Dia 19 de junho foi o World Martini Day. E ainda que Martini não seja whisky, é um coquetel bem respeitável. Prova disso são seus admiradores. Apenas para citar alguns, temos James Bond, Winston Churchill, Homer Simpson, Frank Sinatra e o comediante americano George Burns. Este último tem uma frase excelente, que, em uma tradução livre, seria algo como “eu nunca pratico corrida. Me faz derrubar meu Martini”.
O dia, além de ser um tributo a um dos coquetéis mais famosos da história – e muito possivelmente o mais famoso do mundo do cinema – é uma oportunidade para que bares e bartenders, sejam eles profissionais ou amadores, apresentem suas criações e releituras do tão famoso drink. Talita Simões, consultora e bartender do restaurante Side, em São Paulo, por exemplo, criou um Unusual Martini, com vodka, vermutes e até bitters de chocolate.
E como um bom fã de James Bond, Winston Churchill e, principalmente, Homer, este Cão não poderia deixar de fazer sua contribuição. Então, meus caros, sentem-se e peguem seus caderninhos, porque aí vai a primeira lição de mixologia à la Chien embouteillé. Usando whisky, óbvio:
SMOKED MARTINI
INGREDIENTES:
3 doses de Vodka (este Cão usou Belvedere)
½ dose de Whisky defumado (de preferência um defumado seco, como Ardbeg 10 anos)
Laranja – opcional
PREPARO
Encher um mixing glass (pode ser qualquer copo grande e baixo, se você não tiver um mixing glass – vamos manter a frescura em um nível administrável aqui) com gelo. Colocar as três doses de vodka e meia dose de whisky defumado. Mexer, com cuidado, com uma colher bailarina (ou uma colher pequena) por alguns segundos.
Com a ajuda de um coador ou strainer, derramar o conteúdo (menos o gelo) em um copo de Martini, de bordas largas.
Se preferir adicionar um aroma cítrico discreto, descasque a laranja, e coloque uma pequena tira da casca dentro do copo.
Pronto. Agora você já pode se juntar a grandes nomes da história e da ficção com uma das melhores – e mais simples – receitas de Martini da história. E nem precisa sofrer do arrependimento que acometeu Humphrey Bogart, quando disse “Eu nunca deveria ter abandonado o whisky pelo Martini”!