Drops – Aberlour 15 Select Cask Reserve

Ah, a França, o país mais gourmet do mundo. Tão gourmet que a palavra gourmet é francesa. Só de queijos, são mais de mil. Mil tipos diferentes e oito categorias. E tem os vinhos. Por ano, são produzidas mais de 7 bilhões de garrafas de vinho no território francês. Isso sem contar os brandies, como o cognac e armagnac.

Com tanto queijo e álcool, seria de se supor que a França jamais beberia uma gota de bebida importada. Porque, gente, quando dá pra fazer todo dia um queijo-e-vinho diferente e arrematar com um conhaquinho, quem iria pensar em algo vindo de além da fronteira?

Mas a realidade é surpreendente. A França é um dos maiores consumidores de whisky do mundo. Per capita, aliás, é o consumo mais alto do mundo. 2,15 litros por ano por habitante. Pra você ter uma ideia de como isso é muito, o Brasil – mesmo comigo e com a cidade do Recife elevando a média – consome apenas 0,24 litros per capita da bebida.

E naquele país, uma das marcas de single malt mais apreciadas é o Aberlour. Talvez seja por conta do perfil sensorial voltado para o mundo dos vinhos. Ou talvez por ser quase impossível falar Aberlour com sotaque francês sem fazer biquinho. Não sei. Mas o fato é os franceses são apaixonados pela destilaria. Tão apaixonados que a própria Aberlour lançou um rótulo exclusivo para seu mercado. O Aberlour 15 Select Cask.

É que o Aberlour 15 – o normal – é um dos rótulos preferidos dos habitantes da terra do croissant. Mas muitos procuravam algo mais encorpado. Algo que fizesse frente aos brandies mundialmente admirados daquela nação. A Aberlour, então, criou seu Select Cask Reserve. É um Aberlour 15 anos, mas com uma seleção de barris um pouco diferente, ainda que não claramente divulgada, mas que privilegia os sabores de caramelo e baunilha vindos do carvalho americano.

Sensorialmente, o Aberlour 15 Select Cask Reserve é oleoso, mas bem mais dócil do que parece. Há um bom equilíbrio entre o adocicado e o frutado vindo das barricas de vinho. O final é longo e também frutado, com um apimentado muito agradável. A 43% de graduação alcoólica, é o tipo de whisky capaz de agradar tanto bebedores mais experientes quanto iniciantes.

Assim, se você for afortunado (talvez literalmente) o suficiente para visitar a França, saiba que o país não tem apenas uma história incrível, bebidas excelentes, pratos deliciosos, cultura monumental e moda elegantíssima. Há também whiskies escoceses exclusivos, mon ami. E – como o Aberlour 15 anos Select Cask Reserve – excelentes.

ABERLOUR 15 ANOS SELECT CASK RESERVE

Tipo: Single Malt com idade definida – 15 anos

Destilaria: Aberlour

Região: Speyside

ABV: 43%

Notas de prova:

Aroma: frutado e adocicado, com baunilha e mel.

Sabor: frutado, com maçã, frutas vermelhas e carmelo. Final longo e progressivamente vínico e picante.

Com água: o sabor fica mais adocicado e menos picante.

Disponibilidade: Lojas internacionais

4 thoughts on “Drops – Aberlour 15 Select Cask Reserve

  1. Grande Cão ,

    A França tem maior consumo per capta de scotch whisky ? Confirmado isso ? A França passou da própria Escócia ! É isso mesmo ?

      1. Olha mestre, juntamente ao pessoal de Recife e ao senhor, vou humildemente me acrescentar à lista, porque me considero parte da matilha do cão engarrafado hahaha. Temos que melhorar nossa posição nesse ranking.
        Não me importaria nem um pouco em provar um Aberlour, mas o mais próximo a mim seria o 12yo.
        Abraço!

        1. Meu caro, você é parte total e integrante dessa matilha cuja unica função é tentar elevar a media brasileira de consumo dessa bebida incrivel ! rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *