Especial Jameson Bartenders Ball – Liffey – O Cão Engarrafado

alberta3

Este é o terceiro e último post sobre os coquetéis provados durante o Jameson Bartenders Ball Bar Crawl, que, a convite da Jameson Irish Whiskey, tivemos o prazer de participar. O primeiro foi o Barrel Cocktail, de Vinícius Gomes e o segundo, Irish Pleasure, de Jean Dall Acqua. O drink dessa semana é o Liffey, elaborado pela bartender Barbara Salles, chefe de bar do Alberta#3.

O Liffey é um coquetel cítrico e adocicado. Coincidentemente, é um contraponto perfeito com o coquetel de Dall Acqua (cítrico e com especiarias) ou o de Vinicius (seco e levemente amargo). Há um leve sabor de pimenta, mas que está longe de deixar o coquetel realmente picante. O que é bom.

Segundo Bárbara, o coquetel foi elaborado com uma combinação de ingredientes que agradasse o paladar da bartender, mas que fosse também compatível com o gosto da maioria dos brasileiros, que tendem a preferir bebidas doces. Nas palavras de Bárbara “Como a maioria dos brasileiros têm um paladar mais adocicado, pensei em um coquetel que conseguisse satisfazer a todos. O cítrico do limão siciliano ajuda a suavizar o sabor do álcool e escolhi o xarope de maracujá por seguir uma linha mais cítrica, além de bem adocicado“. E continua “O uso da pimenta confere um retrogosto mais exótico e ajuda a equilibrar todos os ingredientes

Sem mais tergiversações, aí vai a receita do Liffey, elaborado por Bárbara Salles. Como sempre, este Cão recomenda que, se tiver a oportunidade, experimente também a criação original. Afinal, nada se compara a experimentar a criação pelas mãos de sua criadora.

LIFFEY

INGREDIENTES

  • 50 ml Jameson
  • 20 ml Xarope de maracujá
  • 30Ml Infusão de limão siciliano
  • 3 gotas tabasco
  • 2 Gotas angostura
  • Zest (fatia) flambado de laranja bahia
  • Guarnição: Zest (fatia da casca) torcido com laranja bahia e limão tahiti

PREPARO:

Em uma coqueteleira, adicione todos os ingredientes líquidos. Adicione gelo e bata por uns quatro segundos. Coando, desça os ingredientes sobre uma taça de martini e decore com a fatia de laranja bahia e limão tahiti.

3 thoughts on “Especial Jameson Bartenders Ball – Liffey – O Cão Engarrafado

  1. Doce não é dos meus sabores preferenciais, mas ainda tenho Jameson em casa (e terei sempre), então, por que não?

    Abraço!

    1. Fernando, água. Faz, diremos, um chazinho de limão siciliano. Dê preferência para a casca (aquela parte branca que fica entre a casca e a fruta). É para ser aromático sem ser muito azedo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.