Lunatic Asylum: Crystal Mountain – Sobre a cautela

Audácia e falta de conhecimento são uma combinação perigosa. Exemplo máximo é Michael “Mad Mike Hughes. Entusiasta da autopropulsão norte-americano e paladino da dissidência científica, seu principal objetivo era provar que a Terra era plana. Para Hughes, a NASA e os astronautas estavam envolvidos em uma elaborada conspiração para ocultar a verdadeira forma de nosso planeta. E sua missão era desmarcará-los.

Para isso, Mike empregou um método peculiar. Dedicou-se à construção e lançamento de foguetes caseiros tripulados. Tripulados por ele, obviamente, porque ninguém em sã consciencia, por mais lunático que seja, entraria voluntariamente num míssil a vapor construído no quintal de um maluco. Mas, enfim, sua crença era que, ao atingir determinada altitude, poderia fotografar, com perspectiva favorável, e obter evidência definitiva de que a terra era, na verdade, um enorme open-world plano do GTA.

A tenacidade quixotesca de Mad Mike encontrou seu desfecho em 2020. Acontece que Hughes era autodidata na construção de tais propulsores. Porém, vapor e convicção não foram suficientes, sozinhos, para garantir seu sucesso. Em mais uma tentativa de alcançar o espaço, Mike atingiu quinhentos e setenta metros – altitude suficiente para levá-lo não diretamente ao espaço ou à fama, mas, definitivamente, ao solo.

Na época, foguete não tinha ré

Até hoje, a história de Mike é uma fábula real para os incautos que se lançam em empreitadas ousadas, porém, sem a experiência adequada. Algo que poderia ter acontecido com um novo whisky brasileiro, que fora recentemente lançado – mas que, felizmente, não foi o caso. É o Crystal Mountain. O primeiro lançamento de uma nova engarrafadora independente nacional, a Lunatic Asylum.

A engarrafadora independente tem como sócios Rafael Nardi, entusiasta de whisky e criador do perfil Barman de Apartamento, e Pedro Paiva, fundador da destilaria Alba, de Monte Belo do Sul. Ao contrário de Mike, ambos tem bastante experiência no mundo do whisky e destilação – a Alba, inclusive, é conhecida por destilados feitos a partir de mostos de fermentação espontânea.

O objetivo é criar engarrafamentos independentes a partir de barris selecionados a dedo, e também experimentar com finalizações diferentes. “Os próximos lançamentos serão de whiskies também da Union, mas finalizados em barris de vinícolas selecionadas da Serra Gaúcha (…). O diferencial é que, ao contrário de países como a Escócia, conseguimos barris de vinho super frescos. O vinho é retirado dos barris na vinícola, recolhemos esses barris e enchemos com whisky no mesmo dia. Assim não há nenhum risco de contaminação e conseguimos extrair o melhor do vinho” – diz Nardi.

Também acordo com Rafael Nardi, o Lunatic Asylum – Crystal Mountain foi “destilado em 2013 na antiga destilaria Union de Veranópolis, que produzia um whisky diferente do atual ” Os alambiques da destilaria eram menores do que da unidade de Bento Gonçalves, e tinham formato ligeiramente diferente: seus lyne arms eram descendentes, e os condensadores empregavam worm tubs. Essas características traziam um perfil mais oleoso e sulfúrico ao whisky.

A destilaria de Veranópolis

Ao contrário dos futuros lançamentos, o Lunatic Asylum – Crystal Mountain foi somente engarrafado na Alba, mas não passou por nenhuma outra intervenção. Pedro e Rafael, durante uma visita à Union, encontraram o barril, e julgaram que já estava pronto para engarrafamento. Ele é, portanto, um malte destilado em 2013 e maturado por 11 anos em um barril first-fill de ex-bourbon. Engarrafado no limite alcoolico máximo permitido pela legislação brasileira, a 54%.

Sensorialmente, o Lunatic Asylum – Crystal Mountain tem uma nota frutada, de pera, com baunilha e caramelo. Remonta a um whisky de Speyside, desses clássicos ex-bourbon. O álcool está lá, mas a 54%, está bem integrado. O final é apimentado e deliciosamente herbal – algo que mostra as credenciais do barril – e que poderia, até, ser confundido com agressividade por um degustador mais inexperiente.

Para este Cão, o Lunatic Asylum – apesar do sugestivo nome – não se aventura em voos arriscados sem paraquedas, mas trilha um caminho sólido, pavimentado pelo conhecimento e pela busca da excelência, prometendo entregar a um grupo também bem exigente, experiências únicas e memoráveis. O ímpeto lunático até está lá, mas a turma parece saber exatamente onde quer pousar.

LUNATIC ASYLUM – CRYSTAL MOUNTAIN

Tipo: Single Malt

Destilaria: Union – engarrafado pela Lunatic Asylum

País: Brasil

ABV: 54%

Notas de prova:

Aroma: caramelo, frutado, gengibre.

Sabor: Frutas amarelas, caramelo, gengibre. O final é longo e possui um certo apimentado seco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *