Union Pure Malt Extra Turfado Wine Cask Finish Signature Series

Uma vez me disseram que, quando explico meu amor por whiskies para uma pessoa normal, pareço um pouco um entusiasta de metais de banho justificando as maravilhosas inovações de um chuveiro recém-lançado. Realmente, me parece um tanto sonífero ouvir sobre os grandes avanços tecnológicos da nova Lorenzetti. E eu devo ser muito chato, porque whiskies não são minha única paixão impopular e inexplicável. Tenho outras também. Como, por exemplo, dirigir. Eu amo dirigir.

É inexplicável, mas eu vou tentar. Ainda que uma extensão de asfalto livre seja essencial, não é nem dirigir rápido que eu gosto. São as pequenas coisas. Trocar a marcha na rotação exata para que o automóvel deslize sem qualquer balanço perceptível. Frear e acelerar precisamente no traçado de determinada curva. E ouvir música. Não há momento melhor para ouvir a discografia inteira da sua banda preferida do que ao fazer uma longa viagem dirigindo. É quase catártico.

Exceto quando a natureza chama.

Aliás, recentemente me vi voluntariamente obrigado a fazer um percurso relativamente longo. Quase nove horas num bate-volta para uma cidade do interior de São Paulo – totalmente sozinho, sem cã e cãezinhos. Como trilha sonora, escolhi uma banda a altura da peregrinação – Rolling Stones. É óbvio, eu sei, mas poucos grupos teriam um repertório tão extenso e variado. É quase como – transportando a analogia para minha paixão etílica – a destilaria Union, com seus três lançamentos da série Signature Wine Cask.

E a idade da banda também é bem comparável àquela da destilaria. A Union tem mais de sessenta anos na produção de destilados. Atualmente, sua linha permanente conta com quatro whiskies. Um blend e três single malts – Pure Malt, Pure Malt Turfado e Pure Malt Extra-Turfado. Em 2020, lançaram também uma edição limitada, precursora da linha Autograph – o Union Virgin Oak . E, agora, acabam de divulgar mais três – limitadas a 1.100 garrafas cada. Versões finalizadas em barris de vinho de seus whiskies de linha. Dentre eles, está o Pure Malt Extra Turfado Wine Cask Finish.

Os new-make que compõe a linha dos Wine Cask Finish foram destilados na unidade de Veiranópolis da Union – a nova unidade, de Bento Gonçalves, começou a produção somente em 2015. De acordo com Luciano Borsato, diretor executivo da Union os “malte turfado e extra-turfado (que são usados de base para os whiskies) são importações que fazemos do norte da Escócia, sob especificação”. Para o Pure Malt Extra Turfado Wine Cask Finish, a medida de fenóis no malte é de quarenta partes por milhão (40ppm), intermediária entre a especificação da Talisker (20ppm) e Ardbeg (55ppm) – a mesma do Extra-Turfado de linha.

O processo de maturação e finalização do Pure Malt Extra Turfado Wine Cask Finish ocorre em barris de carvalho americano. Primeiro, o new-make matura em barris second-fill de ex-bourbon. Depois, é transferido por um prazo não especificado pela Union para barris de carvalho americano de ex-vinho tinto. A idade estampada no rótulo é a do componente mais jovem. Oito anos. Este processo de finalização – transferência do whisky para um barril de natureza distinta – aumenta a complexidade sensorial do whisky. O whisky é engarrafado com 46% de graduação alcoólica – três por cento a mais do que o Extra-Turfado de linha.

Sensorialmente, o Union Pure Malt Extra Turfado Wine Cask Finish é enfumaçado, com notas de frutas vermelhas e pimenta do reino. E ainda que o malte turfado esteja em primeiro plano, a influência vínica é notável. O whisky é mais leve, frutado e arredondado que o Pure Malt Extra-turfado tradicional, e menos salino também. A finalização é mais longa – justamente ai que o emprego das barricas de vinho fica mais evidente. É um whisky que traz uma complexidade surpreendente, ainda mais considerando sua idade e país de origem.

Extra-Turfado

Eu poderia, aqui, recomendar a compra do Union Pure Malt Extra Turfado Wine Cask Finish. Mas sei que isto é uma redundância. É como o mais singelo prazer de dirigir e ouvir boa música. Para entusiastas como nós, querido leitor, este é um lançamento que prescinde quaisquer explicações.

UNION PURE MALT EXTRA TURFADO WINE CASK FINISH (AUTOGRAPH SERIES)

Tipo: Single Malt

Destilaria: Union Malt

País: Brasil

ABV: 46%

Notas de prova:

Aroma: enfumaçado, adocicado e maltado. Frutas vermelhas.

Sabor: defumado, medicinal e frutado. Corpo médio. O final é progressivamente menos enfumaçado e mais frutado.

Onde encontrar: Caledonia Whisky & Co.

3 thoughts on “Union Pure Malt Extra Turfado Wine Cask Finish Signature Series

  1. Fala amigo, beleza?
    Tá valendo o preço de R$ 295 ou é melhor ir no talisker 10 anos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *