Paulo. O primeiro deles foi o show do grande Ozzy Osbourne, no Monsters of Rocks de 2015. Mais de 35 mil pessoas compareceram ao festival e ouviram clássicos como Bark at the Moon, Mr. Crowley e Paranoid.

Tudo bem, você tem o direito de não gostar do Ozzy, mas admita: ele merece respeito. O cara é uma das últimas lendas vivas do metal. Além disso, ele é a prova definitiva de que o corpo humano pode ingerir ou inalar praticamente qualquer coisa e sobreviver.

O segundo – e mais importante – foi uma degustação dirigida de whiskies da destilaria Glenfarclas, promovida pela Single Malt Brasil e pela Enoteca Saint Vin Saint, e ministrada pelo whisky connoiseur Alexandre Campos.

Este segundo evento não me deu alternativa senão sacrificar meu precioso fim de semana e partir para a labuta. Um trabalho árduo, difícil. Algo que exigia foco e dedicação: experimentar quase todas as expressões do portfólio permanente daquela destilaria. Assim, abrindo mão da infinidade de possibilidades que o sábado ensolarado me proporcionava, me dirigi a mais um dia de trabalho estressante.

Encontrei lá outros ilustres colegas que também sacrificaram seus dias de prazer. Estavam o mestre Cesar Adames, especialista em gastronomia e destilados, e professor do SENAC, Maurício Salvi, do canal de YouTube Whisky em Casa e Michel Hansen, do blog Desvendando Whisky.

A degustação contou com seis whiskies da Glenfarclas: Heritage, 10 anos, 12 anos, 15 anos, 21 anos e 30 anos. Ao final, nos foi perguntado qual teria sido o melhor. Por lógica, o preferido dos participantes deveria ter sido o trinta anos. Mas não foi. Por uma margem considerável de votos, o vencedor foi Glenfarclas 15 anos. E é dele que falarei hoje.

A mesa. Da esquerda para a direita: Glenfarclas Heritage, 10 anos, 12 anos, 15 anos, 21 anos e 30 anos.
A mesa. Da esquerda para a direita: Glenfarclas Heritage, 10 anos, 12 anos, 15 anos, 21 anos e 30 anos.

Primeiro, a má notícia. O Glenfarclas 15 anos não está disponível no Brasil. Podemos encontrar apenas as expressões Heritage, 10 anos e 12 anos. A boa notícia, entretanto, é que talvez ele passe a ser vendido em nossas terras em um futuro – quiçá – próximo.

A Glenfarclas, localizada em Speyside, é uma das únicas destilarias da Escócia que permanece sobre controle familiar até hoje – a família Grant. Ainda que não tenha sido fundada por eles, e sim por um senhor chamado Robert Hay, a Glenfarclas já está com aquela família desde 1865.

A destilaria é também uma das poucas da Escócia a utilizar alambiques aquecidos por fogo direto, e não vapor. Além disso, os destiladores também contam com uma espécie de corrente de cobre, que percorre seu fundo, para evitar que produtos da destilação se agarrem ao cobre. Isso, e o fogo direto, aumentam o custo de manutenção dessas peças, mas contribui bastante para o perfil encorpado e característico dos Glenfarclas.

O Glenfarclas 15 anos é maturado barricas de ex-xerez, especialmente oloroso sherry. Estas barricas, aliadas ao perfil pesado do destilado, dão origem a um whisky que Ozzy certamente apreciaria. Se bem que o campeão de enduro gastro-respiratório apreciaria qualquer coisa, potável ou não.

Eu aprovo!
Eu aprovo!

O website internacional The Whisky Exchange elegeu o Glenfarclas 15 anos como whisky do ano em 2013. Além disso, Jim Murray (um senhor que provavelmente bebeu tanto quanto Ozzy Osbourne, mas com mais qualidade), em sua Whisky Bible de 2007, lhe deu nota 95/100, uma das mais altas da história da publicação.

Se você ainda não está convencido, pense novamente. Jim Murray, a Whisky Exchange, quinze participantes de um sábado de Glenfarclas e, provavelmente, Ozzy Osbourne concordam. Este whisky é quase épico. E essa gente toda não pode estar errada. Então, fique de olho quando ele aparecer nas prateleiras físicas e virtuais por aqui. Você terá um show inesquecível pela frente.

GLENFARCLAS 15 ANOS

Tipo: Single Malt 15 anos

Destilaria: Glenfarclas

Região: Speyside

ABV: 46%

Notas de prova:

Aroma: adocicado, mel, frutas vermelhas e canela.

Sabor: adocicado e frutado, com ameixa, cravo, canela e especiarias (leve pimenta do reino). Final persistente, com sabor de frutas secas e especiarias.

Com água: o sabor apimentado fica menos evidente. Por consequência, o adocicado e o sabor de mel se ressaltam.

Preço: a ser definido

2 thoughts on “Trabalho Duro – Glenfarclas 15 Anos

  1. Parabéns pelo excelente blog. Meu estoque desta maravilha acabou. Você poderia indicar outros rótulos do mesmo estilo, que sejam encontrados nos Free shops?
    Obrigado

    1. Leonardo, todos os whiskies maturados em ex-sherry. Procure Aberlour 12, Cask Annamh e 18, Dalmore (não apenas o de entrada), Macallan Whisky Maker’s Edition etc. Procure a informação na caixa ou garrafa se o whisky é maturado em “sherry casks” ou “european oak casks” ou “french oak casks” ou algo assim. É o seu número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *