World Whisky Day 2021 – Mais um dia para degustar.

É, eu sei. A inevitabilidade do assunto deste post pode parecer até mesmo uma provocação. Afinal, hoje é o dia das mães. Este post deveria, certamente, falar sobre isso. Todo mundo espera isso. Minha mãe, que provavelmente lerá esta matéria em algumas horas, espera isso, e ficará bem decepcionada com minhas escolhas – tanto editoriais quanto de vida. Minha querida esposa, a Cã, que aguarda um presente, também. De certa forma, escrever este post hoje é um álibi. Exceto porque bem, acabo de me delatar.

Acontece que esta matéria não é sobre o dia das mães. É sobre o dia do whisky. O dia mundial do whisky – World Whisky Day. E se você ainda subestima a importância dessa bebida, saiba que mãe tem só um dia por ano. Whisky tem dois – World Whisky Day e International Whisky Day. Mas, enfim, falemos do primeiro, que acontece todo terceiro sábado do mês de maio.

O World Whisky Day foi criado em 2012 por Blair Bowman, um rapaz de apenas vinte e três anos de idade. A ideia de Blair era simples: criar um dia para que as pessoas pudessem se encontrar, comemorar e descobrir mais sobre a bebida nacional da Escócia. A ideia não só deu certo, como decolou. Atualmente, o World Whisky Day é um dos dias mais importantes do ano para a cultura do whisky, juntamente com o segundo dia do whisky (caso você tenha perdido o primeiro…) o International Whisky Day. 

Bowman, na temperatura ideal para se tomar um whisky (Fonte: WWD)

No último par de anos, o World Whisky Day ganhou uma nova face. Por conta da pandemia e o isolamento social, as pessoas não puderam se reunir da mesma forma que faziam para dividir uma dose e conversar sobre determinado whisky. Isto é, não fisicamente. Mas sim digitalmente. O que apresentou toda uma miríade de possibilidades. O mundo digital acabou estreitando as longas distâncias – hoje, pode-se, do conforto de seu lar, aproveitar uma degustação digital com alguns dos maiores ícones de whisky do mundo.

E o que vai rolar este ano?

Bem, o website oficial do World Whisky Day lançou um programa chamado “The World Whisky Weekender“, que acontece do dia 14 ao dia 15 de Maio. É um conjunto de eventos digitais, que serão liderados por Blair Bowman e Jerry McLaughlin. Quatro canais diferentes e mais de trinta sessões, com discussões bem variadas, como a história dos whiskies japoneses, a produção sustentável de whisky e visitas digitais a destilarias. Os participantes terão a oportunidade de conversar com produtores e embaixadores da bebida, tudo sem sair de casa.

Por aqui, nosso querido bar, o Caledonia Whisky & Co. organizou algumas promoções e atividades. A primeira delas, uma degustação fechada com Sandy Hyslop – master blender da Royal Salute – e Ken Lindsay, embaixador da marca, sobre o novo Royal Salute Malts Blend. O evento acontecerá no dia 12 de Maio às 19:00. Para participar, é preciso comprar uma garrafa de Royal Salute no Caledonia, ou o kit especial do evento, que conta com duas doses de Malts Blend e uma dose de Signature Blend.

Além disso, dois coqueteis especiais entraram em nosso cardápio – tanto digital (para entrega em casa) quanto físico. São o Lucky Thirteen e o No Wrong Way Fashioned. O primeiro leva Chivas Extra 13 anos, amaro, licor de cassis, jerez oloroso e limão.  Rodolfo Bob, nosso consultor, o criou para acentuar as notas vínicas do Chivas 13, por conta de sua maturação em barris de carvalho europeu de ex-jerez. O segundo  é o No Wrong Way Fashioned, com Ballantine’s Bourbon Finish em fatwash de oleo de coco, maple syrup e vanilla bitters. A inspiração veio do Old Fashioned, coquetel de bourbon whiskey – a finalização do Ballantine’s que lhe empresta a base.

Lucky Thirteen

Na semana seguinte, as atividades continuam. Nos dias 18 e 19 de maio faremos duas lives abertas, com Isa Oliveira e Malu Donanzan – embaixadoras da Chivas e Ballantine’s no Brasil, respectivamente. E, por fim, preparamos algumas surpresas para nossos queridos clientes, com descontos em diversas doses e garrafas – como o Port Charlotte 10 anos, Ballantine’s Bourbon Finish e Chivas Extra 13 anos.

As atividades não acontecerão apenas no Caledonia. A Whisky Rio também liderará uma degustação da linha Bruichladdich no Brasil, com Port Charlotte Scottish Barley, Port Charlotte 10 anos e Classic Laddie. O evento será online, e ocorrerá no dia 13 de maio. Para participar, o comensal deverá comprar o kit de doses dos whiskies.

Quanta coisa!

Pois é. Se quiser saber mais sobre o World Whisky Day e registrar seu evento, acesse a página oficial do dia aqui. E para falar com o Caledonia, basta mandar um WhatsApp. E lembre-se, independente de sua programação, o World Whisky Day é um dia para celebrar a melhor bebida do mundo. Seja num papo com amigos, seja sozinho no sofá ou em uma degustação online, o importante é aproveitar o dia mais importante do mês. As mães que me perdoem.

2 thoughts on “World Whisky Day 2021 – Mais um dia para degustar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *