Mafiosa Leave the gun! Take the Cannoli – Beer drops

Improvisar é fácil. Improvisar a ponto de imortalizar algo é que não é. E é justamente isso que aconteceu com uma das mais memoráveis frases de um dos mais memoráveis filmes de todos os tempos. O Poderoso Chefão, e a frase “Deixe a arma e pegue o canoli” (no original “Leave the gun, take the cannoli“). A frase é proferida pelo mafioso Clemenza, interpretado pelo ator Richard S Castellano, logo após seu comparsa Rocco matar outro mafioso – Paulie.

A sequência começa alguns cortes antes. Podemos ver Paulie pegando carona com Clemenza e Rocco – que já tem a intenção de matá-lo, ainda que Paulie obviamente não saiba disso. A esposa de Clemenza lhe lembra, aos berros, de não esquecer de levar um certo cannoli – um doce itaiano, caso você não saiba – para comer na viagem. Essa recomendação da esposa, aliás, também fora uma adição de última hora, feita pelo diretor Francis Ford Coppola.

Temos então alguns planos de ambientação, e uma cena em que Clemenza pede ao motorista que pare, para um chamado da natureza. Quando Clemenza sai do carro, Rocco rapidamente atira três vezes na cabeça de Paulie. E a famosa frase é então dita por Clemenza, enquanto a vítima permanece deitada e ensanguentada sobre o volante do Packard Super 818 1941. Essa cena – uma das mais famosas da película – contou com boa dose de criatividade.  Coppolla concedeu todos os créditos da frase a Richard. “foi ele que improvisou a frase“.

E é com base nesta frase – e com uma boa dose de criatividade também – que a Cervejaria Mafiosa lança sua primeira Russian Imperial Stout. A Leave the gun! Take the Cannoli. Embora com características bem marcantes de uma RIS, encorpada, de cor escura (IBU 70) e teor alcoólico elevado (11%), o lançamento traz experiências sensoriais de uma “Pastry Stout” inspirada na arte da confeitaria.

É até melhor do que comer o doce original!

A inspiração doce é justamente o cannoli, sobremesa clássica italiana mencionada por Clemenza na famosa cena de O Poderoso Chefão. Para reproduzir as características dessa sobremesa na Leave the gun! Take the Cannoli, a Mafiosa trabalhou com maltes que remetem à lembrança de biscoitos – para lembrar o canudo, além da adição de baunilha, cacau, casca de laranja e pistache, esse último utilizado tanto na mosturação, quanto em conjunto com os grãos da maturação, na receita.

Nossa intenção foi utilizar ingredientes essenciais da sobremesa na produção, para trazer o máximo de realidade e complexidade sensorial à cerveja”, comenta Guilherme Matheus, Sócio-Fundador e cervejeiro da Mafiosa, que destaca a Leave the gun! Take the Cannoli como o mais extremo rótulo já produzido pela cervejaria desde sua oficialização, em 2015.

E assim como aconteceu com sua Crooner, já revista por aqui, a Mafiosa separou parte desta produção limitada para descansar em barricas. Desta vez, barricas antes utilizadas para vinho do porto, que servirão de base para um segundo rótulo, ainda sem data prevista para lançamento.

Razões para provar a Leave the gun! Take the Cannoli não faltam. Você pode gostar de Russian Imperial Stouts. Ou de doces italianos. Ou de O Poderoso Chefão. Ou de nenhum dos três, e só quer mesmo uma cerveja bem feita e com personalidade. Seja como for experimente. É bom para você, Pop.

MAFIOSA LEAVE THE GUN! TAKE THE CANNOLI

Cervejaria: Mafiosa

País: Brasil

Estilo: Russian Imperial Stout

ABV: 11%

Notas de Prova:

Aroma: café, caramelo um pouquinho de baunilha. Menta.

Sabor: Encorpada. Baixa carbonatação. Sabor de café, chocolate, açúcar de confeiteiro. Há um cítrico muito interessante, oleoso. Final longo e mais adocicado.

2 thoughts on “Mafiosa Leave the gun! Take the Cannoli – Beer drops

  1. Mais uma prova que a experiência da bebida vai muito além que o sabor. Uma belíssima garrafa é uma belíssima história.
    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *