Especial Jameson Bartenders Ball – Irish Pleasure

Bossa

Este é o segundo post de uma série de receitas dos coquetéis provados durante o Jameson Bartenders Ball Bar Crawl, que, a convite da Jameson Irish Whiskey, tivemos o prazer de participar. O primeiro foi o Barrel Cocktail, de Vinícius Gomes.

O Coquetel desta semana é o Irish Pleasure, criado pelo bartender Jean Dall Acqua, do restaurante Bossa.

O Irish pleasure é um coquetel predominantemente cítrico, à moda de um whisky sour, mas com sabores secundários de nozes e especiarias. A ideia de Jean foi criar um drink com cara brasileira, mas que preservasse o toque irlandês do Jameson Irish Whiskey.

Segundo Dall Acqua, “Para criar este coquetel fui pego de surpresa, somente dois dias antes de apresentar o drink, fui avisado sobre o Campeonato da Jameson. (…) basicamente todos os ingredientes eu já tinha em meu local de trabalho, exceto o mel que é temperado com pimenta, tabasco e vinagre de maçã. Acabei achando esse ingrediente em nossa cozinha. (usado no prato Medalha de Tapioca –  uma entrada em nosso restaurante)”

Jean diz que, ao provar o mel temperado, notou que era perfeito para o coquetel. O ingrediente era, ao mesmo tempo, cítrico, adocicado e apimentado. Para aguçar o sabor cítrico, então Jean utilizou suco de limão cravo. O amargo do coquetel, por sua vez, teve quer ser produzido pelo bartender. Dall Acqua criou um bitter de alecrim, de forma a equilibrar o sabor do limão e o adocicado. Para dar cremosidade, utilizou clara de ovo.

O toque final ficou por conta de semente de puxuri, algo que, aliás, este Cão sinceramente nunca tinha ouvido falar. Conforme Jean “Ainda nessas minhas ‘idas e vindas’ à cozinha do restaurante à procura de ingredientes, fui apresentado à semente de Puxuri (semente da região do médio e baixo Amazonas) que possui um aroma doce inconfundível, que nos faz lembrar um pouco de avelã e nozes”. Como guarnição, Dall Acqua utilizou laranja desidratada.

agora, uma dose de leite de cabra virgem barbuda do Nepal...
Agora, uma dose de leite de cabra virgem barbuda do Nepal…

O resultado foi precisamente o que Dall Acqua desejava. O Irish Pleasure é cremoso, cítrico, adocicado e com um leve sabor de pimenta. O whiskey ainda está lá, trazendo um pouco de seu dulçor e do sabor de baunilha proveniente de sua maturação.

Por conta da utilização de alguns ingredientes – sério, onde eu compro puxuri? E como eu faço um bitter de alecrim? – o conselho sincero deste Cão é que visite o Bossa e experimente o coquetel original. Reproduzi-lo em casa não é nada fácil. Entretanto, para aqueles espíritos mais aventureiros, a receita deste prazer cítrico é a seguinte:

IRISH PLEASURE

INGREDIENTES:

  • 60 ml de Jameson Irish Whiskey
  • 20 ml de suco de limão cravo.
  • 20 ml de mel temperado com pimenta, tabasco e vinagre de maçã.
  • 5ml de bitter de alecrim.
  • 01 clara de ovo.
  • raspas de semente de puxuri (uma pitada)
  • Guarnição: laranja desidratada e ramo de alecrim.

PREPARO:

  1. Numa coqueteleira com bastante gelo adicione o Jameson Irish Whiskey, o suco de limão cravo, o mel temperado, os bitters e a clara de ovo. Bata vigorosamente, por uns quatro segundos.
  2. Desça o conteúdo da coqueteleira, filtrando o gelo, em um copo baixo contendo uma pedra grande de gelo, ou algumas menores.
  3. Por conta da clara de ovo, uma espuma espessa se formará sobre o coquetel. Jogue as raspas de puxuri sobre a espuma. Decore com a laranja desidratada e o ramo de alecrim.

4 thoughts on “Especial Jameson Bartenders Ball – Irish Pleasure

  1. Como vai, Maurício?

    O sabor cítrico muito me interessa! Talvez eu precise de mais 01 garrafa do Jameson, talvez eu precise conhecer o Bossa, ou muito provavelmente eu precise das 02 coisas!

    Grande Abraço!

  2. Acabei de comprar no Duty Free uma garrafa de “Chivas Revolve” e tô com pena de abrir. Me arrependi, devia ter comprado duas. Ô dureza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *