Hoje é véspera de Carnaval – afinal, estamos em Fevereiro, e Fevereiro inteiro é véspera de Carnaval. Este são já é um excelente motivo para beber whisky, mesmo que para mim, não seja necessário qualquer pretexto para isso. Entretanto, se para você isto não for suficiente, não há razão para pânico. Hoje é um dia especial para o whisky. Hoje é o Dia Internacional do Scotch (International Scotch Day).
Além do Dia Internacional do Scotch, a melhor bebida do mundo é celebrada em outras duas datas. No dia 20 de maio (World Whisky Day) e no dia 27 de março (International Whisky Day). Parece confuso e é. Mesmo porque, essencialmente, os dias comemoram a mesma coisa e do mesmo jeito, ainda que suas histórias sejam diferentes. Mas também, quem reclamaria de beber whisky por mais um dia do ano, não é mesmo?
O International Scotch Day foi criado em 2017 pela Diageo, que – caso você tenha a sorte de estar na Escócia – abrirá todas as suas destilarias para visitação gratuita. Estamos falando de Clynelish, Talisker, Lagavulin, Cragganmore, Cardhu, Glenkinchie e Oban, entre outras. E, se você morar no futuro, Brora e Port Ellen também. Mas as comemorações não acontecerão apenas por lá. Neste ano, mais de setenta países celebrarão o International Scotch Day.
Donald Colville, Embaixador global de maltes da Diageo, disse em entrevista ao website Master of Malt “Nós queremos que as pessoas pensem, falem e bebam Scotch. É sobre recrutar novas pessoas para a categoria, mas também dar àqueles que amam whisky, os conhecedores e verdadeiros amantes de Scotch, a oportunidade de aproveitar o International Scotch Day também“.
E a declaração de Donald não tem nada de blefe. Como tudo produzido pela gigante dos destilados, a campanha de 2018 pelo International Scotch Day tomou ares megalomaníacos. A empresa contratou os atores Shanina Shaik, James Marsden e Suki Waterhouse como embaixadores do dia. Eles viajarão para diversas cidades – Manila, Déli, Joanesburgo e Cidade do México – para promover a bebida. Além disso, as celebridades participaram de uma sessão de fotos na Cambus Cooperage. Para deixar o dia, diremos, mais ilustrado.

A ideia é colocar o whisky em evidência, especialmente para o público jovem. A data – 10 de fevereiro – não é aleatória. É o dia de nascimento de Alexander Walker, filho do John Walker que, como você já deve ter deduzido pelo sobrenome, criou a mais famosa marca de blended whiskies do mundo. A Johnnie Walker. Além disso, a empresa lançou uma campanha online com a hashtag #lovescotch . A ideia é que as pessoas compartilhem online o que está no copo delas. Como se ninguém fizesse isso nos outros trezentos e sessenta e quatro dias do ano.
Ainda que tenha partido da Diageo, segundo a empresa, todos devem se envolver “Nós pensamos que o International Scotch Day é uma oportunidade para celebrar o whisky preferido do mundo e fazer com que o scotch whisky brilhe como categoria – por isso, incentivamos e acolhemos toda a indústria para se envolver“, diz uma declaração do grupo de bebidas
Assim, meus caros, munam-se de seus smartphones e garrafas de whisky. Comemorem, bebam (com moderação!), compartilhem. Porque para falar a verdade ninguém precisa de desculpa para beber com os amigos. Mas quando temos um pretexto, aí fica ainda melhor!
Como vai, mestre?
Não preciso de pretextos para beber, mas se tiver, sem problemas hahaha.
Interessante sua foto, pois tenho visto o Green Label num preço interessante e lamento muito o Lagavulin não chegar por aqui. Li uma vez que ele é tão procurado fora, que nosso mercado acaba ficando em segundo (terceiro) plano.
Grande abraço!
Exatamente isso, mestre. Uma pena, Lagavulin não tem produção suficiente para atender a demanda. E, além do mais, chegaria ao Brasil com um preço absurdamente alto!