Drops – Bowmore Feis Ile 2008

Você sabe o que é a Feis Ile? Feis ile é a maior festa anual da ilha de Islay, famosa pela produção dos whiskies turfados. Feis Ile celebra a cultura de Islay. Há aulas de gaélico, peças tradicionais, campeonatos de golfe e boliche e infinitas degustações de whisky. Há também uma miríade de atividades curiosas. Como, por exemplo, observação pública de aves e campeonato de pesca com mosca, além de shows de grupos de folk-rock. Mas nada disso é muito importante. O importante são as garrafas comemorativas.

Para a Feis Ile, as destilarias de Islay costumam lançar edições limitadas comemorativas, muitíssimo concorridas por colecionadores – e por certas lojas, que preferem comprar direto da fonte e guardar as garrafas, para que valorizem. Por conta disso, durante a festa, a ilha é invadida por centenas de turistas e entusiastas da melhor bebida do mundo. Alguns chegam a acampar do lado de fora das destilarias para ter a chance de colocar as mãos em uma dessas edições.

Outros, porém, tem mais sorte. Graças à generosa insanidade da Single Malt Brasil este Cão teve a oportunidade de provar uma dessas singelas jóias. O Bowmore Feis Ile 2008, servido em uma degustação no Rio de Janeiro.

O Bowmore Feis Ile foi destilado exatamente em 14 de junho de 1999, e engarrafado ainda jovem – com oito aninhos – para a Feis Ile de 2008. Foram produzidas oitocentas garrafas numeradas, com a estonteante (literalmente) graduação alcoólica de 57,4%. Sua maturação aconteceu exclusivamente em barricas de carvalho europeu da região de Limousin, algumas das mais caras e concorridas barricas da indústria do whisky.

Aliás, a Bowmore é famosa justamente por conta de sua maturação em uma extensa variedade de barricas. Há carvalho americano, carvalho europeu e até mesmo carvalho japonês, conhecido como Mizunara. A destilaria é bem conhecida por saber equilibrar com maestria o sabor enfumaçado com a influência vínica do porto e jerez. Uma técnica bem difícil, já que o sabor de vinho fortificado briga com o defumado da turfa. Inclusive, uma das maiores atrações da Bowmore  são seus armazéns – especialmente aquele conhecido como No.1 Vaults é o mais antigo da Escócia inteira, datado de 1779.

Nesse dungeon eu entro (fonte: http://cocktailchem.blogspot.com.br)

O Bowmore Feis Ile 2008 é um whisky bastante picante e enfumaçado, com um claro aroma cítrico, de laranja. O sabor é picante, enfumaçado e frutado, com laranja lima e passas. É incrível como um whisky jovem como ele pode desenvolver uma complexidade como esta. Mérito do destilado da Bowmore, da cuidadosa maturação e da qualidade superior de suas barricas. E prova de que whiskies com pouca idade podem facilmente superar aqueles muito maturados, dependendo de seu perfil de sabor.

Parece óbvio, mas, infelizmente, o Bowmore Feis Ile não está disponível em nosso país. Aliás, nenhum Bowmore está. Mas se quiser saber um pouco mais sobre essa – que na opinião deste Cão é uma das mais incríveis destilarias de toda Escócia – clique aqui.

BOWMORE FEIS ILE 2008

Tipo: Single Malt com idade definida – 8 anos.

Destilaria: Bowmore

Região: Islay

ABV: 57,4%

Notas de prova:

Aroma: turfado e defumado, com laranja lima e limão siciliano.

Sabor: Início picante e enfumaçado, que rapidamente se desenvolve para frutado e cítrico, com laranja lima e passas. O final é longo e enfumaçado.

Com Água: Adicionar água torna o whisky menos agressivo e o torna ainda mais cítrico.

 

 

2 thoughts on “Drops – Bowmore Feis Ile 2008

  1. Muito bacana, mestre. Bowmore definitivamente está na minha lista de prioridades (acredito que só está atrás do Lagavulin 16y hahaha). Bom, mês que vem terei um familiar de passagem pelo Velho Continente. Quem sabe, né? Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *