Drops – Ledaig 18 Anos

Ledaig 18

Às vezes, apenas o tempo é capaz de nos mostrar a significância de algo. Há experiências que temos certeza que permanecerão por muito tempo em nossa memória. Mas há outras que não parecem grande coisa no momento e que, depois, se revelam importantíssimas. Tive uma dessas com o Ledaig 18 anos.

Comprei o whisky durante minha primeira viagem à Escócia. Assumo que, em boa parte, devido à bela caixa de madeira gravada. Passei um bom tempo sem abri-lo, até que, certo dia, resolvi que o experimentaria. Logo ao abrir a rolha percebi que era algo que me agradaria. Aroma, primeiro gole, segundo. Um whisky excelente. Entretanto, não dei muita importância. Era uma delícia como muitos.

O curioso aconteceu depois. À medida que experimentava outros whiskies com perfil semelhante – Bowmores, Longrows, Juras – minha memória sempre recorria àquele Ledaig 18. Era como se ele fosse a base de comparação. Uma base de comparação bem alta. E o mais estranho é que, muitas vezes, quando alguém me perguntava qual whisky eu era apaixonado, ainda que muitas vezes respondesse de forma política, no fundo do meu pensamento, o Ledaig 18 surgia.

Levou um bom tempo para eu perceber isso, e ainda mais para assumir. Mas aquele era, provavelmente, um dos whiskies que mais me apaixonara na vida. Um estranho notável, que havia causado uma excelente e duradoura impressão. Mas não é para menos. Produzido pela destilaria Tobermory, localizada na ilha de Mull, ele é um whisky claramente defumado, cuja maturação ocorre tanto em barricas de carvalho americano que antes contiveram bourbon whiskey quanto carvalho europeu, que antes possuía vinho jerez espanhol.

A Tobermory é a única destilaria da ilha de Mull, a segunda maior porção de terra das Hébridas Interiores (Inner Hebrides). Apesar de seu tamanho razoável – quase 880 quilômetros quadrados – Mull possui menos de três mil habitantes. O que é bom – a ilha de Mull é um pequeno paraíso. Há muitos destroços de naufrágios ao seu redor, perfeitos para a prática de mergulho. Além disso, há um rali de carros, que acontece anualmente, nas poucas estradas da ilha.

E ele nem bebeu o Ledaig 18.

A Tobermory produz duas linhas diferentes de whisky. A primeira, com o mesmo nome da destilaria, é composta de whiskies pouco turfados, com notas cítricas e de especiarias. A outra, Ledaig, é defumada, com sabor de iodo e turfa. Seu whisky de entrada é o Ledaig 10 anos. Já o Ledaig 18 anos é uma das expressões mais queridas desta linha.

Infelizmente, e para o total desespero deste canídeo, o Ledaig 18 anos não está disponível no Brasil. O whisky importado oficialmente para o Brasil que mais se aproxima desta maravilha é o Jura Prophecy. Porém, se cruzar com este belíssimo estojo de madeira em alguma viagem, saiba que ele é muito mais do que uma bela marchetaria. Dentro dele, há um dos mais incríveis líquidos já produzidos pelas ilhas escocesas.

LEDAIG 18 ANOS

Tipo: Single Malt com idade definida – 18 anos.

Destilaria: Tobermory

Região: Highlands – Ilhas – Mull

ABV: 46,3%

Notas de prova:

Aroma: turfado e defumado, com um fundo de frutas vermelhas e especiarias.

Sabor: Início defumado, com carvão, que progressivamente se torna mais frutado e rico. Frutas vermelhas, pimenta do reino, caramelo.

 

One thought on “Drops – Ledaig 18 Anos

  1. Whiskys que passam por maturação em barricas ex-jerez são sempre uma boa pedida.
    Vamos torcer pra vir pra cá.

    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *