Bourbon Month – Woodford Reserve

Setembro é um mês cheio. É quando nos despedimos do tão querido inverno para receber a – ultimamente – tão soalheira primavera. Há também uma pletora de celebrações. Como o impopular dia da compreensão mundial, em franca decadência, e o dia do barbeiro, em meteórica expansão. Ou o intrigante dia dos símbolos nacionais, e o paradoxal dia do gordo, que prega a importância da magreza.

Mas nenhuma dessas efemérides é tão importante quanto o Mês da Herança Nacional do Bourbon (National Bourbon Heritage Month), celebrada nos Estados Unidos desde 2007. E neste ano de 2019, o website Difford’s Guide se uniu à marca Woodford Reserve para trazer a comemoração ao Brasil. Durante este mês, uma série de estabelecimentos preparou coquetéis exclusivos com o bourbon.

Participam da ação os bares e restaurantes Banqueta, Benzina, Burle Bar, Caju, DOT, Drosophyla, Espaço 13, Fortunato, Guarita, Lateral, Maní, Modern mamma Osteria, Mundi Bar, Olívio, Praia Bar, Picco, Tavares, Tre Biccheri, Sylvester e Vista. Este Cão conferiu algum deles – como o Praia, e morreu de vontade com outros, como o do Espaço 13, que leva spray de whisky turfado.

O Royal Fashioned do Burle Bar.

Foi também muito divertido ouvir as histórias por trás daqueles coquetéis. Gustavo Rômulo, do Burle Bar, por exemplo, contou que decidiu usar o licor Chambord em seu Royal Fashioned em homenagem ao castelo homônimo – o Chateau de Chambord – na França. “Queria trazer este ar real para o coquetel, já que estamos em um palácio (O Palácio Tangará, hotel em que está o Burle Bar) rodeado por um verde que nem parece de São Paulo“.

Já Igor Bauer, do Banqueta Bar, de Moema, usou xarope de lúpulo e bitter artesanal de café. O bartender confidenciou que a ideia de desenvolver um xarope de lúpulo veio de uma visita a um bar vizinho – o La Fraternité Beer Shop, especializado em cervejas. Bauer fez diversos testes, com lúpulos diferentes, alguns mais florais, outros mais amargos, até atingir o equilíbrio. O ingrediente leva azzaca e cashmere.

Old Fashioned com xarope de lúpulo do Banqueta Bar

E Talita Simões, sócia do Praia, em Pinheiros, chegou bem perto do Old Fashioned tradicional, mas com um toque especial. Talita utilizou xarope de ameixa amarela (sherry plum) e bitters artesanais produzidos na casa, para trazer personalidade ao coquetel.

O Old Fashioned do Praia: licor de ameixa amarela

As comemorações do Bourbon Month vão até 30 de setembro – algo intuitivo, já que se trata de um mês celebrativo. Até lá, se estiver em São Paulo, visite as casas participantes e prove as criações. E pode ir no começo da semana também, a gente te entende – o dia da compreensão mundial está aí para isso.

2 thoughts on “Bourbon Month – Woodford Reserve

  1. E nesses momentos que sinto uma certa nostalgia por não morar na Capital, mestre.
    Quem sabe eu não invista no meu próprio bar. Nem que seja para consumo próprio.
    Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *