Drops – Aberlour A’Bunadh

abunadh stilring Silver

Aí vai um whisky para quem gosta de emoções fortes. Este é o Aberlour A’Bunadh. Ele é produzido em pequenos lotes anuais, não sofre qualquer diluição e não passa por filtragem a frio.A maturação ocorre exclusivamente em barricas de carvalho europeu que antes continham vinho jerez. Isso o torna um whisky extremamente oleoso, de sabor frutado e especiarias.

Como ele não é diluído (Cask Strength), a graduação alcoólica varia de lote para lote. Varia, aliás, de altíssima para absurda. A garrafa deitada na foto é de lote 50, com 59,6% de álcool.

Já a garrafa em pé tem uma história interessante. Seu nome é A’Bunadh Sterling Silver Label. É uma edição especial, lançada em 1999, limitada a apenas 2.000 garrafas. O nome faz alusão a seu rótulo, que é feito de prata de lei. O A’Bunadh Sterling Silver é o único da série que possui idade estampada no rótulo – 12 anos. Sua graduação alcoolica é de 58,7%

A Aberlour é uma conhecida destilaria da região de Speyside. A’Bunadh é uma de suas expressões mais famosas, juntamente com seu 15 e 18 anos. Atualmente, a destilaria pertence à Pernod Ricard, o mesmo grupo que detém o controle da marca Chivas Regal. Inclusive, os whiskies da Aberlour são importantes componentes de alguns blends da marca, como, por exemplo, o Chivas Regal Extra, já revisto nestas páginas canídeas.

Extra

É curioso como o Aberlour A’Bunadh é um whisky saboroso e bem finalizado, apesar da alta graduação alcoolica. Parte dessa característica se dá por conta de seus alambiques. a destilaria utiliza alambiques, que têm formato de pêra e são relativamente baixos. Seus lyne arms são voltados para baixo, para maximizar a condensação e reduzir o refluxo. Para reduzir a pungência de seu new-make, a Aberlour possui um processo bastante vagaroso de destilação. Tudo isso contribui para um destilado bastante oleoso, mas menos agressivo do que aparentaria.

Se você é o tipo de pessoa que tempera sua salada com veneno de cobra, ou que é atendido ao pedir um Big Mac no Bob’s, o Aberlour A’Bunadh é seu número. Ele é o Chuck Norris do mundo dos whiskies!

ABERLOUR A’BUNADH (BATCH 50)

Tipo: Single Malt com sem idade declarada (NAS)

Destilaria: Aberlour

Região: Speyside

ABV: 59,6% (variável de acordo com o lote)

Notas de prova:

Aroma: frutado e adocicado, com especiarias. Álcool proeminente.

Sabor: frutado, frutas vermelhas e passas (mas de um jeito bom). Final longo, vínico e picante.

Com água: o sabor fica mais adocicado e menos picante.

Disponibilidade: Lojas internacionais

7 thoughts on “Drops – Aberlour A’Bunadh

  1. Olá cão! Entre o Nadurra 60.3% de ABV e o Aberlour, vc ficaria com qual? Não vale dizer que ficaria com os dois!!
    Parabéns mais uma vez pelos textos. Grande abraço.

    1. HAHAHAHAHAHAH! Daniel, eu ficaria com um em cada mão!

      Mentira, olha, eu ficaria com Aberlour. Prefiro por conta da oleosidade, e por ser mais spicy. Mas gosto dos dois, quase igualmente! Meu deus, se todas as duvidas do mundo fossem como essa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *