Drops – Tobermory 10 Anos

tobermory-10-anos-o-cao-engarrafado

Você gosta de mergulho? E águias? E por que não rali automotivo? Se respondeu sim para as três perguntas, seu lugar no mundo existe. É que essas coisas que aparentemente têm pouca relação são as principais atrações da ilha de Mull, na Escócia.

Mull é a segunda maior porção de terra das hébridas interiores – um arquipélago a oeste da parte continental da Escócia – com mais de oitocentos e oitenta quilômetros quadrados de, bem, absolutamente nada. Apesar da extensão territorial, a ilha possui apenas três mil habitantes.

Mas além de automóveis off-road, aves de rapina e recifes de coral, Mull também possui uma atração para os amantes de whisky. É a destilaria Tobermory, localizada no vilarejo homônimo, o maior da ilha.

A destilaria Tobermory produz duas linhas diferentes de whisky. A primeira, com o mesmo nome da destilaria, é composta de whiskies pouco turfados, com notas cítricas e de especiarias. A outra, Ledaig, é defumada, com sabor de iodo e fumaça. E a espinha dorsal da primeira – Tobermory – é justamente o whisky da foto. O Tobermory 10 anos.

O Tobermory 10 é cítrico e levemente defumado. Sua defumação, no entanto, não vem da queima da turfa, mas do uso de água que corre por depósitos daquele material. A água é recolhida de uma barragem próxima aos lagos Misnish, e bombeada até a destilaria. O whisky é engarrafado a saudáveis 46,3% após dez anos de maturação em barricas de caravalho americano que antes contiveram bourbon whiskey.

Além do Tobermory 10, a destilaria produz versões de quinze e vinte anos. Já os Ledaigs possuem expressões com dez e dezoito anos de maturação. Há alguns anos houve também uma edição especial, interessantíssima. Um whisky maturado por 42 anos, chamado Dùsgadh. Mas a maturação não é a única coisa que o torna especial – a caixa e o rótulo foram produzidos com o cobre derretido dos antigos alambiques, quando foram substituídos.

Uma garrafa singela
Uma garrafa singela

Para o divertimento deste Cão, não seria necessário nem águias, nem jipes e tampouco pés de pato. Mas tão somente uma garrafa deste pequeno notável. O ótimo Tobermory 10 anos.

TOBERMORY 10 ANOS

Tipo: Single Malt Whisky com idade definida (10 anos)

Destilaria: Tobermory

Região: Ilhas

ABV: 46,3%

Notas de prova:

Aroma: cítrico, com um fundo de açúcar e baunilha.

Sabor: cítrico e seco, levemente defumado e iodado. Final progressivamente mais adocicado, mas com a defumação um pouco mais pronunciada. O álcool é muito suave e mal se nota a graduação alcoólica.

Com água: A água aumenta a impressão adocicada.

Disponibilidade: apenas lojas internacionais.

One thought on “Drops – Tobermory 10 Anos

  1. Como vai, Mestre?
    Ledaig muito me interessa, por motivos óbvios rs.
    Espero ter a chance de provar um dia.

    Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *