Lagavulin 9 anos Lannister – Game of Thrones – Drops

“É isso que eu faço. Eu bebo e eu sei das coisas”. Esta é a frase mais famosa de Tyrion Lannister, um dos mais famosos personagens da mais famosa série televisiva atual. Game of Thrones. É fama demais. Se não fosse tão famosa, eu mesmo, Cão, adotaria – não sem alguma presunção – como punchline pessoal.

Quando a Diageo anunciou que lançaria uma linha de single malts dedicados à série Game of Thrones, mesmo sem acompanhá-la, logo relacionei o Lagavulin a Lannister. A começar pelo brasão dos Lannister, que é muito semelhante àquele da destilaria de Islay. Além disso, Lagavulin tem fama de ser um whisky “para esclarecidos” – algo que este Cão, de certa forma, discorda. Mas, nada mais natural, então, do que atribuí-lo a alguém que sabe das coisas.

E qual foi minha surpresa, em 2018, quando a coleção finalmente foi revelada. Um jovem Lagavulin justamente relacionado à casa daquele que “bebe e sabe das coisas”. O Lagavulin 9 Anos Lannister. Talvez eu devesse mesmo adotar a frase de efeito.

De acordo com matéria veiculada na Forbes, a escolha das casas não foi, de nenhuma forma, aleatória. O time da Diageo trabalhou em conjunto com cada uma das destilarias e sua arquivista chefe, Joanne McKerchar, para que a história das destilarias remontasse aquela das casas escolhidas. As casas de cada expressão foram determinadas pela história da destilaria e sua localização geográfica. E não pelas características sensoriais, como muitos poderiam pensar.

As casas e seus maltes.

De acordo com a Diageo “Lagavulin é uma das marcas mais lendárias de single malt, e foi produzido nas costas de Islay por mais de 200 anos – espelhando os cálculos meticulosos e tenacidade empregada pelos Lannister em sua ascenção pra conquistar o Trono de Ferro. Este single malt é um malte rugidor, que remonta as riquezas dos Lannister, e é melhor servido puro ou com um pouco de água

A maturação do Lagavulin 9 Anos Lannister acontece inteiramente em barricas de primeiro uso de carvalho americano, previamente utilizadas para maturar bourbon whiskey. Isso explica sua juventude – barricas de primeiro uso tendem a transferir seus aromas e sabores mais rapidamente para o new-make spirit. E o equilíbrio entre a fumaça do malte e a influência da barrica é atingido mais rapidamente. É importante notar que whiskies com idades avançadas costumam usar boa parte de barris de segundo uso ou reuso, justamente para não eclipsar o sabor proveniente do destilado – algo ainda mais importante quando falamos de um whisky defumado.

Sensorialmente, o Lagavulin 9 Anos Lannister lembra bastante seu irmão mais velho, o popstar Lagavulin 16 anos. Porém, é mais adocicado e floral. O aroma característico de hospital e carvão estão lá, e muito bem acompanhados por sabor apimentado e salgado.

Infelizmente – e como é de se prever – O Lagavulin 9 anos Lannister não desembarca em nosso país. Porém, se o encontrar em algum lugar no exterior, experimente. Sem justificativas ou explicações, apenas confie em mim. Afinal, é isto que eu faço. Eu bebo e sei das coisas.

LAGAVULIN 9 ANOS LANNISTER – GAME OF THRONES

Tipo: Single Malt com idade definida – 9 anos

Destilaria: Lagavulin

Região: Islay

ABV: 46%

Notas de prova:

Aroma: enfumaçado e medicinal, com baunilha e açúcar refinado.

Sabor: bastante defumado e rico, com balinha de caramelo (butterscotch), baunilha e pimenta do reino. Final longo e progressivamente mais turfado.

6 thoughts on “Lagavulin 9 anos Lannister – Game of Thrones – Drops

  1. Minha chegada no instagram coincidiu com o surto das pessoas com seu exemplar da coleção e aguardando o GOT.
    Confesso que ficaria com o Lagavulin e não faria nem questão da série hahaha.
    Abraço!
    PS: mestre, aproveitando a oportunidade, me foi oferecido um Glendronach 12y. Sou apreciador de ex sherrys, porém o preço está um tanto exorbitante. Qual sua opinião?

    1. Mestre, Droach 12 é bem legal, mas, se for o de 500 reais que me recordo, não vale a pena. Ele não é espetacular deste nível, e a raridade não justifica o valor. Pense em um dalmore 12 menos adocicado e mais picante, é por aí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *