Presentes para quem ama whisky – Ed. 2018

Natal é sempre um problema. Correria para encontrar as pessoas, comprar presentes. Pensar em todo mundo, sem esquecer ninguém. Pensar no que cada uma dessas pessoas gostaria de ganhar. O que elas precisam, ou o que não precisam e querem, mas não tem coragem de comprar.

Alguns são bem fáceis. A Cãzinha, por exemplo. A Cãzinha adora uma certa série de filmes de ficção científica. Então, qualquer coisa daquela franquia funciona. Já a Cã é mais complicada, porque eu nunca sei o que ela quer, e quando ela me dá uma dica, eu não percebo.

Por conta da minha parca capacidade de captar sinais  – e de forma a evitar surpresas menos agradáveis – decidi utilizar a mesma técnica do ano passado. Perguntei a ela o que ela queria ganhar. Só que dessa vez ela disse que não sabia, e replicou. E qual whisky você quer ganhar?

Qual whisky. Não qual presente. Senti que estávamos progredindo. Depois de mais de dez anos, somando o matrimônio ao namoro, ela finalmente havia compreendido duas coisas. Que sou um ser totalmente desprovido de inteligência emocional. E que eu sempre quero receber mesmo um whisky.

Sorri, mas me senti acuado. Não sabia qual whisky queria. E outra, esse ano, nem sabia se queria mesmo um whisky, ou algum presente relacionado. Mas se quisesse algo que não fosse a bebida, talvez indicasse um retrocesso. Então pedi um Laphroaig 10 anos.

Mas aí pensei que muita gente poderia ter esse mesmo problema da Cã. E, por conta disso, resolvi elaborar uma lista de presentes que agradarão a maioria dos monomaníacos por whisky como eu. Com a vantagem de que, por conta dela, o presenteador nem precisará perguntar ao presenteado antes. Vamos a eles.

Tuaq Ice

Para os apaixonados por coquetelaria, ou que preferem beber whisky gelado, a qualidade do gelo é – ou deveria ser – muito importante. Quanto mais cristalino (ou seja, quanto menos ar houver em seu interior), mais vagarosamente e uniformemente ele se diluirá.

A proposta do Tuaq é justamente a de produzir, em casa, o gelo mais cristalino possível. Ele é uma prensa capaz de moldar gelos de diferentes formatos, como diamante e caveira. Além, claro, do tradicional gelo esférico.Mas a parte mais legal é que graças a uma forma de gelo patenteada por eles e batizada de Anuaq, o gelo moldado pelo Tuaq é absolutamente cristalino.

Se você ficou interessado, o Tuaq pode ser adquirido clicando aqui. E graças a uma parceria entre a Tuaq e este infame blog canino, você, querido leitor, tem 10% de desconto. Basta inserir o código CAOENGARRAFADO no campo ao finalizar a compra.

Dadiva EAP Bluberry Bourbon Barrel Aged

Se seu apaixonado por whiskies também admira uma bela cerveja, talvez a Dadiva EAP Bluberry Bourbon Barrel Aged seja o presente perfeito. É uma garrafa de 750ml de uma imperial porter, com 10,3% de graduação alcoólica. Sua receita leva nibs de cacau, aveia e Blueberry. Os aromas e sabores apresentam notas de frutas escuras, chocolate, café leve adocicado.

A Dadiva EAP Bluberry Bourbon Barrel Aged descansou por 8 (oito) meses em barricas de bourbon whiskey, antes de ser engarrafada. Isto lhe trouxe também notas de baunilha, caramelo e coco. Para comprar, visite o Empório Alto dos Pinheiros, ou (cidade de São Paulo) clique aqui

Glencairn Glass do Cão Engarrafado (com tampa)

O Glencairn Glass permite apreciar todos os sabores e aromas do whisky. Ele não ressalta qualquer característica específica, mas potencializa o conjunto de elementos que formam a bebida. Eles são excelentes para qualquer single malt, blended whisky, irish whisky ou mesmo bourbon. Suas bordas estreitas concentram os aromas, e permitem perceber todas as nuances do whisky. E a pequena tampa – além de dar um toque sofisticado – funciona para preservar por mais tempo as características sensoriais das doses nele colocadas.

Hoje, o Glencairn Glass pode ser encontrado em praticamente todas as destilarias da Escócia, Irlanda e Gales, além de boa parte dos Estados Unidos. E na sua casa. É que o Cão Engarrafado, em parceria com a Single Malt Brasil, trouxe uma edição limitada deste belíssimo vasilhame, gravado com a – um tanto singela – logomarca do Cão Engarrafado, e com a tampinha especial. Para comprar, clique aqui.

Backer Três Lobos Single Malt

Se você acha que whisky nacional é ruim, melhor reconsiderar seus conceitos. Porque a cervejaria Backer, de Minas Gerais, lançou em 2018 seu  Backer Três Lobos Single Malt – também conhecido como Experience. É um whisky produzido à moda dos single malts escoceses, em alambiques de cobre especialmente encomendados pela cervejaria para o whisky.

A maturação do whisky acontece em barricas de carvalho americano que antes contiveram o whiskey JIm Beam. O Três Lobos Single Malt remonta um jovem single malt de speyside ou highlands. O aroma é frutado e adocicado, com baunilha. O sabor remete a compota de frutas, com caramelo, canela e um final de especiarias e cereais.

Para comprar pelo site oficial da Backer clique aqui. Se preferir, ele também está à venda na loja física do Empório Alto dos Pinheiros, em São Paulo.

Gim Botanist – Bruichladdich

A Bruichladdich, localizada em Islay, é uma das destilarias mais inventivas de toda Escócia. Isso fica claro ao observarmos seu enorme portfólio, que conta com três linhas de whisky. Uma é razoavelmente defumada (Port Charlotte), outra, sem nenhuma defumação (Bruichladdich) e uma terceira absurdamente defumada (Octomore). E além delas, a Bruichladdich também produz um gim. O Botanist.

A destilação do Botanist acontece em um incomum alambique – que fora recuperado da destilaria Inverleven – e conhecido como Lomond, e carinhosamente apelidado pelos funcionários da destilaria de “Ugly Bett” (Bete, a Feia). O Botanist leva 31 botânicos diferentes, sendo 22 deles nativos da ilha de Islay. É um gim cítrico e floral, com sabor acentuado e perfeito para gim tônicas e Dry Martinis. Para comprar, clique aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *