Drops – Woodford Reserve Sonoma Cutrer Finish (Pinot Noir)

A prática leva à perfeição. Na verdade, nem sempre. Mas, talvez, na indústria do whiskey, isso seja verdade.  Ancorada em métodos tradicionais de produção, leveduras cuidadosamente armazenadas e cultivadas e barricas virgens de carvalho americano, o bourbon whiskey possui um sabor característico, quase temático. Caramelo, baunilha, mel. Um tema que, sinceramente, não precisa de nada a mais para ser um sucesso.

Mas isso não significa que, de vez em quando, alguma inovação ou atipicidade surja. É o caso, por exemplo do Woodford Reserve Sonoma Cutrer Finish, ou – pelo seu nome completo – Woodford Reserve Master’s Collection Sonoma Cutrer Finish Pinot Noir. Como a pomposa e extensa denominação sugere, um bourbon whiskey finalizado em barricas de vinho tinto da uva Pinot Noir.

O website oficial da Woodford Reseve já diz quase tudo que precisamos saber sobre essa maravilha. Transcrevo. “A cada ano, o master distiller da Brown-Forman, Chris Morris, lança uma edição especial da Woodford Reserve chamada Master’s Collection. Para cada lançamento, Morris muda algum aspecto do processo produtivo do whiskey (p.e. tipo de barril, finalização, grão, processo de fermentação, local de maturação e estilo). E em novembro veremos o nono lançamento da Master’s Collection

Para o lançamento de 2014, Woodford Reserve totalmente maturado e sem diluição (cask strength) foi transferido para barricas de carvalho francês que antes contiveram vinho tinto Pinot Noir da Sonoma-Cutrer (detida pela Brown Forman), onde ele passou outros dez meses. As barricas de vinho viram três vintages (safras do vinho) antes de serem preenchidas com bourbon. Uma vez que o processo de finalização foi completado, o produto final foi engarrafado a 90 proof (o mesmo que Woodford Reserve). Um total de 36.334 garrafas foram produzidas para este lançamento.”

O vinho

Ainda que haja outros bourbons finalizados em barricas de vinho – caso do Angel’s Envy, por exemplo – este é um diferencial bastante interessante do Woodford Reserve Sonoma Cutrer Finish. Porém, não é o único. A destilaria em si possui algumas características bastante atípicas. Como já foi mencionado por aqui, seu processo produtivo é bem incomum. A começar pela fermentação, que ocorre em pequenos washbacks de cipreste, e leva em torno de seis dias (dois dias a mais do que a maioria das destilarias). A graduação do mosto fermentado também é bem alta: 11%.

A composição do mosto do Woodford Reserve Sonoma Cutrer Finish é idêntica àquela do Woodford Reserve tradicional: 72% de milho, 18% de centeio e 10% de cevada maltada. Essa composição, aliada à tripla destilação que acontece em alambiques de cobre na Woodford Reserve e a finalização nas barricas de vinho, trazem ao Woodford Reserve Sonoma Cutrer Finish um sabor de mel, caramelo e açucar mascavo, entremeado por um delicioso frutado cítrico. O vinho pode ser claramente notado e é quase proeminente na finalização.

Aliás, falando em destilação, aqui está um diferencial importante da linha Master’s Collection da Woodford Reserve. Os Woodford tradicionais – Distiller’s Select – são uma combinação de destilado produzido nos alambiques (triplamente destilado) e destilado produzido em destiladores contínuos, de coluna, na planta da Brown-Forman, localizada em Louisville, Kentucky. Os Master’s Collection, no entanto – e em sua maioria – utilizam apenas a porção do destilado produzido em alambiques.

Se você é fã de bourbons, mas procura um whiskey um pouco diferente, mas sem fugir muito deste delicioso tema, o Woodford Reserve Sonoma Cutrer Finish Pinot Noir é uma ótima escolha. Porque claro, a prática realmente leva à perfeição. Mas às vezes, para chegar lá, é preciso antes inovar.

WOODFORD RESERVE SONOMA CUTRER FINISH PINOT NOIR (MASTER’S COLLECTION)

Tipo: Bourbon

Marca: Woodford Reserve

Região: N/A

ABV: 45,2%

Notas de prova:

Aroma: Caramelo. Açúcar mascavo, frutas vermelhas.

Sabor: Açúcar mascavo, com frutas vermelhas – amoras, framboesa. Final longo, adocicado e progressivamente mais frutado.

Disponibilidade: lojas internacionais

3 thoughts on “Drops – Woodford Reserve Sonoma Cutrer Finish (Pinot Noir)

  1. Como vai, mestre? Eis aqui uma de minhas falhas: ainda não provei nenhuma Woodford, mas asseguro ao senhor que está na lista. Versões com caráter vínico sempre são bem vindas.
    Abraço e um Feliz Natal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *