Se você está lendo este blog, existe uma chance razoável de ser apaixonado por whisky. Mas e chocolate? Você gosta? E chocolate com whisky, já experimentou?
Esta foi a proposta da degustação promovida pela Chianti Chocommelier e Chivas Regal, organizada pela plataforma de experiências (muitas delas, gastronômicas) Sabiar: harmonizar a melhor bebida do mundo com diferentes chocolates. Algo que parece simples, mas, na verdade é uma tarefa bastante sofisticada.
A degustação foi guiada por Mijung Kim, embaixadora da Chivas Regal, e por Mariana Triveloni, sócia responsável pela criação dos chocolates da Chianti. Mijung explicou alguns detalhes sobre as regiões produtoras de whisky e apresentou as três mais conhecidas expressões da marca de blended whiskies – o Chivas Regal doze anos, Chivas Extra e dezoito anos. Já Mariana ficou responsável por mostrar como chocolates produzidos com qualidade e cuidado podiam ser excelentes companheiros daqueles destilados.
Foram, ao todo, seis chocolates – caramelo e pecã, laranja e mel, café, gengibre, uma trufa de cem por cento cacau e um tablete amargo – concebidos cuidadosamente para ressaltar, por semelhança, os sabores e aromas dos whiskies. As harmonizações preferidas deste Cão foram Chivas Extra com gengibre e o queridíssimo Chivas dezoito anos com a excepcional trufa. A primeira ressaltava as notas de gengibre no Extra; já a segunda, apresentava sabores secundários de amêndoas no gold signature.
A Chianti Chocommelier, inclusive, é uma marca de chocolates curiosa. Ela é especializada na harmonização de chocolates cem por cento belgas com elementos inusitados, em busca do que definem como o terceiro sabor – algo que é alcançado somente pela combinação de produtos de universos distintos. Para isso, promovem provas com whiskies, vinhos, conhaques, cervejas, cafés e até azeites.
Ao final da degustação, todos puderam provar novamente seus chocolates e whiskies preferidos e conversar sobre suas impressões. Este Cão não perdeu a oportunidade de levar para casa seus chocolates preferidos e experimentar, junto com a querida Cã, tudo novamente. Afinal, uma experiência como esta merecia uma repetição.
Impressionante, como não pensei nisso antes? haha
Certas idéias dispensam avaliações, pois já são certeza de sucesso.
Abraço!
Né? pensei o mesmo!