Aí vai mais um whisky para valentes. Este é o Octomore Scottish Barley. Os Octomore são edições limitadas anuais da destilaria Bruichladdich, localizada em Islay, na Escócia. Islay é famosa por seus whiskies turfados, que possuem sabor defumado por conta do processo de secagem da cevada maltada em uma fogueira de turfa.
Mas o Scottish Barley não é um defumado qualquer. Veja bem, sua graduação alcoolica é de 57%. Como se isso não bastasse, os Octomore são os whiskies mais defumados do mundo.
É que a defumação de um whisky é medida em partes por milhão (ppm) de fenóis. Whiskies turfados, como o Johnnie Walker Double Black, por exemplo, possuem algo em torno de 30ppm. Outros mais defumados, como Ardbeg, entre 40 e 50 ppm. Já o Scottish Barley possui 167ppm. Mais do que o triplo do Ardbeg. E ainda há uma versão de Octomore que chega a 258ppm!
O álcool e a defumação extrema dão ao Octomore sabor de bacon, fumaça, pimenta do reino e iodo. Aliás, se você é fã de bacon e sempre sonhou em encontrar uma versão líquida da iguaria, pode parar de procurar. O Scottish Barley é para você.
O Cão já fez a prova de uma série de whiskies da região de Islay. Veja mais aqui
Amigo, tenho alguns blends e single maltes abertos em casa, os quais procuro degustá-los ocasionalmente com vagarosidade e parcimônia de acordo com situações do cotidiano e do clima do dia. Para a conservação, quais dicas poderias passar? Normalmente deixo as garrafas bem fechadas, em pé, guardadas em prateleiras sem incidência alguma de luz solar e variação de temperatura.
Alexandre, você está fazendo certinho. Talvez a unica dica que eu daria – e que você talvez já faça – seja mante-los na caixa mesmo depois de abertos. Ocupa mais espaço, mas é uma proteção a mais, ainda que pareça um pouco preciosismo.