The Macallan Time:Space Mastery

Ao chegar ao centro histórico de Edimburgo, é impossível não ficar mesmerizado. Com um panorama de palácios, torres históricas com relógios e pináculos de pedra, o lugar parece ter ficado inerte, cristalizado, no tempo. Quer dizer, exceto por um – nem tão pequeno – detalhe. Um reluzente edifício, erigido na antiga St. James Quarter, com formato de uma espiral enrolada. Uma arquitetura que, inevitavelmente, remete a um enorme “número dois”. Se é que me entendem.

Com seu impositivo pico fecal atravessando o horizonte de Edimburgo, o prédio é parte de uma revitalização do St. James Quarter de mais de 900 milhões de libras – que conta com lojas, cinemas e um luxuoso hotel. O projeto todo foi concluído apenas ano passado. Os arquitetos por trás da belíssima façanha justificam o design excrementício. “É um prédio feliz. Parte de Edimburgo é sério e introvertido. Mas este é o oposto. É comunicativo (…) e foi feito para deixar as pessoas felizes“.

Eu ri.

Bem, se este foi o objetivo, missão cumprida. A internet se regojizou com a semelhança escatológica, originando os mais hilários memes. O hotel motivou até um abaixo assinado, com mais de mil participantes, pedindo que concluíssem a “obra”, colocando olhinhos arregalados e uma boquinha, para referenciar o popular emoji do cocô. Talvez não fosse o objetivo inicial. Mas o design certamente trouxe burburinho.

Este é, na verdade, o problema de tentar algo muito inusitado. A recepção pode não ser muito boa. Foi o que pensei, da primeira vez que vi a nova garrafa da edição limitada da The Macallan – O Time: Space Mastery, que tem um curioso formato de rosquinha. Algo incomum para qualquer whisky, mas, ainda mais, para a The Macallan. Afortunadamente, porém – e especialmente por causa da caixa – o design é bonito, e não evoca qualquer referência fecal.

O The Macallan Time:Space Mastery faz parte de uma série de edições comemorativas dos 200 anos da The Macallan. Em sua série, está também o caríssimo Time:Space 1940 84 Year Old, que contém o mais antigo e raro whisky da destilaria até hoje, com 84 anos de maturação. Internacionalmente, com preço de cento e noventa mil dólares.

Parece um artefato dos Avengers, mas é um Macallan de 84 anos

Já o The Macallan Time:Space Mastery é relativamente – mas não muito – mais humilde. Seu preço é de aproximadamente 3 mil dólares lá fora. No interior do donut avermelhado, há um single malt que preza pelo equilíbrio sensorial. São 14 diferentes tipos de barris. “Nós meticulosamente adquirimos e enchemos os barris de carvalho mais excepcionais ao longo de nossa história. Nosso estilo distinto de uísque é imbuído pelo artesanato de nossos barris de carvalho europeu temperados com xerez sob medida.” declara a The Macallan, em seu website. Não há, porém, muita informação sobre a composição do líquido, tampouco a idade dos whiskies que o compõe.

A composição, porém, é facilmente eclipsada pela embalagem. Ele é apresentado em um decanter circular – já extensamente mencionado aqui. De acordo com a marca, o design representa o círculo da vida, e a jornada constante do passado para o futuro. A garrafa fica abrigada dentro de uma caixa que, quando aberta, revela duzentos espinhos feitos de origami. Caixa essa, que, na sincera opinião deste cão, é bem bonita, e valoriza infinitamente o decanter.

Sensorialmente, o The Macallan Time:Space Mastery é incrivelmente delicado para um The Macallan, com notas de jerez e frutas vermelhas, mas também de mel, baunilha e caramelo. O final remete a um whisky bem maturado, com aquela nota resinosa particular. A graduação é de 43,6%. É um single malt claramente mirado no mercado de luxo, tanto visualmente quanto sensorialmente. O importante aqui é equilíbrio e drinkability. O que é irônico, porque ficaria muito surpreso se metade dos compradores desta edição efetivamente abrissem seus frascos.

Com equilíbrio sensorial e um visual que inspira conversas, o The Macallan Time:Space Mastery é uma experiência de luxo completa. É um whisky que remete à herança da marca e, ao mesmo tempo, aponta para o futuro. No fim, tanto o edifício quanto a garrafa cumprem o mesmo propósito: virar assunto. Afinal, em tempos de inovação, o maior pecado é passar despercebido – e isso, a The Macallan nunca faz. Nem o horizonte de Edimburgo.

THE MACALLAN TIME:SPACE MASTERY

Tipo: Single Malt

Destilaria: The Macallan

Região: Speyside

ABV: 43,6 %

Notas de prova:

Aroma: caramelo, baunilha, gengibre, frutas cristalizadas, açúcar mascavo.

Sabor: Frutas secas, mel, gengibre, laranja. Final longo e delicado, puxado para o cítrico, com uma nota resinosa, que lembra o Yamazaki 18 anos. O álcool é extremamente bem integrado, e quase não há apimentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *