Compass Box Three Year Old Deluxe

Janeiro é o mês de meu aniversário. Fiz trinta e três, com fígado de sessenta e muitos. E percebi algo. Meus trinta últimos anos não foram, nem de perto, tão importantes quanto meus três primeiros.

Vejo isso pela minha filha,  a Cãzinha. A Cãzinha tem três anos, com uma habilidade social que não consegui em vinte. Não sei se é porque ela é uma criatura incrivelmente sociável ou se isso se a minha total inépcia social. Mas ela é capaz de conversar com qualquer pessoa, desafiar, mentir, fazer conversinha de elevador e pedir pão de queijo na lanchonete de uma forma absolutamente encantadora. Tudo isso ela aprendeu em três anos.

É claro que há algumas coisas que ainda são complicadas. A Cãzinha tem uma certa dificuldade em entender assuntos abstratos e não é muito convincente para argumentos elaborados. Como, por exemplo, quando ela tenta me convencer que pode comer brigadeiro duas vezes por dia, não consegue e fica agressiva. Mas observando sua evolução, chego a uma conclusão quiçá otimista. Que somos quem somos desde os três. O resto é só sofisticação. Aparar as arestas mais pontudas e aprender uma porrada de coisas que jamais usaremos, como íons, nêutrons, animais endotermos, exotérmicos e a era mesozoica.

No mundo do whisky isso também é quase verdade. A idade mínima para que um whisky seja considerado whisky, de acordo com as regras da Scotch Whisky Association, é de três anos. O tempo, porém, o deixa menos agressivo. Na maioria dos casos, é uma troca da pungência da juventude pela complexidade trazida pelos anos de barril.  Exceto, claro, se falarmos do Compass Box Three Year Old Deluxe, que apesar da idade mínima apresentada no rótulo, transparece uma maturidade quase balzaquiana.

O Compass Box Three Year Old Deluxe é blended malt produzido pela Compass Box Whisky Co., uma boutique de blended whiskies premium, fundada pelo executivo John Glaser. A Compass Box, desde sua fundação, teve um posicionamento iconoclasta no mundo do whisky. Muitos de seus lançamentos eram provocações ou desafios a dogmas impostos pela Scotch Whisky Association. Como, por exemplo quando decidiram maturar um whisky com chips de carvalho – algo proibido – ou lançar um blended whisky que é formado apenas por dois componentes: um single malt e um whisky de grão.

John, pensando em como sacanear a SWA.

Mas talvez a provocação mais descarada da Compass Box até hoje seja mesmo o Three Year Old Deluxe. Ele é um whisky produzido com 0,4% de um Clynelish de apenas três anos, 90,3% Clynelish e 9,3% Talisker ambos bem mais maturados. Mas enfim, um whisky com uma idade média bem razoável. Porém, por conta da regulamentação da SWA, ele não pode declarar essa idade. Deve dizer que possui apenas três anos. É que, como disse, pelas regras, a idade estampada no rótulo de um whisky deve ser aquela de seu componente mais novo. No caso dele, o Clynelish de 3 anos de idade.

O Three Year Old Deluxe é na verdade o resultado de uma campanha da Compass Box Whisky Co. por mais transparência no mundo do whisky. Ela encorajava outros produtores a se juntar, e possuía um abaixo-assinado para consumidores. Em menos de um dia, três mil pessoas haviam assinado a petição, e marcas de renome se juntaram à ela. Uma delas foi a Bruichladdich, famosa destilaria de Islay, conhecida por suas posições progressistas.

Mas, no final, a SWA se manteve resiliente. E a Compass Box teve que encontrar um meio-termo. De acordo com Glaser “Por muitas razões (incluindo, acredite ou não, o Brexit) é improvável que qualquer mudança satisfatória nas leis Européias ou Britânicas aconteçam a curto prazo, mas isso não significa que não podemos continuar fazendo o que sempre fizemos, e misturar whiskies de idades variadas para criar complexidade e equilíbrio. E, com isso em mente, temos o prazer de apresentar nossa edição limitada, o Three Year Old Deluxe

E continua ” Um whisky composto por menos de 1% de malte de três anos, um pouco mais de 90% de malte consideravelmente mais velho da mesma destilaria e 9% de um whisky turfado, produzido na ilha de Skye. A regulamentação nos permite que apenas divulguemos os detalhes do componente mais novo. Mas não importa. Porque o componente de três anos é muito especial, maturado por nós“.

mostra a linguinha para a SWA

Apesar do tom conformista do texto, o Three Year Old Deluxe é na verdade um proverbial tapa com luva de pelica líquida na SWA. Há uma certa hipocrisia nas palavras (mais ou menos) resignadas de Glaser. A proporção de malte jovem é muito pequena para fazer qualquer diferença relevante no sabor do blend. E tanto ele quanto a SWA sabem disso. O whisky é, assim, uma provocação muitíssimo bem elaborada. E uma provocação absolutamente incrível. O Three Year Old Deluxe é reminiscente de um finado Brora. Levemente defumado, com um toque de cera, mel e incrivelmente frutado.

Este Cão, porém, tem uma suspeita. Uma suspeita bem polêmica, ainda que não tão polêmica quanto produzir um whisky de mais de cem libras e estampá-lo com três anos. É que me parece que o Three Year Old Deluxe foi elaborado para não ser bebido. Tudo em sua embalagem demonstra isso. A cera dourada utilizada para selar a rolha e estojo de acrílico transparente colaboram para esta suspeita. A que Glaser já imaginava, ao lançar seu empurrão com ares de tapinha nas costas da SWA, que o Compass Box Three Year Old Deluxe se tornaria item de colecionador.

E foi justamente o que aconteceu. Desde seu lançamento, em 2014, seu preço mais que duplicou. E – acreditem, este Cão sabe bem – tem sido bem difícil encontrar uma garrafa. É que independente de nossa idade, uma coisa nunca muda. O apreço por uma boa história. E o Compass Box Three Year Old Deluxe é uma das melhores.

COMPASS BOX THREE YEAR OLD DELUXE

Tipo: Blended Malt com idade definida (esse é o ponto!) – 3 anos

Marca: Compass Box Whisky Co.

Região: N/A

ABV: 49,2%

Notas de prova:

Aroma: amadeirado e floral, com um pouco de fumaça.

Sabor: Seco e frutado, cítrico, com maçã e especiarias. A fumaça surge apenas no final, que é longo e seco.

Disponibilidade: apenas lojas internacionais.

 

 

2 thoughts on “Compass Box Three Year Old Deluxe

  1. Este ano eu completo 31 anos e meu filho mais velho 6. E nem que viva mais 100 anos terei a capacidade dele de se comunicar.
    Interessantíssimo whisky, mestre e aproveitando a passagem por aqui, estou inclinado a comprar um Macallan Amber e um Oldenburg Parr Superior. Gostaria de saber sua opinião.
    Grande abraço!

    1. fala mestre! Pois é, somos de uma geração muito ruim nessa história de comunicação…rs

      São bons whiskies. Mas são whiskies relativamente caros. Qual preço encontrou? Acho que qualquer coisa abaixo de R$ 300,00 está bem para ambos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *