Drops – Bruichladdich Organic Barley

 

Quando ouço falar de comida orgânica, logo penso naqueles vegetais chochos e maltratados, aquelas batatas meio acinzentadas e alface murchinha. Ou na Bela Gil. Na Bela Gil, recomendando substituir alguma coisa deliciosa (como sei lá, bacon crocante) por algo detestável (tipo chips de abobrinha desidratada). Desenvolvi naturalmente uma certa resistência preconceituosa a tudo que é orgânico.

Uma exceção, porém, é o Bruichladdich Organic Barley. Produzido em Islay, região da Escócia muito conhecida por seus whiskies com caráter defumado, o Organic Barley é uma criação curiosa. Não há qualquer traço de turfa em seu aroma ou sabor. Mas isso não é novidade para aqueles que conhecem a destilaria Bruichladdich. Ela é, seguramente, uma das mais corajosas destilarias escocesas. Talvez por isso se auto denominem “Progressive Hebridean Distillers” – ou algo como “Destiladores Progressistas das Hébridas”.

A cevada, utilizada como matéria prima para a produção do Bruichladdich Organic Barley provém inteiramente de três fazendas certificadas: Mains of Tullibardine, Mid Coull e Coulmore. Segundo a própria Bruichladdich “nos tempos vitorianos, quando a Bruichladdich foi construída, toda cevada escocesa era cultivada de forma orgânica. A relação entre o destilador, o fazendeiro e o solo era íntima e duradoura. Estes laços foram perdidos à medida que o cultivo industrial rompeu essas sinergias e uma era de insipidez (monotonia) super eficiente surgiu. Em parceiria com nossos fazendeiros orgânicos – Sr. William Robert de Mains of Tullibardine, William Rose de Mid Coull e Neil Scorbie de Coulmore – estamos redescobrindo essas sinergias. Nós acreditamos que essa relação é importante. E novamente, unimos a terra à dose.”

Além da certificação de sua cevada, o Organic Scottish Barley não passa por qualquer processo de filtragem a frio, e não há adição de corante caramelo. Por fim, sua graduação alcoólica é relativamente incomum. Cinquenta por cento. Sua cor é clara, quase de palha, com aroma  e sabor adocicado e frutado, com pera, laranja e baunilha. É um whisky leve e muito agradável. Sua graduação alcoólica alta é pouquíssimo perceptível.

O Organic Barley é o animal recessivo em todos os aspectos do mundo do whisky – sem defumação onde todos são defumados, orgânico, sem cor artificial e filtragem a frio e com alta octanagem. Ele pode ser encontrado nos terminais internacionais de nossos aeroportos, e seu preço é de US$ 88,00 (oitenta e oito dólares).

BRUICHLADDICH THE ORGANIC SCOTTISH BARLEY

Tipo – Single Malt sem idade definida (NAS)

ABV – 50%

Região: Islay

País: Escócia

NOTAS DE PROVA

Aroma: baunilha, frutas, mel.

Sabor: Frutado, com pera, maçã e frutas doces. Há um certo sabor de cereais, como mingau de aveia. Final médio e adocicado.

6 thoughts on “Drops – Bruichladdich Organic Barley

  1. Eu achei este whisky muito interessante, quando li suas recomendações no “Cão Viajante”.
    O que é de qualidade e é diferente deve ser provado para ampliar nosso conhecimento alcoólico.
    Tudo em nome da ciência! haha

    Abraço!

  2. Confesso que fiquei um pouco decepcionado com esse whisky. O álcool agride bastante o olfato conseguindo ofuscar outras notas de degustação.

    1. Alexis, é por conta da graduação alcoolica de 50%. Adicione um pouquinho de água (1/3 do volume da sua dose), para abrir o whisky!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *