O Cão Blender – Johnnie Walker Art of Blending

art-of-bending-5-o-cao-engarrafado

Na última sexta feira, dia 16 de Dezembro, este Cão foi convidado pela Johnnie Walker para tornar-se um master blender por uma hora. Isso mesmo. A ideia seria criar meu próprio blended malt. É a proposta do Art of Blending, a experiência oferecida pela marca em sua nova Pop-up Store no Shopping Cidade Jardim.

O evento contou com uma aula por Paulo Freitas, o Diageo Reserve Brand Embassador, onde foi explicado o conceito de blending e as diferentes regiões da Escócia para produção de whisky. Regiões estas, representadas por quatro single malts da Diageo disponíveis no Brasil. Um deles já é bem conhecido do público: o clássico Cardhu, de Speyside. Os outros três foram recém lançados – ou melhor, dois deles foram relançados – em nosso mercado. Voltaram ao Brasil, Talisker, das ilhas, e Glenkinchie, das Lowlands. E a novidade fica por conta do Singleton of Glen Ord, produzido nas Highlands em uma das maiores destilarias da Escócia.

Munido de uma pipeta e a coragem característica dos ignorantes, este Cão começou a criar seu blended malt. Afinal, quão difícil poderia ser produzir um whisky com apenas quatro ingredientes? E ainda mais single malts desta envergadura e com características tão distintas? Na minha juvenil imaginação, meu blended malt teria o defumado rico do Talisker, o dulçor do Glenkinchie, as especiarias e o final seco do Cardhu, e seria encorpado e frutado como o Glen Ord. Jim Beveridge – este é o master blender da Johnnie Walker – ficaria mesmerizado com minha criação.

Ferramentas de trabalho
Ferramentas de trabalho

Após uns quinze minutos, notei que na verdade a experiência era bem mais difícil do que aparentava. Percebi algo óbvio. Que alguns aromas dominam os outros, e atingir o ponto de equilíbrio entre os ingredientes é algo que exige experiência, técnica e olfato. Por exemplo, o turfado acaba se sobrepondo aos outros aromas com facilidade e deve ser usado com bastante parcimônia – bem menos do que usei, para ser franco.

No final da aula, pude engarrafar e levar minha criação para casa, de recordação, e ainda batizá-la. Mas o que mais lembrarei, sem dúvida, é a dificuldade da tarefa de um master blender. Se com apenas quatro ingredientes já tive dúvidas e dilemas, imagine com milhares de single malts e grain whiskies diferentes, que podem ser combinados em qualquer proporção.

A Art of Blending não é uma atividade apenas para convidados. Ela pode ser feita por quaisquer clientes que gastarem acima de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) na Pop-Up Store da Johnnie Walker, no Cidade Jardim. Não é uma tarefa muito difícil, já que a loja conta com inúmeras expressões especiais da marca, como o Johnnie Walker King George, Odyssey e The John Walker, além da edição especial do Blue Label, Bossa in Blue. Lá é possível também imprimir sua foto numa garrafa de Gold Label Reserve, ou gravar o o nome de alguém ou uma mensagem na garrafa do Blue.

A experiência deve ser agendada com antecedência, e é realizada em grupos de cinco pessoas.  Mas tome cuidado, porque esta é a última semana. Ela fica disponível apenas até o dia 25 de dezembro. Assim, se quiser assumir por uma hora uma das profissões mais legais do mundo, é melhor correr.

art-of-bending-2-o-cao-engarrafado
Os rótulos

JOHNNIE WALKER ART OF BLENDING

Onde: Pop Up Store Johnnie Walker – Shopping Cidade Jardim

Quando: Até o dia 25 de dezembro de 2016

Endereço: Avenida Magalhães de Castro, 12.000 – Andar Térreo

2 thoughts on “O Cão Blender – Johnnie Walker Art of Blending

  1. Maravillosa experiencia, ahora bien, queda pendiente la consideracion que otros coleccionistas y apreciadores (se me ocurren varios nombres, curiosamente) sean tambien considerados por la marca para eventos de este tipo, el Cao favorecido tiene mis Parabens, los oferentes, representados por Paulo Freitas, estan aun en deuda.

  2. Interessantíssimo, Maurício!
    Visto de fora, parece uma tarefa tão simples quanto fazer um tang haha.
    O nome master blender não é a toa, não é mesmo?

    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *