Drops – Aberlour A’Bunadh

abunadh stilring Silver

Aí vai um whisky para quem gosta de emoções fortes. Este é o Aberlour A’Bunadh. Ele é produzido em pequenos lotes anuais, não sofre qualquer diluição e não passa por filtragem a frio.A maturação ocorre exclusivamente em barricas de carvalho europeu que antes continham vinho jerez. Isso o torna um whisky extremamente oleoso, de sabor frutado e especiarias.

Como ele não é diluído (Cask Strength), a graduação alcoólica varia de lote para lote. Varia, aliás, de altíssima para absurda. A garrafa deitada na foto é de lote 50, com 59,6% de álcool.

Já a garrafa em pé tem uma história interessante. Seu nome é A’Bunadh Sterling Silver Label. É uma edição especial, lançada em 1999, limitada a apenas 2.000 garrafas. O nome faz alusão a seu rótulo, que é feito de prata de lei. O A’Bunadh Sterling Silver é o único da série que possui idade estampada no rótulo – 12 anos. Sua graduação alcoolica é de 58,7%

A Aberlour é uma conhecida destilaria da região de Speyside. A’Bunadh é uma de suas expressões mais famosas, juntamente com seu 15 e 18 anos. Atualmente, a destilaria pertence à Pernod Ricard, o mesmo grupo que detém o controle da marca Chivas Regal. Inclusive, os whiskies da Aberlour são importantes componentes de alguns blends da marca, como, por exemplo, o Chivas Regal Extra, já revisto nestas páginas canídeas.

Se você é o tipo de pessoa que tempera sua salada com veneno de cobra, ou que é atendido ao pedir um Big Mac no Bob’s, o Aberlour A’Bunadh é seu número. Ele é o Chuck Norris do mundo dos whiskies!

2 thoughts on “Drops – Aberlour A’Bunadh

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *