International Scotch Day – Ou #lovescotch

Hoje é véspera de Carnaval – afinal, estamos em Fevereiro, e Fevereiro inteiro é véspera de Carnaval. Este são já é um excelente motivo para beber whisky, mesmo que para mim, não seja necessário qualquer pretexto para isso. Entretanto, se para você isto não for suficiente, não há razão para pânico. Hoje é um dia especial para o whisky. Hoje é o Dia Internacional do Scotch (International Scotch Day).

Além do Dia Internacional do Scotch, a melhor bebida do mundo é celebrada em outras duas datas. No dia 20 de maio (World Whisky Day) e no dia 27 de março (International Whisky Day). Parece confuso e é. Mesmo porque, essencialmente, os dias comemoram a mesma coisa e do mesmo jeito, ainda que suas histórias sejam diferentes. Mas também, quem reclamaria de beber whisky por mais um dia do ano, não é mesmo?

O International Scotch Day foi criado em 2017 pela Diageo, que – caso você tenha a sorte de estar na Escócia – abrirá todas as suas destilarias para visitação gratuita. Estamos falando de Clynelish, Talisker, Lagavulin, Cragganmore, Cardhu, Glenkinchie e Oban, entre outras. E, se você morar no futuro, Brora e Port Ellen também. Mas as comemorações não acontecerão apenas por lá. Neste ano, mais de setenta países celebrarão o International Scotch Day.

Donald Colville, Embaixador global de maltes da Diageo, disse em entrevista ao website Master of Malt “Nós queremos que as pessoas pensem, falem e bebam Scotch. É sobre recrutar novas pessoas para a categoria, mas também dar àqueles que amam whisky, os conhecedores e verdadeiros amantes de Scotch, a oportunidade de aproveitar o International Scotch Day também“.

E a declaração de Donald não tem nada de blefe. Como tudo produzido pela gigante dos destilados, a campanha de 2018 pelo International Scotch Day tomou ares megalomaníacos. A empresa contratou os atores Shanina Shaik, James Marsden e Suki Waterhouse como embaixadores do dia. Eles viajarão para diversas cidades – Manila, Déli, Joanesburgo e Cidade do México – para promover a bebida. Além disso, as celebridades participaram de uma sessão de fotos na Cambus Cooperage. Para deixar o dia, diremos, mais ilustrado.

O trio

A ideia é colocar o whisky em evidência, especialmente para o público jovem. A data – 10 de fevereiro – não é aleatória. É o dia de nascimento de Alexander Walker, filho do John Walker que, como você já deve ter deduzido pelo sobrenome, criou a mais famosa marca de blended whiskies do mundo. A Johnnie Walker. Além disso, a empresa lançou uma campanha online com a hashtag #lovescotch . A ideia é que as pessoas compartilhem online o que está no copo delas. Como se ninguém fizesse isso nos outros trezentos e sessenta e quatro dias do ano.

Ainda que tenha partido da Diageo, segundo a empresa, todos devem se envolver “Nós pensamos que o International Scotch Day é uma oportunidade para celebrar o whisky preferido do mundo e fazer com que o scotch whisky brilhe como categoria – por isso, incentivamos e acolhemos toda a indústria para se envolver“, diz uma declaração do grupo de bebidas

Assim, meus caros, munam-se de seus smartphones e garrafas de whisky. Comemorem, bebam (com moderação!), compartilhem. Porque para falar a verdade ninguém precisa de desculpa para beber com os amigos. Mas quando temos um pretexto, aí fica ainda melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *