Drops – Talisker Dark Storm

dark storm

Você sabia que não é só o processo de secagem da cevada maltada utilizando turfa que contribui para o sabor defumado e turfado de alguns whiskies?

Pois é. Outro fator que aumenta a impressão de fumaça dos whiskies defumados é a tosta ou torra da barrica. Barricas altamente torradas (existe uma diferença aqui entre torra e tosta) costumam empresar ao whisky que lá maturou notas de fumaça e bacon. É o caso, por exemplo, do Talisker Dark Storm.

O Dark Storm é um single malt sem idade definida, produzido pela destilaria Talisker, a única da ilha de Skye. Seu destilado é levemente turfado, mesmo antes de entrar no barril. Mas o que realmente contribui para o sabor defumado, no caso deste whisky, é a maturação em barricas torradas. O sabor emprestado pelas barricas tostadas é levemente diferente daquele proveniente da secagem do malte. As barricas trazem também um sabor residual de caramelo queimado, ou calda de açúcar.

A Talisker é a única destilaria localizada na belíssima ilha de Skye, ao noroeste da Escócia. A ilha é famosa por suas paisagens bucólicas e, muitas vezes, é palco de casamentos e luas-de-mel dos escoceses. Atualmente, a destilaria pertence à Diageo, o mesmo grupo que controla a famosíssima Johnnie Walker, bem como algumas das mais importantes destilarias escocesas, como Lagavulin, Caol Ila e Cardhu.

Se você gosta daquele sabor de defumado, mas também com um pouco de caramelo e açúcar, o Talisker Dark Storm é para você.

5 thoughts on “Drops – Talisker Dark Storm

  1. Nossa estou totalmente na dúvida se peço para meu amigo trazer do freeshop esse talisker ou um green label. Particularmente eu gostei muito do jw black mas gostaria de subir o nivel um pouquinho.

    1. Talisker, fácil. O Green você encontra no Brasil, esse Talisker é duty-free exclusive 🙂

  2. Um excepcional Talisker, sem dúvida. Lembra o 10 anos, claro o destilado é semelhante, porém é muito mais enriquecido, mais complexo, mais rico em diversidade de aromas e sabores e consegue ao meu ver , um equilíbrio rigoroso e uma sedutora harmonia; verdadeira orquestra de grande sensualidade olfativa e gustativa. A diferença ente o Talisker 10 anos e o Dark Storm me lembra semelhante comparação do Laphroaig 10 Anos com o Laphroaig Quarter Cask…. Sem dúvida, um Single Malt de altíssima qualidade. Novamente obrigado Mestre e Amigo Cão pelo seu belo texto.

    1. Grande Patrick! Acho bem legal também o Talisker Dark Storm. Prove o Port Ruighe – tirando o 10 anos, meu preferido da linha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *