Hoje é véspera de Carnaval – afinal, estamos em Fevereiro, e Fevereiro inteiro é véspera de Carnaval. Este são já é um excelente motivo para beber whisky, mesmo que para mim, não seja necessário qualquer pretexto para isso. Entretanto, se para você isto não for suficiente, não há razão para pânico. Hoje é um dia especial para o whisky. Hoje é o Dia Internacional do Scotch (International Scotch Day).
Além do Dia Internacional do Scotch, a melhor bebida do mundo é celebrada em outras duas datas. No dia 20 de maio (World Whisky Day) e no dia 27 de março (International Whisky Day). Parece confuso e é. Mesmo porque, essencialmente, os dias comemoram a mesma coisa e do mesmo jeito, ainda que suas histórias sejam diferentes. Mas também, quem reclamaria de beber whisky por mais um dia do ano, não é mesmo?
O International Scotch Day foi criado neste ano de 2017 como uma iniciativa da gigante Diageo, que – caso você tenha a sorte de estar na Escócia – abrirá todas as suas destilarias para visitação gratuita.
Além disso, a empresa lançou uma campanha online com a hashtag #lovescotch . A ideia é que as pessoas compartilhem online o que está no copo delas. Como se ninguém fizesse isso nos outros trezentos e sessenta e quatro dias do ano.
Na verdade, a ideia é colocar o whisky em evidência, especialmente para o público jovem. A data – 10 de fevereiro – não é aleatória. É o dia de nascimento de Alexander Walker, filho do John Walker que, como você já deve ter deduzido pelo sobrenome, criou a mais famosa marca de blended whiskies do mundo. A Johnnie Walker.
Para comemorar a data, este Cão escolheu o Johnnie Walker Spice Road. Uma expressão exclusiva de Duty Free da marca do andarilho. O Spice Road é o segundo de uma série de quatro whiskies da Johnnie Walker denominada Explorer’s Club Collection, que presta homenagem a antigos exploradores e às históricas rotas comerciais, como a rota da seda e do ouro. Nada mais apropriado para explorar o dia internacional do scotch whisky.
A parte legal da coisa é que o tal “Explorer’s Club” não é (apenas) uma jogada de marketing. Ele realmente existe. É uma sociedade multidisciplinar internacional, sediada em Nova Iorque, cujo objetivo é a promoção da exploração científica de terra, ar, mar e espaço, apoiando o conhecimento nos campos físico e biológico. O clube nasceu em 1904, e fornece recursos para exploração, como capital, informações online e a possibilidade de recorrer ao expertise de alguns membros. E há, ou havia, membros bem ilustres, como Buzz Aldrin, Neil Armstrong e Michael Collins – Estes são os astronautas que foram para Lua, caso você não saiba.
Mas, de volta ao whisky. Segundo a marca “Spice Road é um blend vivaz e contemporâneo. Lembra as cores vibrantes e fortes aromas dos mercados de especiarias da antigas rotas de comércio através da Pérsia, Índia e China – caminhos seguidos pelos agentes de John Walker & Sons quando viajavam pelo mundo.” Além ele, a coleção conta com os rótulos The Adventurer (mais em conta do que o Spice Road), The Gold Route e The Royal Route.
O Spice Road é um whisky relativamente leve, adocicado e com final picante e levemente defumado. A impressão deste Cão é que há mais dulçor e mais especiarias do que no seu clássico irmão, o Johnnie Walker Black Label. É um blend democrático, perfeito para se tomar despreocupadamente com amigos em um dia como hoje.
Assim, meus caros, munam-se de seus smartphones e garrafas de whisky. Comemorem, bebam (com moderação!), compartilhem. Porque para falar a verdade ninguém precisa de desculpa para aproveitar uma sexta-feira com os amigos. Mas quando temos um pretexto, aí fica ainda melhor!
JOHNNIE WALKER EXPLORER’S COLLECTION THE SPICE ROAD
Tipo: Blended Whisky sem idade definida (NAS)
Marca: Johnnie Walker
Região: N/A
ABV: 40%
Notas de prova:
Aroma: açúcar mascavo, adocicado, mel. Pouco agressivo no aroma.
Sabor: Mel, frutas vermelhas, açúcar mascavo, cravo, pimenta do reino. Final médio, adocicado e apimentado.
Disponibilidade: Duty Frees de aeroportos brasileiros e internacionais
Como vai, mestre?
De um modo geral, eu aprecio bastante os JW. E quem diria que alguns gênios criariam dias, onde praticamente se há a “obrigação” de beber a água da vida? haha
Grande abraço!
Quiçá todas as obrigações fossem como essa!
Caro Maurício.
Minha querida avó sempre dizia: Quer aprender? Estude, leia, pesquise… rsrs
Antes desta leitura eu era absolutamente leigo sobre eventos com datas específicas em comemoração ao whisky pelo mundo – que bacana!!!
Sobre a campanha, parabenizo a iniciativa da Diageo em promover a visitação pública por suas várias destilarias na Escócia e com relação a hashtag “#lovescotch” me passa pela cabeça a leve impressão de marketing avaliativo quanto à preferência de consumo dos produtos de seu extenso portfólio pelos quatro cantos do planeta. Ora, eles são bons demais nisto!
No contexto geral da coisa, acho bem legal um dia (ou vários rsrs) comemorativo ao whisky, pena que hoje vou passar em branco em decorrência de um tratamento à base de antibióticos que estou fazendo pra garganta. Seria uma ótima ocasião, além de ser uma Sexta-Feira para abrir uma garrafa de Platinum Label que tenho guardada e interagir com a campanha. At next time! Grande abraço.
haha Edmilson, não se preocupe. Há mais dois dias do ano para comemorar. E olha, crie aí seu dia, o Edmilson’s Scotch Day, e comemore. Pronto, depois de três, um a mais ou um a menos não vai fazer tanta diferença…rs
Gostei do “Edmilson’s Scotch Day”. Este dia já comemoro há tempos haha.
Se aceita uma sugestão Maurício, já li por aqui sobre whiskies econômicos, whiskies bons para comprar no Dufry, whiskies sofisticados etc… Já pensou em falar sobre whiskies raros, tipo aqueles bem antigos e que ainda são produzidos como por exemplo os Justerini & Brooks.
Abraços.
Edmilson, sim sr., pensar, pensei. Até tenho alguns, mas e a coragem de abrir, como fica? rs
Sexta feira é completa degustando um bom Scott com o velho Johnnie meu perceiro.