Bourbon Month – Woodford Reserve

Setembro é um mês cheio. É quando nos despedimos do tão querido inverno para receber a – ultimamente – tão soalheira primavera. Há também uma pletora de celebrações. Como o impopular dia da compreensão mundial, em franca decadência, e o dia do barbeiro, em meteórica expansão. Ou o intrigante dia dos símbolos nacionais, e o paradoxal dia do gordo, que prega a importância da magreza.

Mas nenhuma dessas efemérides é tão importante quanto o Mês da Herança Nacional do Bourbon (National Bourbon Heritage Month), celebrada nos Estados Unidos desde 2007. E neste ano de 2019, o website Difford’s Guide se uniu à marca Woodford Reserve para trazer a comemoração ao Brasil. Durante este mês, uma série de estabelecimentos preparou coquetéis exclusivos com o bourbon.

Participam da ação os bares e restaurantes Banqueta, Benzina, Burle Bar, Caju, DOT, Drosophyla, Espaço 13, Fortunato, Guarita, Lateral, Maní, Modern mamma Osteria, Mundi Bar, Olívio, Praia Bar, Picco, Tavares, Tre Biccheri, Sylvester e Vista. Este Cão conferiu algum deles – como o Praia, e morreu de vontade com outros, como o do Espaço 13, que leva spray de whisky turfado.

O Royal Fashioned do Burle Bar.

Foi também muito divertido ouvir as histórias por trás daqueles coquetéis. Gustavo Rômulo, do Burle Bar, por exemplo, contou que decidiu usar o licor Chambord em seu Royal Fashioned em homenagem ao castelo homônimo – o Chateau de Chambord – na França. “Queria trazer este ar real para o coquetel, já que estamos em um palácio (O Palácio Tangará, hotel em que está o Burle Bar) rodeado por um verde que nem parece de São Paulo“.

Já Igor Bauer, do Banqueta Bar, de Moema, usou xarope de lúpulo e bitter artesanal de café. O bartender confidenciou que a ideia de desenvolver um xarope de lúpulo veio de uma visita a um bar vizinho – o La Fraternité Beer Shop, especializado em cervejas. Bauer fez diversos testes, com lúpulos diferentes, alguns mais florais, outros mais amargos, até atingir o equilíbrio. O ingrediente leva azzaca e cashmere.

Old Fashioned com xarope de lúpulo do Banqueta Bar

E Talita Simões, sócia do Praia, em Pinheiros, chegou bem perto do Old Fashioned tradicional, mas com um toque especial. Talita utilizou xarope de ameixa amarela (sherry plum) e bitters artesanais produzidos na casa, para trazer personalidade ao coquetel.

O Old Fashioned do Praia: licor de ameixa amarela

As comemorações do Bourbon Month vão até 30 de setembro – algo intuitivo, já que se trata de um mês celebrativo. Até lá, se estiver em São Paulo, visite as casas participantes e prove as criações. E pode ir no começo da semana também, a gente te entende – o dia da compreensão mundial está aí para isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *