Whiskies Para Tomar Com Os Amigos – World Whisky Day & Feis Ile

amigos3

Hoje é um dia duplamente especial para o mundo do whisky. Na verdade, triplamente especial. Primeiro, porque hoje é sábado. E, só por isso, já é um excelente pretexto para chamar os amigos e compartilhar aquela garrafa de whisky e um bom papo.

Mas não é só isso. Hoje é também o World Whisky Day (O Dia Mundial do Whisky). E tudo bem que para este Cão – e talvez, para muitos de vocês – quase todo dia é dia do whisky. Mas é que hoje é oficial. O World Whisky Day foi criado em 2012 por um rapaz de apenas vinte e três anos de idade, chamado Blair Bowman. Sua vontade era criar um dia para que as pessoas pudessem se encontrar, comemorar e descobrir mais sobre a bebida nacional da Escócia. Cinco anos mais tarde, a data já é comemorada em todos os cantos do mundo. No ano passado, por exemplo, houve até um evento na Antártida!

Mas talvez estes não sejam motivos suficientes para você. Porque, sei lá, sábado é um dia bem recorrente. Toda semana tem um. E um dia criado há apenas cinco anos por um ébrio rapaz talvez não tenha o necessário ar de oficialidade que deveria. Se este for o caso, então, saiba que hoje é também o segundo dia da – já tradicional – Feis Ile.

Feis Ile, por sua vez, é o maior festival da ilha de Islay. O que pode ser comparado, mais ou menos, à maior festa do ano do seu condomínio. É que Islay, localizada a oeste da parte “continental” da Escócia, possui pouco mais de três mil e trezentos habitantes. A ilha, no entanto, possui oito destilarias em funcionamento, e seus whiskies são conhecidos por possuírem sabor medicinal e defumado.

A Feis Ile celebra a cultura de Islay. Há aulas de gaélico, peças tradicionais, campeonatos de golfe e boliche e – mais importante que tudo isso – infinitas degustações de whisky. Há também uma miríade de atividades curiosas. Como, por exemplo, observação pública de aves e campeonato de pesca com mosca, além de shows de grupos de folk-rock como o irlandês Goats Don’t Shave – em uma tradução literal, Bodes Não se Depilam.

feisisle
Festança

Durante o festival, as destilarias abrem suas portas para visitação, e é bem comum que lancem edições especiais limitadas, que somente podem ser compradas lá.

A Feis Ile ocorre sempre na última semana de maio. Já o World Whisky Day acontece sempre no último sábado do mesmo mês. Isso torna o dia de hoje, provavelmente, aquele com mais pretextos bons para tomar whisky de todo ano. E, claro, reunir os amigos que, assim como você, precisam apenas de uma boa desculpa para ir aos copos.

Pensando nisso, este Cão separou quatro whiskies que são perfeitos para compartilhar, sejam eles vedetes do assunto ou simplesmente coadjuvantes.

CHIVAS REGAL – THE BROTHERS BLEND

chivas brothers blend

Este whisky leva a ideia de confraternizar ao nível mais alto. Sua caixa avisa, de forma clara, que se trata de uma bebida “extremamente suave, perfeita para compartilhar”. Há também um texto espirituoso sobre amizade, fraternidade e whisky. Nada mais adequado para um dia como hoje.

O Brothers Blend é, na verdade, uma variação do Chivas Regal 12 anos. O ponto de partida de sua fórmula é a mesma – o single malt Strathisla. Entretanto, a proporção é diferente. Ele leva uma quantidade bem mais generosa do single malt, o que o torna ainda mais floral e frutado.

O Chivas Regal Brother’s Blend pode ser encontrado nos aeroportos internacionais brasileiros, nas lojas de Duty Free, por US$ 38,00

THE MACALLAN RUBY

Eca, que nojo.

Perdão pela piada fraca. Mas o Macallan Ruby é uma joia para seus preciosos amigos. Ele é um single malt complexo e oleoso. Sua maturação ocorre exclusivamente em barricas de carvalho europeu que antes continham vinho Jerez espanhol. É um whisky que, certamente, agradará a todos os gostos, e o protagonista de qualquer boa degustação. Mais detalhes sobre essa preciosidade aqui.

ARDBEG TEN

Ardbeg Ten

O Arbeg Ten é a versão líquida de um churrasco. E, convenhamos, há poucas formas melhores de confraternizar do que um churrasco. Quer dizer, exceto se você for vegetariano. Neste caso, pense em um suculento (?) hambúrguer de quinoa. Seja como for, o Ardbeg Ten possui notas de fumaça, turfa, algas marinhas, sal e frutas cítricas.

Sua destilaria localiza-se, justamente, em Islay. Aliás, nesta data, a Ardbeg é um show à parte. Há uma degustação de whisky dentro de um bote inflável, uma apresentação de música folk no pátio da destilaria e – óbvio – um churrasco.

Saiba mais sobre o Ardbeg Ten aqui.

GLENFARCLAS 12 ANOS

Glenfarclas 12

Se você e seus amigos – assim como este Cão – são apaixonados por um bom charuto, o Glenfarclas 12 anos talvez seja o whisky certo para acompanha-los. É um whisky pesado, com sabor de especiarias e frutas cristalizadas. O final é longo e progressivamente seco. Ele é forte o suficiente para não desaparecer ao ser harmonizado com charutos, mas também não é tão forte assim, a ponto de sobrepor o puro. Seus irmãos mais jovens – Glenfarclas 10 anos e Heritage – também são excelentes opções, assim como o mais raro e maduro Glenfarclas 15 anos.

Conheça mais sobre o Glenfarclas 12 aqui.

QUALQUER UM

bar2

Isso mesmo, qualquer whisky. Pode até mesmo ser um whiskey americano ou irlandês. Agarre o momento e aproveite.

Porque o espírito da bebida não é ditar regras e ser exclusiva. Pelo contrário. Whisky deve ser divertido. Assim, tudo que você precisa para este distinto dia é uma garrafa – ou talvez duas – de seu whisky preferido e alguns amigos. Beba da forma que mais lhe agradar. Com gelo ou sem, misturado ou puro, como acompanhamento ou não. Porque o whisky e o momento são exclusivamente de vocês.

Não há regras para aproveitar um bom momento.

 

 

 

6 thoughts on “Whiskies Para Tomar Com Os Amigos – World Whisky Day & Feis Ile

  1. O Chivas Brothers Blend é disparado, pra mim, o melhor blended de todos os tempos da última semana. O Macallan Ruby está na minha lista de espera e em breve terei a satisfação de prová-lo. O Ardbeg, bem o Ardbeg é o Ardbeg. Quanto ao Glenfarclas, apesar de ter adorado o 15 anos, eu talvez o substituísse pelo Glenfiddich 12 anos, um single malt muito saboroso e suave que desce facim facím.

  2. “Whisky deve ser divertido.”

    Este é o espírito que me trouxe a este novo hobby e daqui não mais sairei.
    Não precisamos de desculpas para apreciar um bom whisky, mas como já inventaram estas datas, não vamos fazer desfeita haha.
    Maio temos World Whisky Day, Feis Isle e o meu aniversário. Já são no mínimo 03 pretextos.

    Tome uma dose por mim dia 29 haha.

    Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *