Drops – Glenmorangie Dornoch

glenmorangie-dornoch-o-cao-engarrafado

Um whisky com senso de responsabilidade. Este é o Glenmorangie Dornoch, edição limitada da destilaria Glenmorangie, localizada nas Highlands escocesas.

É que o Dornoch foi criado em homenagem à Dornoch Firth, um estuário próximo à Glenmorangie. Para levantar fundos e conscientizar o público sobre a importância daquela pitoresca paisagem, a Glenmorangie realizou uma parceria com a Marine Conservatory Society (Sociedade de Conservação Marinha). Parte da receita recebida com a venda da garrafa é revertida à instituição.

O Dornoch é um single malt sem idade definida. Para atingir seu perfil de sabor, parte do destilado clássico da Glenmorangie é maturado em barricas de carvalho americano que antes contiveram bourbon whisky, enquanto parte de um destilado apenas levemente turfado descansa em barricas de carvalho europeu de ex jerez amontillado, uma variedade mais seca de jerez, o famoso vinho fortificado espanhol.

Atualmente, a Glenmorangie pertence à multinacional Louis Vuitton Moet Hennessy – sim, a mesma responsável pelas bolsas de grife, champagnes e conhaque – assim como sua irmã Ardbeg. O responsável pela criação dos whiskies da destilaria é Dr. Bill Lumsden, um desajustado cavalheiro formado em bioquímica. Este ano, inclusive, Bill recebeu o prêmio de Master Distiller do ano pela International Whisky Competition.

Ficou interessado? Aí vai uma má notícia. Fazer o bem e beber  neste caso, não está muito fácil. O Glenmorangie Dornoch não está à venda no Brasil. Porém, ele pode ser encontrado nos Freeshops de aeroportos internacionais do Reino Unido e da Europa.

Mas se você tiver a sorte de cruzar com um desses, não deixe de experimentar. Afinal, não é sempre que podemos beber e ajudar o meio ambiente ao mesmo tempo, não é mesmo?

4 thoughts on “Drops – Glenmorangie Dornoch

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *