Drops – Goliat Bourbon Aged Imperial Stout

O Cão Engarrafado - Goliat Bourbon Aged

Aí vai um pouco de pornografia etílica para sua terça-feira. Uma cerveja escura, com mais de dez por cento de graduação alcoólica, e maturada em barricas de carvalho americano que antes contiveram bourbon whiskey. Esta é a Goliat Bourbon Aged Imperial Stout, uma denominação bem grande para um produto de uma cervejaria com um nome bem pequeno. To Øl. Caso você esteja se perguntando como pronunciar este O cortado, a gente te conta: é Tu Ul. 

A To Øl é uma cervejaria dinamarquesa, fundada em 2010 por dois amigos, Tobias Emil Jensen, Tore Gynther, com um pequeno empurrãozinho de seu professor, Mikkel Borg Bjergsø (sim, se você gosta de cerveja, já deve ter reconhecido o nome do fundador da Mikkeller aqui). Durante estes seis anos, a marca ganhou reconhecimento e fama internacional, e hoje é considerada uma das melhores cervejarias do mundo. O engraçado sobre a To Øl é que ela é, na verdade, algo conhecido como cervejaria cigana. Isso significa que ela não possui fábrica própria, mas aluga o equipamento e as dependências de outras cervejarias durante pausas em suas produções.

Antes de falar mais sobre a Goliat, deixe-me traduzir os dizeres nela impressos: O Grande guerreito de Gath. O mítico campeão dos Filisteus. Incorporado no folclore ancestral e na religião. Proveniente das anciãs eras. Seu tamanho e estatura não são humanas. Ele é maior. A armadura de Golias é negra. Cordões cremosos pretos de estatura imponente. Ele pode resgatar elementos tanto do céu quanto da terra. Terroso e queimado, notas terrenas. Quente, pungente, notas adocicadas do firmamento. Seu coração bate vagarosamente, quase infinitamente. Este homem é conhecido por ser invencível. O próprio rótulo da cerveja já denota que se trata de algo extraordinário. Ou isso, ou que ela sofre de um grave problema de excesso de auto-estima.

Exagero ou não, a Goliat é uma cerveja excelente. Há predominância de notas de café e caramelo, mas há um dulçor característico das barricas de bourbon – cuja marca, aliás, é segredo. Algo como baunilha, e uma finalização progressivamente azeda, por conta de seu tempo de vida no barril. Se você aprecia cervejas fortes, café, ou mesmo um bom bourbon whiskey, a To Øl Goliat Bourbon Aged Imperial Stout é para você. Ela pode ser encontrada no Brasil em algumas lojas online e físicas, e seu preço médio é de R$ 60,00 (sessenta reais).

 

 

One thought on “Drops – Goliat Bourbon Aged Imperial Stout

  1. Olha, não é por falta de marketing que esta cerveja não seria vendida.
    Isso que é propaganda hahaha!

    Grande Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *