Union Malt Extra-Turfado – Fitzcarraldo

Fitzcarraldo, dirigido por Werner Herzog, é um dos mais incríveis e insensatos filmes de todos os tempos. Lançado em 1982, a película conta a história baseada em fatos reais de Brian Sweeney Fitzgerald – apelidado de Fitzcarraldo – um barão da borracha do começo do século vinte. Fitzgerald é admirador de música erudita e do tenor Enrico Caruso. Seu sonho maluco é construir uma enorme casa de espetáculos em Iquitos, no alto da selva amazônica, para ouvir seu ídolo cantar.

Para tanto, Fitzcarraldo está obstinado a arrastar um navio a vapor completamente montado sobre uma grande montanha – subindo de um lado, descendo do outro. Seu plano é utilizar a embarcação para explorar as riquezas de certa bacia hidrográfica com a ajuda de indios, se capitalizar e construir o luxuoso teatro.

Se o sonho de Fitz parece estupidamente ambicioso, o de Herzog foi além. É que o diretor, recusando-se a utilizar miniaturas e efeitos especiais, arrastou um barco a vapor de verdade, pesando mais de trezentas toneladas em seu set de filmagem. E ainda que o resultado na tela seja magistral, a sua execução foi trágica. Membros da equipe de Herzog morreram e índios sabotaram as filmagens. Mais tarde, o cineasta publicou um livro sobre a experiência, titulado “A Conquista do Inútil”.

Tranquilo.

Transportado para o mundo do whisky, construir uma opera house em Iquitos está lá, ombro a ombro, com o sonho de produzir single malts no Brasil. Ainda mais um malt turfado, à moda dos escoceses. Mas foi justamente isso que a Union, tradicional destilaria de whisky localizada na serra gaúcha, fez. Ela lançou recentemente dois rótulos que utilizam turfa em seu processo de secagem da cevada maltada, denominados singelamente de “Turfado” e “Extra Turfado”.

A Union, porém, não é qualquer aventureiro apaixonado por ópera. Ela tem mais de sessenta anos de experiência na produção de destilados. A maioria deles, de malte, utilizados na produção de bebidas compostas. Ela também possuía uma linha de single malts não turfados, conhecidos como Union Club. Porém, recentemente, a empresa – que conta com duas destilarias – lançou uma linha surpreendente de single malts voltados para o mercado premium. Dentre eles, o Union Extra Turfado, tema desta prova.

De acordo com Luciano Borsato, diretor executivo da Union os “malte turfado e extra-turfado (que são usados de base para os whiskies) são importações que fazemos do norte da Escócia, sob especificação”. Para o Union Extra-Turfado, a medida de fenóis no malte é de quarenta partes por milhão (40ppm), intermediária entre a especificação da Talisker (20ppm) e Ardbeg (55ppm). A destilação acontece em dois wash stills de 16 mil litros – um deles da Forsyth’s, escocesa – e em um spirit still de 18 mil litros. O whisky não é filtrado a frio.

A idade mínima de ambos é de cinco anos. Por isso declaramos cinco anos, mas como mínimo – há maltes com mais envelhecimento” – conta Luciano, sobre a maturação. Os barris, de carvalho americano, são comprados de diversas destilarias americanas. O primeiro uso é dedicado a whiskies não-turfados, como o Union Malt e o Vintage. O segundo uso – por conta da característica enfumaçada – vai para a linha turfada. A coloração é totalmente natural. Não há emprego de corante caramelo.

Os alambiques da Union

Sensorialmente, o Union Malt Extra-Turfado traz no aroma um enfumaçado seco e iodado, com algas marinhas. No paladar, o sal fica ainda mais evidente, em conjunto com o característico sabor de carvão e pimenta do reino. É um malte seco e salino, quase reminiscente de algum turfado das highlands escocesas.

Alguns sonhos ambiciosos estão fadados a fracassar. Como, por exemplo, arrastar um barco a vapor inteiro sobre uma montanha, ou construir uma casa de espetáculos para música erudita no alto da selva amazônica em plena belle epoque. Mas outros – com tempo e técnica – se tornam incríveis realidades. Como, por exemplo, produzir um single malt turfado em terras brasileiras. E o Union Malt Extra-Turfado é a prova (literalmente) líquida disto.

UNION MALT EXTRA-TURFADO

Tipo: Single Malt

Destilaria: Union Malt

País: Brasil

ABV: 43%

Notas de prova:

Aroma: iodado e medicinal, com fumaça, bacon e cereais.

Sabor: Bastante iodado e medicinal. Corpo médio. Bacon, sal marinho. Lembra bastante os whiskies turfados das highlands escocesas. O final é apimentado e enfumaçado.

Onde encontrar: Caledonia Whisky & Co., em São Paulo, ou online na Caledonia Store .

9 thoughts on “Union Malt Extra-Turfado – Fitzcarraldo

  1. Comprei uma garrafa no Caledônia, estou iniciando no whisky, adorei o Union Extra Turfado. Obrigado pelas informações e parabéns pelo excelente trabalho aqui desenvolvido.

  2. Opa boa noite tudo bem?
    Muito bom o extra turfado e o Turfado
    Ótima análise parabéns
    Só um detalhe, esse extra turfado é de 43% abv e não 40, valeu abraço.

  3. Boa tarde amigo canídeo. Em primeiro lugar quero te parabenizar pelo blog. Desde que me iniciei na degustação de single malts tenho este site como uma referência. Seus textos são incrivelmente bem redigidos e sempre aprendo algo mais além de whisky lendo-os. Adquiri uma garrafa deste Union e fiquei muito satisfeito, inclusive achei ele mais interessante que o Laphroaig 10, o que você me diz da comparação destes maltes? Outra coisa, fui ousado e fiz um Smoked Rob Roy, de acordo com sua receita, utilizando o Union Extra Turfado. Eu já era fã do Manhattan (que também aprendi em seu canal), mas este Rob ficou excepcional. Muito obrigado!

    1. Caro Luis Otávio, tudo bem?

      Vamos do final – gostei dessa ideia de smoked rob roy. Eu ja fiz 50-50, Union Extra Turfado e Johnnie Double Black. Achei que ficou legal. Um da riqueza, o outro, fumaça! Só com Union deve ficar bom também – mais seco e punchy.

      Em comparação ao Laph, acho o Union mais seco. Menos maturado. E menos medicinal também. O defumado dos dois é proeminente, mas como o Union tem menos medicinal e madeira, acho que o carvão se sobressai. Acho ambos excelentes maltes. O Union é uma façanha para o Brasil – não deve nada a um malte turfado escocês de entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.