Baltic Bourbon – Beer Drops

Que setembro é o mês do bourbon você já sabe – afinal, isso já foi ostensivamente noticiado por aqui. A efeméride existe desde 2007, quando o senador Jim Bunning popôs um projeto de lei sobre o tema, que foi aprovado por unanimidade pelo senado americano. Afinal, mais um pretexto para beber bourbon whiskey nunca é demais.

Nos estados unidos, a festa mais tradicional que comemora a herança desta bebida tão americana é o Kentucky Bourbon Festival, que este ano acontece de 18 a 22 de setembro. Durante a festividade, há eventos para todos os gostos. Como, por exemplo, um café da manhã de panquecas com bourbon. E uma degustação em um hangar do aeroporto de Bardstown, durante o pôr do sol. Há também infinitas aulas de coquetelaria e harmonização com a bebida.

Mas – e como acontece com tudo que é bom – as celebrações não se limitaram aos Estados Unidos. E, para falar a verdade, nem ao mundo do bourbon. É que aqui no Brasil, a cervejaria Avós, de São Paulo, acaba de lançar um rótulo comemorativo. A Baltic Bourbon, uma baltic porter envelhecida em barris previamente encharcados com o bourbon whiskey Jim Beam.

A Baltic Bourbon é a segunda cerveja de uma série da Avós, que utiliza uma baltic porter – por eles batizada de Old Baltic – como sua base. O primeiro lançamento também se inspirou em uma data comemorativa internacional, a Negroni Week. Naquela oportunidade, a Avós maturou sua cerveja em barricas encharcadas de Campari.

A Baltic Negroni

Sensorialmente, a Baltic Bourbon tem corpo médio – uma característica bastante desejada, em uma época que porters e stouts se colocam no limiar entre o estado sólido e líquido – e pouca carbonatação. O aroma remete a coco queimado, café e chocolate. O whiskey está mais presente na finalização, como um delicioso adocicado de mel com baunilha.

Se puder, prove a Baltic Bourbon. Ela é o tipo de cerveja que agradará tanto beek geeks quanto apaixonados por whiskey americano. Mas se ainda assim você precisar de um pretexto, lembre-se que estamos em setembro – o mês mais deliciosamente etílico do ano.

BALTIC BOURBON

Cervejaria: Avós

País: Brasil

Estilo: Baltic Porter

ABV: 8%

Notas de Prova:

Aroma: Café, caramelo, baunilha

Sabor: Corpo e carbonatação média. Nada ácida. Café, chocolate amargo. Coco queimado. O final traz um floral de baunilha e toffee, proveniente das barricas de Jim Beam.

2 thoughts on “Baltic Bourbon – Beer Drops

  1. Quando o amigo canídeo tiver a oportunidade de experimentar uma dose da exemplar e extrema cerveja da escocesa Brew Dog com sua série Paradox Isla, bem… Pelo nome os mais interessados já devem especular do que se trata essa bela experiência cervejeira! Sem dúvidas uma das mais surpreendentes que já tive a oportunidade de provar.

  2. Gostei bastante das notas, mestre!
    Com esse calor insalubre que estamos enfrentando, com certeza a Baltic Bourbon vai cair muito bem.

    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *