Caledonian 33 anos The Boutique-y Whisky Co. – Drops

Se você gosta de whiskies incomuns, talvez se interesse por esta pequena – porém notável – garrafa. O Caledonian 33 anos The Boutique-y Whisky Company. Há uma série de motivos que o torna um certo unicórnio no mundo do whisky escocês.

O primeiro é a sua classificação. Ele é um single grain scotch whisky. O que, per si, já corresponde a uma fração quase irrisória dos whiskies escoceses. Single grains são produzidos em uma única destilaria, utilizando quaisquer grãos – e uma pequena fração de cevada maltada – e destilados, geralmente, em Coffey Stills (uma espécie de destilador contínuo). Ainda que a produção seja grande, a maioria dos grain whiskies são produzidos para integrar blends. É muito raro que haja um engarrafamento que leve exclusivamente um deles.

Outro – e o principal – motivo é que sua destilaria não existe mais. A Caledonian fora, por um bom tempo, a maior destilaria de toda Escócia. Porém, por conta de uma série de fusões e aquisições, bem como uma superoferta de whiskies de grão no mercado, a destilaria fechou suas portas em 1988. Seu interior foi reformado e transformado em um conjunto habitacional. Sua chaminé, no entanto – uma das mais altas torres vitorianas da Escócia – permanece intacta, e é considerada monumento histórico.

Caledonian (fonte: whisky.com)

Aliás, o rótulo desta edição – engarrafada pela independente Boutique-y Whisky Company – faz alusão à tal chaminé. De acordo com a marca “Ao virar da esquina da estação de Haymarket, em Edimburgo, você encontrará a Distillery Lane e, ao lado de alguns apartamentos, uma chaminé imensa! Isso é tudo o que resta da destilaria Caledonian agora. Bem, quase … um pouco de um delicioso whisky de grão também sobreviveu! Suba até o topo da chaminé e admire a vista da cidade até o Firth of Forth. Mas como isso seria perigoso (e impertinente), desenhamos para você. Seja bem-vindo.

Desde sua desativação, diversas engarrafadoras independentes compraram barricas da Caledonian e realizaram lançamentos próprios. Como, por exemplo, o tema desta prova: uma edição da Boutique-y Whisky Company, que rendeu 144 garrafas de Caledonian 33 anos. O único lançamento oficial da destilaria, porém, foi em 2015. Um monumental grain whisky de quarenta anos de idade, apelidado “The Cally”, e parte dos Special Releases anuais da Diageo daquele ano.

Feio né? (fonte: thewhiskyexchange.com)

Sensorialmente, o Caledonian 29 anos da Boutique-y Whisky Company é pouco encorpado, e possui grande influência da madeira. Há notas de caramelo, baunilha e coco. Aliás, bastante coco. É um single grain que mostra que whiskies de grão podem ser excepcionais e tão complexos quanto um bom whisky de malte. E de bônus – além do whisky maravilhoso – tem-se uma bonita garrafa. E um nome que adoramos (se é que vocês nos entendem) sei lá por que.

CALEDONIAN 33 ANOS THE BOUTIQUE-Y WHISKY COMPANY

Tipo: Single grain scotch whisky – 33 anos

Destilaria: Caledonian

Região: Lowlands

ABV: 50,3%

Notas de prova:

Aroma: baunilha, coco, frutas amarelas.

Sabor: muito leve e frutado, com coco, caramelo salgado e baunilha. Final médio, adocicado e frutado.

2 thoughts on “Caledonian 33 anos The Boutique-y Whisky Co. – Drops

    1. Caro Fernando, infelizmente ainda não. Estamos com equipe reduzida e atendendo por delivery. Mas entregamos em todo brasil por whatsapp!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *