Vou fazer uma coisa inédita aqui no Cão Engarrafado e ir direto ao ponto. Mesmo porque é um assunto de suma importância, que não permite devaneios. Fiquei um pouco decepcionado com a Royal Salute. Mais especificamente, com um novo whisky, parte de sua coleção de Polo. E meu desapontamento nada teve a ver com o perfil sensorial do líquido. Mas sua homenagem. O novo Royal Salute Polo Edition presta tributo ao Rio de Janeiro.
Preciso, aqui tentar justificar meu lugar de fala. Sou paulista, nasci em São Paulo. Mas, de pai carioca, que – gosto de acreditar – me educou muito bem. Então, ainda que o Jus Solis não me permita qualquer digressão sobre o assunto, o Jus Sanguini vem ao meu socorro. Não que meu pai fosse carioca da gema, porque nunca foi da praia e do samba. Mas, chamava bolacha de biscoito. E por mais que tenha diluído seu sotaque, conservava um erre rebelde no porque que eu invariavelmente reproduzia, em períodos de maior convivência. Pensando bem, ele era o carioca mais paulista que eu já vi.
Enfim, nutri longa expectativa que, um dia, São Paulo fosse homenageada. Afinal, temos o MASP. E o sanduíche de mortadela, e a ponte estaiada. Temos o Jockey Club, e uns campos de polo bem legais há poucas horas de carro. Mas, quem venceu foi o Rio. Com motivos bem mais insignificantes, como praias maravilhosas, o cristo redendor, o Pão de Açúcar e a filosofia de vida estoico-tropical dos cariocas, de que qualquer problema se resolve se for ignorado por tempo suficiente.
Tento me convencer que a justificativa reside na cor da garrafa. Fosse paulista, teria que ser cinza. Ou preta. Ou marrom, que é a cor do Anhangabaú quando tem enchente. Tem sua elegânica distópica. Verde, por outro lado, é mais vibrante, e cria um contraponto mais bonito com as demais edições. Deve ter sido por isso. Então, vou me concentar no whisky e para superar a desilusão.
De acordo com Malcolm Borwick, embaixador da linha de polo da Royal Salute “A popularidade do polo no Brasil está em alta e, junto com as paisagens deslumbrantes e a energia vibrante, é um lugar onde sempre adorei jogar e passar tempo. A energia cultural da cidade é incrível, tornando-a um destino perfeito para ser homenageado na Royal Salute Polo Collection. Estou ansioso para saborear esse novo blend após minha próxima partida de polo lá”.
O Royal Salute 21 Rio de Janeiro Polo Edition é um blended malt – uma mistura apenas de single malts – com idade mínima de 21 anos. É o segundo blended malt da coleção de polo – o primeiro foi o Jodhpur, já revisto por aqui. Parte dos whiskies que compõe seu blend foram maturados em barris de primeiro uso (first-fill) de Braeval, single malt que percente à Pernod Ricard. O restante dos whiskies é, predominantemente, maturado em barris de carvalho americano de ex-bourbon.
De acordo com Sandy Hyslop, master blender da Royal Salute, “Para capturar a energia única e espírito dos Cariocas, criamos um blended malt 21 anos com caráter Brasileiro. Essa expressão traz whiskies selecionados das renomadas destilarias de Braeval e Glen Keith, imprimindo aromas florais e frutados. Maturado em barris de primeiro uso de carvalho americano, este blend revela camadas de coco doce e baunilha, com um caleidoscópio de sabores que te transporta diretamente para a praia de Copacabana banhada de sol“
Sensorialmente, o Royal Salute 21 Rio de Janeiro Polo Edition é mais intenso que os demais Royal Salute. É adocicado e frutado, com pera e abacaxi. O final é longo, pouco apimentado, puxado para baunilha, coco e amêndoas. É um whisky adocicado e nada defumado, com excelente palatabilidade. É bem próximo de seu irmão de linha, o Malts Blend – mas um pouco mais intenso.
No fim das contas, sigo aguardando homenagem etílica à minha São Paulo. Quem sabe um dia, com uma garrafa cinza chumbo, com maturação em barris torrados e levemente turfado, trazendo notas de café e fumaça, para celebrar nosso charme urbano. Até lá, nos resta brindar com este Royal Salute ao som de um samba suave, tentando ignorar a inveja – porque, como já sabemos, problemas desaparecem se forem ignorados por tempo suficiente.
ROYAL SALUTE 21 RIO DE JANEIRO POLO EDITION
Tipo: Blended Malt
Marca: Royal Salute
País/Região: Escócia – N/A
ABV: 40%
Idade: 21 anos
Notas de prova:
Aroma: Adocicado e frutado. Pera e baunilha
Sabor: adocicado, com compota de frutas, pera, abacaxi, baunilha, coco. Final longo e apimentado.
Onde comprar: Le Cercle , se não tiver cadastro, clique aqui.